Indústria, Inovação e Infraestrutura | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Abelhas Nativas

Associação Maranhense para a Conservação da Natureza

A tecnologia consiste em estratégia de desenvolvimento socioambiental a partir do manejo das abelhas nativas sem ferrão. Atua em duas frentes: estímulo ao sistema produtivo, com geração de renda de produtos, subprodutos e derivados; e pela educação ambiental, tanto em nível formal como não formal.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Banco Comunitário União Sampaio

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências

Banco Comunitário impulsionado a partir da União Popular de Mulheres que, com a participação da comunidade local, cria um Conselho de Análise de Crédito (CAC) para oferecer crédito à comunidade do Jd. Maria Sampaio, Campo Limpo e adjacências. Destinado principalmente às mulheres, com prioridade no crédito produtivo, consumo, moradia e cultural. Estes são realizados através da moeda social Sampaio emitida pelo banco, que são utilizadas no bairro, valorizando e potencializando a produção e consumo local. Outro serviço do banco é uma parceria que oferece o pagamento de contas e transferência de dinheiro através do e-dinheiro – sistema digital de moeda social, feito sem uso da moeda física

Temas: Renda Ver mais

Bancos De Sementes Comunitários

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Resgate, multiplicação e preservação de variedades de sementes locais que estavam desaparecendo com a erosão genética. É uma TS que busca dinamizar o processo produtivo dos agricultores(as) por meio do estoque coletivo de sementes e grãos, através de bancos de sementes comunitários.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Biofábrica Agroecológica

Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil Ltda

A biofábrica é um processo que engaja agricultores e sociedade em parcerias criativas que convertem bens comuns abundantes territorialmente, como biodiversidade, minerais, água, energia e resíduos orgânicos em uma nova geração de tecnologias – produtos, serviços e valores – capazes de sustentar a transição ecológica da agricultura e promover a vida e a saúde humana. Com um galpão simples e algumas máquinas e equipamentos acessíveis localmente é possível produzir biofertilizantes, fertilizantes minerais e blocos alimentares para alimentação animal reduzindo o uso de agrotóxicos, a dependência tecnológica, baixando custo e elevando a construção de conhecimento no território.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Cooperativismo Para Melhoria Da Qualidade De Vida Na Flona Tapajós

Cooperativa Mista da Flona Tapajós

A COOMFLONA atua na atividade de manejo florestal sustentável de uso múltiplo, utilizando técnicas de exploração florestal de impacto reduzido – EIR (Projeto AMBÉ). Trabalhando com produtos florestais madeireiros e não madeireiros, sendo sua gestão e trabalho realizados por membros da comunidade Flona Tapajós.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Estação Ciências

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Estação Ciências, Parque Tecnológico Itaipu surge em 2006, com intuito de desconstruir concepções alternativas das ciências para a reconstrução de conceitos científicos. Para suprir demandas de educadores e estudantes dos diferentes níveis de ensino e ainda desmistificar as ciências, promover o desenvolvimento sócio-regional, ampliar a alfabetização científica e auxiliar professores a renovar suas práticas pedagógicas, a Estação Ciência utiliza abordagem interdisciplinar, investigativa, experimental e interativa. O espaço é composto por ambientes físicos caracterizados em diferentes áreas das ciências sendo física, matemática, biologia, informática, água, literatura e saúde.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Etac - Estação De Tratamento E Aproveitamento Da Água Da Chuva

Instituto Viva Cidade

A ETAC – Estação de Tratamento de Água da Chuva contempla um conjunto de soluções composto de sistema de captação de água de chuva do telhado de edificações, reservatório, separador de materiais, aerador, filtro de polimento e germicida ultravioleta para uso da água da chuva para balneabilidade com descarte de 99% das impurezas.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Fundos Solidários Coletivos

CENTRO DE ASSESSORIA MULTIPROFISSIONAL - CAMP

A criação de um Fundo Solidário inicia com a necessidade e vontade de um determinado coletivo em constituir uma poupança em benefício das pessoas do grupo. Ao menos seis reuniões são necessárias para estudar outras experiências e construir as regras de funcionamento e o regimento interno. No qual devem ser considerados elementos organizativos do grupo, formas de alimentar o fundo, instrumentos de controle sobre os recursos, dentre outros. A partir da formulação escrita das regras e aprovação do regimento interno, começa a captação dos recursos e posteriormente os empréstimos. É importante que as decisões sejam coletivas, reforçando a autogestão e a autonomia do grupo.

Temas: Educação Renda Ver mais

Gente Da Maré: Melhorando As Condições De Vida Das Marisqueiras Do Nordeste

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

O Projeto Gente da Maré (GDM), financiado pela Agência Canadense de Cooperação Internacional com contrapartida do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Programa de Desenvolvimento de Comunidades Costeiras (FAO/DCC), foi executado pela Organização Não-Governamental World Fisheries Trust com o apoio de instituições e Universidades brasileiras. O GDM teve como objetivos principais melhorar a qualidade de vida de marisqueiras familiares no Nordeste brasileiro, além de apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. Foram envolvidas mais de 1.300 mulheres do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Durante o projeto foram criadas duas redes produtivas comunitárias.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Manejo Sustentável De Dejetos Da Suinocultura

Universidade Federal de Santa Catarina

A Tecnologia de manejo de dejetos de suínos deve visar a sustentabilidade ambiental da propriedade rural, desde as unidades de criação, passando pelo tratamento, até a sua correta utilização, como biofertilizante na agricultura e como combustível (biogás) na geração de energia. A tecnologia deve adequar a propriedade à legislação ambiental, além de gerar economia financeira para o produtor rural e sua família. As etapas constituintes desse sistema são: coleta dos dejetos suínos na unidade de produção, biodigestor, lagoa de armazenamento de efluentes (biofertilizante), lagoa de lemnas, motogerador (à biogás) e, lavoura agrícola.

Temas: Meio ambiente Energia Ver mais

Fale Conosco