Resultados da busca
Sistema De Acesso À Água Pluvial Para Consumo Das Comunidades Extrativistas
Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC)
Trata-se de um sistema de saneamento, captação e reserva de água de chuva via calhas instaladas nos telhados das casas, de forma a disponibilizar um nível de acesso à água para o consumo humano em quantidade, qualidade e acessibilidade, com alto grau de benefício à saúde, bem estar e privacidade para famílias beneficiadas. O sistema comunitário é composto por captação de água de fonte complementar (rios ou poço artesiano), tratamento simplificado, reservatório comunitário de 15 mil litros e rede de distribuição de água as residências. Inclui também uma caixa d´água (1000 L) por residência, que capta água da chuva via as calhas no telhado, banheiro (em placas pré-moldada ou madeira) com fossa e 3 pontos de água (chuveiro, pia e vaso sanitário) e uma pia de cozinha.
Temas: Saúde Meio ambiente Ver mais
Etac - Estação De Tratamento E Aproveitamento Da Água Da Chuva
Instituto Viva Cidade
A ETAC – Estação de Tratamento de Água da Chuva contempla um conjunto de soluções composto de sistema de captação de água de chuva do telhado de edificações, reservatório, separador de materiais, aerador, filtro de polimento e germicida ultravioleta para uso da água da chuva para balneabilidade com descarte de 99% das impurezas.
Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais
Estação Ciências
Fundação Parque Tecnológico Itaipu
Estação Ciências, Parque Tecnológico Itaipu surge em 2006, com intuito de desconstruir concepções alternativas das ciências para a reconstrução de conceitos científicos. Para suprir demandas de educadores e estudantes dos diferentes níveis de ensino e ainda desmistificar as ciências, promover o desenvolvimento sócio-regional, ampliar a alfabetização científica e auxiliar professores a renovar suas práticas pedagógicas, a Estação Ciência utiliza abordagem interdisciplinar, investigativa, experimental e interativa. O espaço é composto por ambientes físicos caracterizados em diferentes áreas das ciências sendo física, matemática, biologia, informática, água, literatura e saúde.
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Programa Da Castanha
Pacto das Aguas - Elaboraçao e Desenvolvimento de Projetos Socio Ambientais
O programa da castanha consiste em formar uma rede de parceiros em comunidades tradicionais e indígenas que desenvolvem trabalho de geração de renda de forma sustentável, sobretudo com a castanha-do-Brasil e a seringa. Essa rede se articula na busca do mercado institucional e do mercado justo para que a venda desses produtos, em escala, seja alcançada com preços justos. Dessa forma, inibe-se a venda dos produtos florestais não-madeireiros para atravessadores ao mesmo tempo que estimula as populações a trabalharem com a lógica da floresta em pé, que por sua vez também estimula a permanência da juventude nas terras indígenas e reservas extrativistas.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Bancos De Sementes Comunitários
Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)
Resgate, multiplicação e preservação de variedades de sementes locais que estavam desaparecendo com a erosão genética. É uma TS que busca dinamizar o processo produtivo dos agricultores(as) por meio do estoque coletivo de sementes e grãos, através de bancos de sementes comunitários.
Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais
Sistema Participativo De Garantia Abio: Uma Ferramenta De Certificação Inclusiva
Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro
O Sistema Participativo de Garantia ABIO (SPG-ABIO) é uma metodologia para a avaliação da conformidade de produtos orgânicos, reconhecida pelo MAPA – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde os produtores se organizam em uma rede constituída por Núcleos e Grupos de SPG e são ligados e coordenados por um OPAC - Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade, responsável pela guarda de documentos, emissão dos certificados e do selo. Nesta metodologia, os agricultores e produtores são coletivamente e solidariamente responsáveis pela avaliação da conformidade dos sistemas de produção orgânica das unidades - produtivas e pelas decisões de certificação.
Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais
Banco Comunitário União Sampaio
União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências
Banco Comunitário impulsionado a partir da União Popular de Mulheres que, com a participação da comunidade local, cria um Conselho de Análise de Crédito (CAC) para oferecer crédito à comunidade do Jd. Maria Sampaio, Campo Limpo e adjacências. Destinado principalmente às mulheres, com prioridade no crédito produtivo, consumo, moradia e cultural. Estes são realizados através da moeda social Sampaio emitida pelo banco, que são utilizadas no bairro, valorizando e potencializando a produção e consumo local. Outro serviço do banco é uma parceria que oferece o pagamento de contas e transferência de dinheiro através do e-dinheiro – sistema digital de moeda social, feito sem uso da moeda física
Temas: Renda Ver mais
Abelhas Nativas
Associação Maranhense para a Conservação da Natureza
A tecnologia consiste em estratégia de desenvolvimento socioambiental a partir do manejo das abelhas nativas sem ferrão. Atua em duas frentes: estímulo ao sistema produtivo, com geração de renda de produtos, subprodutos e derivados; e pela educação ambiental, tanto em nível formal como não formal.
Temas: Meio ambiente Renda Ver mais
Manejo Sustentável De Dejetos Da Suinocultura
Universidade Federal de Santa Catarina
A Tecnologia de manejo de dejetos de suínos deve visar a sustentabilidade ambiental da propriedade rural, desde as unidades de criação, passando pelo tratamento, até a sua correta utilização, como biofertilizante na agricultura e como combustível (biogás) na geração de energia. A tecnologia deve adequar a propriedade à legislação ambiental, além de gerar economia financeira para o produtor rural e sua família. As etapas constituintes desse sistema são: coleta dos dejetos suínos na unidade de produção, biodigestor, lagoa de armazenamento de efluentes (biofertilizante), lagoa de lemnas, motogerador (à biogás) e, lavoura agrícola.
Temas: Meio ambiente Energia Ver mais
Gente Da Maré: Melhorando As Condições De Vida Das Marisqueiras Do Nordeste
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O Projeto Gente da Maré (GDM), financiado pela Agência Canadense de Cooperação Internacional com contrapartida do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Programa de Desenvolvimento de Comunidades Costeiras (FAO/DCC), foi executado pela Organização Não-Governamental World Fisheries Trust com o apoio de instituições e Universidades brasileiras. O GDM teve como objetivos principais melhorar a qualidade de vida de marisqueiras familiares no Nordeste brasileiro, além de apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. Foram envolvidas mais de 1.300 mulheres do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Durante o projeto foram criadas duas redes produtivas comunitárias.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais