Pacto das Aguas - Elaboraçao e Desenvolvimento de Projetos Socio Ambientais
O programa da castanha consiste em formar uma rede de parceiros em comunidades tradicionais e indígenas que desenvolvem trabalho de geração de renda de forma sustentável, sobretudo com a castanha-do-Brasil e a seringa. Essa rede se articula na busca do mercado institucional e do mercado justo para que a venda desses produtos, em escala, seja alcançada com preços justos.
Dessa forma, inibe-se a venda dos produtos florestais não-madeireiros para atravessadores ao mesmo tempo que estimula as populações a trabalharem com a lógica da floresta em pé, que por sua vez também estimula a permanência da juventude nas terras indígenas e reservas extrativistas.
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
A tinta feita à base de solo, conhecida no ES como Cores da Terra, utiliza materiais de fácil manejo e obtenção, baixo custo e sustentáveis do ponto de vista ambiental, sendo preparada pela adição de cola branca à uma mistura de terra e água. Pode ser aplicada em paredes das residências, construções rurais, dentre outras possibilidades, incluindo a utilização em artesanato. Essa última tem sido a principal utilização da tecnologia por agricultores familiares que produzem artesanato como alternativa de renda, como também por artesãos e artistas plásticos dos municípios do interior capixaba, em cujas peças as tintas de terra tem sido utilizadas em substituição às tintas convencionais.
O Programa de Desenvolvimento e Integração Comunitária é uma tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Nordeste Cidadania desde 2009, que visa promover o desenvolvimento integrado da comunidade, de forma sustentável, por meio da realização de projetos nos eixos ambiental, infraestrutura, geração de renda, educação, arte e cultura, os quais dialogam entre si na confluência dos referenciais teóricos metodológicos da Permacultura, da Educação Biocêntrica, do Métodos de Processo e do Arte em Comunidade.