Água Potável e Saneamento | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Carneiro Hidráulico De Pvc

Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC

O carneiro hidráulico de PVC é uma bomba hidráulica caseira que substitui o motor elétrico. Por ser um dispositivo simples, de fácil entendimento, prático e de baixo custo que bombeia a água de uma região mais baixa para uma região mais alta, sem utilizar energia elétrica ou combustível fóssil, qualquer pessoa de qualquer gênero ou idade consegue montar e instalar, (O peso do carneiro varia entre 800 gramas e 5 kg). Para instalar, basta apenas que ela participe de alguma capacitação, curso ou treinamento. É construído com algumas peças (canos e conexões de PVC) e válvulas de metal, facilmente encontradas em lojas de material de construção de qualquer cidade e Estado.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Cisterna Calçadão Para Potencialização De Quintais Produtivos

Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido

A tecnologia cisterna-calçadão consiste em um espaço de 200m2 para captação de água da chuva e reservatório com capacidade para 52mil litros e tem como finalidade armazenar água para a produção de alimentos, plantas medicinais e criação de pequenos animais potencializando os quintais produtivos.

Temas: Alimentação Recursos Hídricos Ver mais

Cisterna Chapéu Do Pe. Cícero

Associação Cristã de Base

A Cisterna Chapéu do Padre Cícero é uma tecnologia social de convivência com o semiárido desenvolvida no intuito de ampliar o acesso à água para produção de alimentos em pequenas propriedades rurais. A cisterna tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Ocupa área de 80 m². Possui calçadão em formato circular, construído ao redor da cisterna. Esse conjunto: cisterna e calçadão circular assemelha- se a um chapéu. De onde surgiu o nome da tecnologia: Cisterna Chapéu do Padre Cícero. O teto da cisterna também serve como área de captação de água das chuvas, a qual escorre para seu interior através de fendas nas bordas.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Cisterna Enxurrada Para Água De Uso Na Produção De Alimento

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

A tecnologia Cisterna Enxurrada consiste em um reservatório de água, de formato cilíndrico, com capacidade para 52 mil litros, provida de decantadores, e tem sua estrutura fundamentada no uso de placas de areia e cimento. A água das chuvas é captada num terreiro, estrada ou córrego, passa pelo decantador que nada mais é do que uma caixa de retenção de sedimentos, adentra a cisterna por meio de canos, e destina-se ao uso na produção de alimentos através do cultivo de hortas, pomares, plantas meidicinais, e criação de animais de pequeno porte, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de famílias no Semiárido brasileiro.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Cisterna Pré-Fabricada: Reservando Água Para Uso Doméstico E Produção Agrícola

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - UFSCAR

Cisterna pré-fabricada produzida em argamassa armada, com baixo custo e em etapas reduzidas de trabalho; um único tipo de peça gera reservatórios com volumes distintos de armazenamento, servindo a demandas diferentes.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Cisternas De Placas Pré-Moldadas

Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (PATAC)

Reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa da família agricultora, que armazenam a água da chuva captada por uma estrutura com calhas de zinco e canos de PVC, proporcionando água de boa qualidade e saúde aos moradores do semiárido.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Conceito Base Zero-Cbz, Modo Geral De Organizar Produção Renovável Sustentável

Associação Familiar de Produção Rural Sustentável – AFRUS, Base Zero Carapuças 1

O conceito base zero através das barragens de pedra é uma tecnologia social de pequeno porte, desenvolvida no marco do desenvolvimento tecnológico da convivência com o semiárido nordestino.Os barramentos sucessivos nos pequenos leitos dos rios, proporciona um diferencial no armazenamento das águas pluviais. Diminui a velocidade das chuvas de enxurradas, fazendo com que as águas percolem no subsolo, recuperando as nascentes e matas ciliares.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Corredor Ecológico Do Rio Taquari - Porção Estrela

Prefeitura Municipal de Estrela

Esta TS trata sobre a recuperação de área degradada e proteção aos recursos hídricos, envolvendo neste processo moradores e produtores ribeirinhos, a prefeitura, ministério público e entidades parceiras. Busca promover a recuperação da mata ciliar e a formação de um corredor ecológico.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco