Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)
Visando reduzir a vulnerabilidade de famílias rurais do semiárido frente à escassez de água e a irregularidade na distribuição de chuvas, foi resgatada e aplicada uma técnica que permite a captação de água de chuva. Esta técnica se refere aos tanques construídos em lajedos de pedras. O trabalho consiste em desassorear uma venda já existente na rocha e otimizar seu entorono para captação e aumplilação do volume de água armazenada. Quando o lajedo é declinado se torna mais viável otimizar a área como captação de água e canalizar para cisternas uma vez que a cisterna se constitui um local mais adequado para o armazenamento.
Esta TS objetiva minimizar os índices de incidência de doenças hidrotransmissíveis entre as populações residentes em área isoladas da região Amazônica, por meio da ampliação do cesso à água potável. O Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva (SAAC) é apresentado e discutido com a comunidade. Realiza-se diagnóstico socioeconômico, ambiental e construtivo da moradia. São realizadas ações de educação sanitária, ambiental e cidadania. As pessoas interessadas recebem o projeto do SAAC (de acordo com seu perfil), construção, instalação, recebem manual de operação e manutenção dos SAACs e treinamento. Também há monitoramento do funcionamento dos SAACs e seus efeitos sobre a comunidade.
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Biodegradar substâncias persistentes (recalcitrantes) presentes em águas ou efluentes, utilizando tratamento físico-químico alternativo por eletrólise.