Resultados da busca

A Importância Do Planejamento Para A Preservação Dos Recursos Hídricos

DEPARTAMENTO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PENÁPOLIS

O planejamento, com visão abrangente e de longo prazo, culminou na recuperação e preservação do único manancial de abastecimento de Penápolis, manancial este que estava destinado à extinção devido ao grande grau de degradação causada pelo cultivo da cana de açúcar, que tomou o lugar das matas ciliares e trouxe consigo a erosão e o desaparecimento das áreas de baixadas nascentes. A partir dos dados de degradação na região e a preocupação quanto ao abastecimento de água criou-se o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL) para a recuperação e preservação da bacia através de trabalhos de recomposição da mata ciliar, manejo do solo, conservação das estradas rurais e conscientização.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Água E Economia Solidária

Movimento de Organização Comunitária

Captação e armazenamento de água da chuva, em cisternas de placa com capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água destinada a para produção de alimentos, feita pelos Empreendimentos Econômicos Solidários – EES do semiárido baiano. cisternas de placa como alternativa para armazenamento de água para produção coletiva com bases na economia solidária.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Água Limpa - Desafio Para O Desenvolvimento Consciente E Sustentável

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

O Programa Água Limpa constitui-se num conjunto de ações que visa implementar e, com isso, despertar a importância do saneamento básico nas propriedades rurais do município de Caxias do Sul. Contempla o abastecimento da população rural com água potável (através da recuperação de vertentes e poços artesianos), destino adequado das águas servidas (instalação de sistema de esgotamento sanitário), destino adequado dos dejetos de animais (instalação de esterqueiras) e o destino adequado das embalagens vazias de agrotóxicos (campanhas de recolhimento). As ações estão relacionadas à promoção da qualidade de vida bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Água Viva: Mulheres E O Redesenho Da Vida No Semiárido Do Rio Grande Norte

CENTRO FEMINISTA 08 DE MARÇO

O sistema “Água Viva” consiste no reaproveitamento da água utilizada nas atividades domésticas como lavagem de louça e roupa para aguar a plantação. A água captada passa por uma filtragem até ser liberada para a irrigação de frutas e hortaliças agroecológicas. Essa tecnologia social é fruto de uma construção coletiva das mulheres do Assentamento Monte Alegre I, Upanema (RN) e professores e estudantes da Universidade Rural do Semiárido, UFERSA. Para além dos laboratórios da universidade, o sistema Água Viva reconhece o saber e as matérias primas de cada região. Em cada lugar há materiais específicos que somados aos conhecimentos das mulheres redesenham a vida e a convivência com o semiárido.

Temas: Energia Recursos Hídricos Ver mais

Água: Conhecimento Para Gestão

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

O Projeto “Água: Conhecimento para Gestão” é um convênio entre a Agência Nacional de Águas e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional, para o desenvolvimento de ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. Oferece 33 cursos gratuitos, nas modalidades EaD, semipresencial e autoinstrucional. A maioria das turmas contam com acompanhamento de tutor. Onze cursos são traduzidos para o idioma espanhol. Em 53 meses de projeto, serão ofertadas 30 mil vagas. Hoje, 10 mil pessoas já foram capacitadas - de todos os estados brasileiros e todos os países da América Lat

Temas: Educação Recursos Hídricos Ver mais

Água: Fonte De Alimento E Renda

Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI)

É uma solução integrada que visa a conservação dos recursos hídricos por meio do aproveitamento do rejeito da dessalinização no cultivo de microalgas (spirulina) e seus derivados, e implantação de culturas hidropônicas e de tilápias integradas à estação de dessalinização.

Temas: Recursos Hídricos Ver mais

Banheiro Ecológico: Saneamento Descentralizado Para Comunidades Ribeirinhas

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

A contaminação biológica das águas na Amazônia resultante da falta de saneamento básico, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, tem trazido uma série de problemas ambientais e de saúde pública. A implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Barragem Subterrânea Transformando Vidas No Médio Sertão De Alagoas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Solos UEP Recife

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água da chuva que está promovendo o redesenho de agroecossistemas no Médio Sertão do Estado de Alagoas por meio da valoração de metodologias que utilizam o saber popular em diálogo com o conhecimento científico.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Barraginhas De Captação De Águas Superficiais De Chuvas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Milho e Sorgo

Trata-se de pequenos açudes construídos dispersos nas propriedades que, captam as enxurradas durante o ciclo de chuvas, infiltram (enchem e esvaziam várias vezes no ciclo) e recarregam o lençol freático, revitalizam os mananciais mantenedores dos córregos e rios. Proporcionam também áreas umedecidas favorecendo a agricultura, (ameniza veranicos), além de proporcionar melhores condições para as famílias do meio rural, aumentando a auto estima, diminuem os danos ambientais, principalmente a erosão, assoreamento e enchentes, reduz o êxodo rural, desenvolvido pela Embrapa Sorgo e Milho, de Sete Lagoas (MG).

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Berçário De Sementes Para A Regularização Ambiental De Propriedades Rurais

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Adotou-se o plantio de muvuca de sementes nativas e exóticas não invasoras, em unidades de restauração ecológica situadas em nascentes degradadas de Campo Verde, MT. Grandes e pequenos proprietários participam do trabalho. As técnicas são de baixo custo econômico e alta eficiência ambiental.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco