Energia | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Energia

Água Viva: Mulheres E O Redesenho Da Vida No Semiárido Do Rio Grande Norte

CENTRO FEMINISTA 08 DE MARÇO

O sistema “Água Viva” consiste no reaproveitamento da água utilizada nas atividades domésticas como lavagem de louça e roupa para aguar a plantação. A água captada passa por uma filtragem até ser liberada para a irrigação de frutas e hortaliças agroecológicas. Essa tecnologia social é fruto de uma construção coletiva das mulheres do Assentamento Monte Alegre I, Upanema (RN) e professores e estudantes da Universidade Rural do Semiárido, UFERSA. Para além dos laboratórios da universidade, o sistema Água Viva reconhece o saber e as matérias primas de cada região. Em cada lugar há materiais específicos que somados aos conhecimentos das mulheres redesenham a vida e a convivência com o semiárido.

Temas: Energia Recursos Hídricos Ver mais

Aquecedor Solar De Baixo Custo

Associação Sociedade do Sol

Aquecedor solar de baixo custo (ASBC) e com possibilidades das pessoas criarem o seu próprio aquecedor.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Biodigestor Sertanejo

Diaconia

O Biodigestor é uma tecnologia social que produz biogás a partir de esterco animal, o qual é utilizado em fogões para a preparação da alimentação familiar. Tem grande relevância devido a sua simplicidade de manutenção e manejo, baixo custo econômico de instalação, substituição do gás butano pelo biogás, redução de emissão de gás metano e gás carbônico na atmosfera e produção de adubo orgânico e biofertilizante. O biodigestor é uma estratégia eficiente de redução do desmatamento e consequentemente da desertificação, além de se caracterizar como uma ação mitigadora dos efeitos das mudanças climáticas. Ele gera autossuficiência energética das famílias para a preparação de sua alimentação.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Cooperação Solar

CDM Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana

A tecnologia social Cooperação Solar, voltada para o fomento agrícola e pecuário de pequenos produtores da agricultura familiar, implantada em Caeté/MG, conta com sistema compartilhado de micro-geração limpa de energia elétrica. Nela, dez famílias rurais organizadas por cooperativa se beneficiaram de uma usina de painéis fotovoltáicos integrados, que produzem energia limpa e colaboram para reduzir as despesas com as tarifas da energia elétrica na produção rural, favorecendo o aumento da renda das famílias. Houve ainda, atuação na reeducação dos beneficiados quanto ao uso eficiente da energia, e na articulação intersetorial, visando a manutenção e sustentabilidade da tecnologia por 25 anos.

Temas: Energia Renda Ver mais

Desinfecção Solar De Água

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Equipamento portátil que utiliza a energia solar para desinfecção de água contaminada de lagos, rios e igarapés, tornando-a apta ao consumo humano para populações sem acesso à água potável e eletrificação. Possui capacidade de descontaminação de até 400 litros de água por hora, pesando apenas 15 kg.

Temas: Recursos Hídricos Energia Ver mais

Fogão Solar

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

O fogão solar de papelão é um instrumento simples. Fazer e usar exige interação entre formadores e formandos para que a TS gere os impactos socioambientais desejados. Utiliza-se o fogão solar visando segurança alimentar, inclusão social e alternativas ecológicas sustentáveis.

Temas: Alimentação Energia Ver mais

Fogões Eco-Eficientes

Instituto Perene

A Tecnologia Social de fogões ecoeficientes é uma inovação sustentável que já beneficiou comunidades de baixa renda na Bahia, Tocantins e Goiás. Até o momento, outubro de 2023, o Instituto Perene construiu 16.965 desses fogões, reduzindo o consumo de lenha, melhorando a qualidade do ar, gerando emprego e renda, e promovendo o desenvolvimento sustentável. O projeto demonstra o compromisso da organização em criar impacto positivo nessas comunidades.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Manejo Sustentável De Dejetos Da Suinocultura

Universidade Federal de Santa Catarina

A Tecnologia de manejo de dejetos de suínos deve visar a sustentabilidade ambiental da propriedade rural, desde as unidades de criação, passando pelo tratamento, até a sua correta utilização, como biofertilizante na agricultura e como combustível (biogás) na geração de energia. A tecnologia deve adequar a propriedade à legislação ambiental, além de gerar economia financeira para o produtor rural e sua família. As etapas constituintes desse sistema são: coleta dos dejetos suínos na unidade de produção, biodigestor, lagoa de armazenamento de efluentes (biofertilizante), lagoa de lemnas, motogerador (à biogás) e, lavoura agrícola.

Temas: Meio ambiente Energia Ver mais

Metodologia De Desenvolvimento Social "Nosso Jeito"

Um Litro de Luz Brasil

‘O Nosso Jeito’, a Metodologia de Desenvolvimento Social do Litro de Luz Brasil, condensa a forma como se dá a busca, seleção, relacionamento e ação dentro das diversas comunidades atendidas com as soluções de iluminação a base solar. Apesar do Litro de Luz atuar desde 2014, a metodologia foi implementada entre 2016 e 2017,após inúmeros testes empíricos, com contribuições principalmente dos voluntários - que possuem diversas vivências pessoais e profissionais - e de representantes das comunidades. O conceito por trás do ‘Nosso Jeito’ é uma base modular, que permite que o Litro de Luz trabalhe com várias fases,onde o resultado de uma etapa é o insumo para a fase seguinte.

Temas: Educação Energia Ver mais

Poste De Luz Solar - Litro De Luz Brasil

Um Litro de Luz Brasil

O poste de luz solar da ONG Litro de Luz tem a função de iluminar áreas públicas de comunidades que não possuem possuem acesso à rede elétrica ou em casos em que ocorre queda de energia elétrica com frequência. A estrutura do poste é toda montada com canos pvc para facilitar a colocação de cimento para fixação no solo, e possibilitar a passagem de fiação elétrica. Dentro de uma caixa hermética acoplada ao corpo do poste, coloca-se a bateria e o circuito responsável pelo acionamento da lâmpada e pela transferência da energia elétrica que é captada pela placa solar para recarga da bateria. Finalmente, no topo é acoplada a placa solar e para a proteção do led é utilizada uma garrafa pet.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco