Energia

Energia

Água Viva: Mulheres E O Redesenho Da Vida No Semiárido Do Rio Grande Norte

CENTRO FEMINISTA 08 DE MARÇO

O sistema “Água Viva” consiste no reaproveitamento da água utilizada nas atividades domésticas como lavagem de louça e roupa para aguar a plantação. A água captada passa por uma filtragem até ser liberada para a irrigação de frutas e hortaliças agroecológicas. Essa tecnologia social é fruto de uma construção coletiva das mulheres do Assentamento Monte Alegre I, Upanema (RN) e professores e estudantes da Universidade Rural do Semiárido, UFERSA. Para além dos laboratórios da universidade, o sistema Água Viva reconhece o saber e as matérias primas de cada região. Em cada lugar há materiais específicos que somados aos conhecimentos das mulheres redesenham a vida e a convivência com o semiárido.

Temas: Energia Recursos Hídricos Ver mais

Aquecedor Solar De Baixo Custo

Associação Sociedade do Sol

Aquecedor solar de baixo custo (ASBC) e com possibilidades das pessoas criarem o seu próprio aquecedor.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Desinfecção Solar De Água

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Equipamento portátil que utiliza a energia solar para desinfecção de água contaminada de lagos, rios e igarapés, tornando-a apta ao consumo humano para populações sem acesso à água potável e eletrificação. Possui capacidade de descontaminação de até 400 litros de água por hora, pesando apenas 15 kg.

Temas: Recursos Hídricos Energia Ver mais

Fogão Solar

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

O fogão solar de papelão é um instrumento simples. Fazer e usar exige interação entre formadores e formandos para que a TS gere os impactos socioambientais desejados. Utiliza-se o fogão solar visando segurança alimentar, inclusão social e alternativas ecológicas sustentáveis.

Temas: Alimentação Energia Ver mais

Fogões Eco-Eficientes

Instituto Perene

Fogão a lenha de alto desempenho e durabilidade, voltado para domicílios rurais de baixa renda que usam lenha para cozinhar. Método de construção simples, desenvolvido em parceria entre cozinheiras locais, pedreiros da região e engenheiros do Instituto Perene. Mais de 9 mil unidades instaladas em 500+ comunidades, monitoradas por 10 anos. Alto grau de adoção da tecnologia e redução de 50% do consumo de lenha.Os fogões contribuem para melhoria da qualidade do ar e limpeza do lar, proteção das matas nativas, redução de emissões GEE, geração de trabalho e renda. Impactos socioambientais e créditos de carbono certificados de acordo com metodologia ODS e auditoria internacional.

Temas: Meio ambiente Energia Ver mais

Metodologia De Desenvolvimento Social "nosso Jeito"

Um Litro de Luz Brasil

‘O Nosso Jeito’, a Metodologia de Desenvolvimento Social do Litro de Luz Brasil, condensa a forma como se dá a busca, seleção, relacionamento e ação dentro das diversas comunidades atendidas com as soluções de iluminação a base solar. Apesar do Litro de Luz atuar desde 2014, a metodologia foi implementada entre 2016 e 2017,após inúmeros testes empíricos, com contribuições principalmente dos voluntários - que possuem diversas vivências pessoais e profissionais - e de representantes das comunidades. O conceito por trás do ‘Nosso Jeito’ é uma base modular, que permite que o Litro de Luz trabalhe com várias fases,onde o resultado de uma etapa é o insumo para a fase seguinte.

Temas: Educação Energia Ver mais

Poste De Luz Solar - Litro De Luz Brasil

Um Litro de Luz Brasil

O poste de luz solar da ONG Litro de Luz tem a função de iluminar áreas públicas de comunidades que não possuem possuem acesso à rede elétrica ou em casos em que ocorre queda de energia elétrica com frequência. A estrutura do poste é toda montada com canos pvc para facilitar a colocação de cimento para fixação no solo, e possibilitar a passagem de fiação elétrica. Dentro de uma caixa hermética acoplada ao corpo do poste, coloca-se a bateria e o circuito responsável pelo acionamento da lâmpada e pela transferência da energia elétrica que é captada pela placa solar para recarga da bateria. Finalmente, no topo é acoplada a placa solar e para a proteção do led é utilizada uma garrafa pet.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Reciclagem Gera Créditos Na Conta De Energia

Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET)

O cliente leva o resíduo até o posto, onde um agente da Coelba cadastra e registra o crédito na conta. A Camapet, empresa coletora, compra o resíduo e paga à Coelba. Dando continuidade ao processo, o cliente recebe o crédito na conta de energia elétrica.

Temas: Energia Ver mais

Secador Solar De Madeira

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Secador para secar tábuas e peças de madeira com capacidade de até 8 metros cúbicos utilizando a energia solar como fonte de calor para agregar valor aos produtos florestais.

Temas: Energia Renda Ver mais

Sistema De Bombeamento E Abastecimento De Água Com Energia Solar

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)

O sistema de abastecimento de água desenvolvido pelo Instituto Mamirauá consiste no bombeamento de água com uso da energia do sol.

Temas: Recursos Hídricos Energia Ver mais

Fale Conosco