Resumo
O Brasil é o mercado emergente que anualmente gera o maior volume mundial de lixo eletroeletrônico per capita, com 0,5 quilo por habitante. E é na Estação de Metarreciclagem desenvolvido pela PROGRAMANDO O FUTURO que a população, empresas e órgãos públicos podem descartar qualquer tipo de equipamentos ou resíduo eletroeletrônico. Após serem recebidos e catalogados os equipamentos são desmontados e separados por tipo de resíduo. Geralmente são 17 os tipos de resíduos, em especial as placas de circuito impresso, o plástico, o ferro, o alumínio e o cobre.
Problema Solucionado
O Brasil vive um cenário preocupante com relação à gestão de resíduos sólidos. Com muito esforço foi criada em 2010 a Lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que compartilha a responsabilidade da destinação correta desses resíduos pelos fabricantes, distribuidores, varejistas e também pelo consumidor. Resíduos sólidos se referem a algo resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia. Ao segregarmos os resíduos, estamos promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada.
O Brasil hoje é o mercado emergente que anualmente gera o maior volume mundial de lixo eletroeletrônico per capita, com 0,5 quilo por habitante. Os 150 maiores municípios brasileiros – a maioria nas regiões Sudeste e Sul – são responsáveis por aproximadamente dois terços de todo o lixo eletroeletrônico que se estima seja descartado no país.
Descrição
A PROGRAMANDO O FUTURO tem recolhido toneladas de equipamentos eletroeletrônicos. Após a triagem, os equipamentos que não possuem condições de serem reutilizados são encaminhados para o laboratório de lixo eletrônico.
Seu fluxo começa com a separação da matéria prima por tipo e característica. Na Estação de Metarreciclagem essa separação compreende quatro dimensões:
Linha Marron: TV/Monitor CRT/LCd/LED/Plasma, VHS/DVD/Blueray players, produtos de áudio, câmeras e filmadoras, etc.
Linha Verde: Computadores Desktop/Portáteis, impressoras, celulares, centrais telefônicas.
Linha Azul: Batedeira, liquidificador, furadeira, secador de cabelo, etc.
Linha Branca: Refrigeradores, fogões, lavadoras de roupas, condicionadores de ar, etc.
A triagem compreende a separação do material por volume e lotes a serem processados. Todos esses materiais precisam ser acondicionados de maneira adequada e segura. Ao final do processo acontece a destinação para a reciclagem do plástico, ferro, alumínio, fio, borracha, vidro, cobre e placa de circuito.
A separação desses resíduos é parte da ação dos estagiários que são selecionados pelo projeto. Para esta função os jovens precisam estar uniformizados e utilizando equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos de proteção.
A PROGRAMANDO O FUTURO tem o desafio de praticar e vivenciar seu plano de sustentação para o empreendimento e tem como eixo orientador o tratamento de resíduos eletroeletrônicos e que aborde as seguintes dimensões:
? Auto sustentação do projeto a partir de:
? Comercialização de resíduos eletroeletrônicos;
? Prestação de serviços de gestão de resíduos eletroeletrônicos;
? Prestação de serviços de exposição e educação ambiental.
? Manutenção e continuidade da Estação de Metarreciclagem.
Recursos Necessários
- veiculo para coleta dos resíduos descartados.
- caixas plásticas para instalação dos PEV's.
- Bancadas e ferramentas para desmanche dos equipamentos.
- Gaiolas e estantes para acondicionar os equipamentos recolhidos.
- Containers para acondicionar o resíduo processado.
Resultados Alcançados
- Atualmente a rede de PEV's conta com 50 unidades no Distrito Federal e entorno.
- Mais de 2,5mil toneladas de resíduos já foram processados ao longo dos últimos 06 anos.
- Mais de 20 empregos já gerados.
- Mais de 100 vagas de estágio ofertados à comunidade.
Comentários