Problema Solucionado
Em tempos de mídias sociais, como promover e aumentar o índice de leitura, promover a inclusão social e desenvolvimento da cidadania; promover a leitura em espaços alternativos; articular as atividades com políticas educacionais, com apoio a iniciativas já existentes na sociedade, para oportunizar a busca do conhecimento através da leitura, organizando a sociedade para a busca do conhecimento com atividades de incentivo e disseminação da informação nos diversos grupos sociais e diferentes faixas etárias. Em comunidades pequenas, com poucos espaços e alternativas para leitura, como prover material para gerar e motivar leitores em todas as faixas etárias? Como difundir a cultura da leitura como meio e forma de diversão para pessoas com nível de escolaridade baixa, como promover o conceito de cidadania em pessoas que não sabem seu significado? Como promover o acesso democrático à leitura e à escrita, entre pessoas que não se apropriaram da arte de escrever e ler, que é condição essencial para a busca da autonomia, criticidade e cidadania?
Descrição
Projeto Leia Maripá é realizado em todo o município de Maripá (sede municipal e distritos), com envolvimento de diversos setores da sociedade, com a característica predominante da prática da leitura como instrumento fundamental para o exercício pleno de cidadania, além de indispensável à formação educacional de qualidade. Sua prioridade é criar condições para que a própria comunidade atendida se conscientize da importância do convívio com o texto escrito e possa praticar a leitura e a escrita de maneira permanente e variada.
Partindo da concepção de que a prática da leitura é ferramenta primordial de educação, o Projeto Leia Maripá abrange atividades:
• Hora do Conto: Atividade de Contação de histórias e poesia, desenvolvida com as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Iniciou em 2004, com objetivo de familiarizar a criança com o livro e histórias desde a mais tenra idade, para criar e fortalecer o hábito da leitura. Realizadas em parceira com as escolas municipais. Passaporte do Leitor:
• O Concurso Passaporte do Leitor tem como objetivo principal incentivar e melhorar o hábito de leitura entre os alunos de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino, com formação de leitores críticos e responsáveis. Iniciado em 2004, é desenvolvido por meio do Concurso de leitura entre os alunos nas escolas, com premiação para os melhores leitores de cada sala de aula. Em 2019, está em sua 16º edição, sendo uma referência para os alunos em termos de leitura e escrita, anual, com excelente participação.
• Filme na Biblioteca: Exibição de filmes infantis e desenhos para as crianças que frequentam a biblioteca. Participação livre, semanal, iniciado em 2004. Em 2010, fomos contemplados com o Projeto Cine Mais Cultura, tem sala de exibição na Biblioteca Pública, com boa participação.
• Quero Ler Mais: A leitura é o ponto de partida para a construção do pensamento lógico e viabiliza a argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que o cerca. Iniciado em 2004, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, visa estimular a continuidade da leitura, após o ingresso no Ensino Estadual.
• Atividades de contação de histórias e poesias para os alunos, em parceria com as escolas estaduais, com agendamentos.
• Ler é Viver – EJA: Atividade e discussão sobre leitura com os alunos do Ensino Supletivo, na escola e Biblioteca Pública, enfocando as consequências do uso da leitura e atividades relativas como forma de lazer. Projeto iniciado em 2004, com contação de histórias, troca de experiências, em parceria com a escola municipal, com agendamentos mensais.
• Vovô e Leitura: Atividade de incentivo ao hábito de leitura entre a população da 3ª Idade. Iniciado em 2007, é desenvolvido em conjunto com a Secretaria da Ação Social, para estimular a leitura dos que frequentam os clubes de idosos no município, como informação e forma de lazer. Os malotes de livros e revistas são levados para os clubes de idosos, em dias de encontro, para fruição e leitura, uma vez ao mês. Incrementado com a bolsa de leitura, em que os leitores pegam, levam o livro e o devolvem de acordo com seu tempo de leitura.
• Trabalho e Leitura: Atividade com trabalhadores da Indústria, com malotes de livros que são levados para duas indústrias com mais de 100 trabalhadores, onde permanecem para empréstimo, no local de trabalho. Mensal. Iniciada em 2008, visa conscientização da importância da leitura na vida, como informação e forma de lazer.
• Primeiras Leituras: Atividades de leitura e empréstimos na Escola particular. Iniciado em 2010, os livros e gibis, são levados para empréstimos na própria escola, com atividades lúdicas desenvolvidas com os alunos, na própria escola, com a supervisão dos professores.
• Roda de Leitura e contação de histórias: Encontros que ocorrem uma vez ao mês, com atividade desenvolvida nos distritos, para difundir o habito de leitura, facilitando a acesso, levando materiais de leitura. Iniciada em 2013, tem boa adesão da comunidade, que participa ativamente. Encontros mensais.
As atividades desenvolvidas através do Projeto Leia Maripá são viabilizadas a partir de colaboração entre Biblioteca Pública Cidadã, Secretaria de Educação e instituições educacionais e sociais, com parcerias voluntárias de cooperação mútua, visando o incentivo à leitura, através de atividades desenvolvidas no ambiente de estudo e de lazer.
Abrange toda a comunidade, pois é realizado com diversos segmentos da sociedade e na comunidade escolar. Algumas das atividades são de participação espontânea em parceria com os grupos sociais envolvidos. O público depende da atividade desenvolvida, pois abrange diferentes grupos sociais.
Recursos Necessários
Para organizar uma unidade de tecnologia do projeto Leia Maripá, o organismo deve ter uma biblioteca com acervo para público infantil, juvenil e adulto, com no mínimo uma assinatura de jornal diária, uma revista semanal, gibiteca e materiais de expediente, com papel, canetas, fichas para inscrição de leitores e livros. para realização das atividades na comunidade, serão necessários materiais como caixas de plástico ou madeira para transporte de livros e revistas (atividades Trabalho e Leitura, Vovô e Leitura, Primeiras leituras), livros infanto juvenis para premiação do concurso Passaporte do Leitor, recursos para transporte para atividades fora do espaço próprio (Roda de Leitura, Vovô e leitura e Trabalho e Leitura), e recursos financeiros e humanos para planejar, organizar e realizar as atividades Hora do Conto, Filme na Biblioteca, Ler é Viver, Quero Ler Mais, Primeiras Leituras, Roda de Leitura e Contação de Histórias. Além disso, é necessária a atualização constante de acervo utilizado, para atendimento as necessidades e anseios da população leitora.
Resultados Alcançados
As atividades da Biblioteca foram iniciadas em 1997. Em 1999, havia 340 inscritos, e frequência média diária de 10 pessoas. Com as alterações no horário de atendimento, implantação dos projetos e com espaço próprio, o número dos usuários evoluiu.
Em 2019, estamos com 1230 inscritos (26/03/2019) que utilizam o espaço físico da Biblioteca Pública, com as atividades em funcionamento fora do local, atinge um público alvo maior, com incentivo a leitura como forma de lazer junto a população, para desenvolvimento do universo da leitura.
A Biblioteca conta com o Espaço Cidadão, em parceria com o governo de Estado, que é utilizado pelas pessoas que tem interesse em acessar a internet para jogos on-line, redes sociais e em aprimorar seus conhecimentos, para realizar cursos à distância e tem Sala Verde, com projetos que envolvem meio ambiente e sustentabilidade.
Os projetos têm frequência estável, o leitor conhece os projetos sendo atraído pelo ambiente, a contação de histórias, as atividades lúdicas, o passeio do passaporte, por serem atividades diferenciadas. Com a extensão das atividades para a Indústria e os Idosos, abrange-se publico mais amplo, exigindo criatividade na elaboração e na execução das atividades.
A Hora do Conto, Passaporte do Leitor e Filme na biblioteca são divulgados e realizados em parceria com as escolas.
O Passaporte do Leitor, em 2019, registrou 2016 resumos, computados os selecionados como melhores de cada sala.
O Filme na Biblioteca é evento cultural, alternativa de lazer para as crianças. As atividades Vovô e Leitura, Roda de Leitura e Trabalho e Leitura são mensais. Há oito anos, houve inovação no concurso Passaporte do Leitor, com parcerias com o comércio local, para premiação extra aos melhores leitores do município, sendo premiados do 1º ao 10º lugar, com R$ 400,00 ao 1º lugar e demais valores menores. No ano de 2018, computadas as atividades, envolveu mais de 9.151 participações no projeto.
O desenvolvimento destas atividades é desafiador e prazeroso, com as descobertas dos novos leitores, fortalecendo a imagem da Biblioteca Pública como difusora e centro de informação, com objetivo principal de proporcionar o acesso ao conhecimento e a cultura a todos os cidadãos. Estamos sempre buscando melhorar os resultados, pois o incentivo a leitura é ferramenta essencial para o conhecimento e o objetivo maior da biblioteca deve ser proporcionar o acesso ao conhecimento e a cultura a todos os cidadãos.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores