Problema Solucionado
A partir da constatação de que a vela não é um esporte de fácil acesso, os velejadores medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira desenvolveram um projeto no qual esse esporte pudesse ser praticado por crianças e jovens de classes sociais menos favorecidas, possibilitando a solução de problemas observados entre este público, como a necessidade de complementação escolar de forma diferenciada, atrativa e em diferentes espaços de ensino, a possibilidade de educação profissionalizante e a abertura de perspectivas na vida pessoal e profissional destes jovens.
Descrição
O projeto “Grael – Iniciação Esportiva” abre, semestralmente, 350 vagas em sua sede e 255 em Três Marias - MG. Os cursos tem duração de um semestre letivo. As inscrições são realizadas pelos integrantes do Instituto Rumo Náutico, de acordo com o critério seletivo do público-alvo de cada curso, entrando em contato com os mesmos através de cartazes, exposições e palestras nas Escolas Municipais e Estaduais.
As vagas são preenchidas por ordem de chegada, devendo o aluno comprovar matrícula em escola pública regular ou ser egresso da mesma. Os jovens são entrevistados e devem apresentar certidão de nascimento, atestado médico e autorização do responsável. Os excedentes são colocados em lista de espera e convocados caso os alunos matriculados não compareçam ou tenham mais de três faltas consecutivas sem justificativas. Todo aluno matriculado passa por um teste de natação. Os aprovados são encaminhados para a vela e os demais cursam a natação.
O curso de Iniciação Esportiva é dividido em níveis, estando a matrícula em um nível condicionada à aprovação no nível anterior. Cada turma possuiu de 12 a 15 vagas, sendo um total de 12 turmas de natação e 12 turmas de vela na sede do projeto. Para a faixa etária de crianças e jovens entre nove a 15 anos de idade o barco utilizado nas aulas é o Optimist - o mais adequado para a iniciação dada a idade dos alunos e a estabilidade da embarcação, o que oferece confiança ao aluno para que este absorva melhor as técnicas e desenvolva a sua autoestima. Na sequência passa-se ao Dingue, a classe coletiva posterior ao Optimist.
A aprovação nos níveis está condicionada à avaliação conceitual diária dos instrutores. O curso de Iniciação Profissionalizante é dividido em módulos, com 96 horas/aula de prática nas oficinas, num total de cinco módulos, 48 horas/aula de vela, 24 horas/aula de informática e 24 horas/aula de complementação escolar. As turmas têm capacidade para 15 alunos cada.
Para os jovens entre 16 e 24 anos de idade utilizam-se nas aulas de vela o Escaler e o Dingue. São bons barcos-escola, resistentes, de fácil manejo e próprios para adolescentes e adultos. Ambos necessitam de tripulação para conduzi-los, o que favorece o trabalho em equipe, a liderança e a cooperação mútua. O seu aprendizado desenvolve grandes benefícios também para a área profissionalizante devido à sua propulsão a remo, vela e motor.
Além das aulas de vela são oferecidos os seguintes cursos profissionalizantes na sede do Instituto:
- Marcenaria Naval: 96 horas/aula por semestre letivo;
- Fibra de vidro: 96 horas/aula por semestre letivo;
- Mecânica em motores a diesel: 96 horas/aula por semestre letivo;
- Mecânica em motores de popa: 96 horas/aula por semestre letivo;
- Costura em capas e velas: 96 horas/aula por semestre letivo;
- Refrigeração: instalação e conserto de aparelhos condicionadores de ar tipo Split - 96 horas/aula por semestre letivo;
- Aulas de vela: 48 horas/aula por semestre letivo.
A construção e o monitoramento da metodologia são coletivos. Durante pelo menos três vezes por semestre são realizadas reuniões de pais e rodas de conversa, onde sucessos e dificuldades dos alunos são discutidos com os responsáveis, fazendo que estes participem intensamente do monitoramento de nossa metodologia. Além disso, tanto os alunos quanto instrutores efetuam avaliações semestrais organizadas pela assessoria pedagógica. Toda a equipe passa por reuniões referentes à formação continuada com as pedagogas do projeto, sobre temas que variam de acordo com a necessidade da equipe em relação aos alunos ou quanto sua própria formação profissional. O sistema de gestão pedagógica que utilizamos gera relatórios mensais a partir de dados inseridos pelos instrutores, os quais são avaliados pelas assessorias, coordenações e gerência, à luz do planejamento estratégico do Instituto.
Recursos Necessários
- Rampa de acesso à água;
- Guarderia de barcos (ver número mínimo de embarcações);
- Escritório para administração;
- Sala para oficinas;
- Dez barcos com carretas classe Optimist, cinco barcos com carretas classe Dingue;
- Dois botes com motor de popa;
- Cinco barcos a remo;
- Equipamentos e peças para oficinas e manutenção das embarcações.
Resultados Alcançados
Com a formação, anual, de cerca de 700 crianças e jovens, entre nove e vinte e quatro anos, em sua sede e outras 500 crianças em sua unidade descentralizada na cidade de Três Marias (MG), o instituto forma multiplicadores e é reconhecido internacionalmente.
O trabalho realizado com crianças e jovens de baixa renda rendeu ao presidente, Axel Grael, quatro importantes homenagens, além de ter estado entre os seis finalistas no Prêmio Empreendedor Social 2010.
Na Iniciação Esportiva, os alunos participam anualmente de dezenas de regatas, entre campeonatos estaduais e brasileiros. Uma conquista de destaque foi a vitória inédita para o Brasil da regata Cape Town / Rio 2011 por quatro jovens do Projeto Grael.
Cada vez mais integrado às atividades voltadas ao meio ambiente, o Projeto Grael tem firmado importantes parcerias, entre elas o Projeto Baía de Guanabara, onde três ex-alunos monitoram as correntes da baía com o auxílio de derivadores oceânicos, e o Projeto Niterói Águas Limpas, destinado à retirada do lixo flutuante das enseadas de Niterói num barco específico para a operação. Além disso, são promovidas diversas atividades de educação ambiental junto aos estudantes do Projeto Grael e em escolas públicas.
Ações sociais, de educação ambiental, profissionalizantes e pedagógicas também fazem a diferença desde a criação do projeto, há 20 anos. A cada ano, cerca de 20 alunos são inseridos no mercado de trabalho do segmento náutico no Rio de Janeiro. Ainda em termos de ação social, o retorno de jovens vindos por indicação do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) tem sido acima do esperado. O órgão prestou uma homenagem ao Projeto Grael pelo desenvolvimento dos jovens após ingressarem nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto.
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