Problema Solucionado
Os PAEs são uma rede efetiva de segurança social, o que reduz o risco de que os alunos mais pobres não frequentem a escola ou que sejam limitados em sua aprendizagem pela fome e que os agricultores não possam vender sua produção a preços justos.
Embora a Costa Rica tenha um quadro legal que facilite a implementação deste tipo de programas sociais, há uma fraca cultura de articulação institucional para a otimização de recursos governamentais, bem como falta um alto nível de participação desenvolvimento de programas pré-escolares e de educação escolar.
A maioria dos estudantes e suas famílias não tem uma cultura alimentar caracterizada pelo consumo de frutas e vegetais, o que afeta diretamente os índices de sobrepeso e obesidade da população em geral.
A maioria dos cantões que possuem Escolas Sustentáveis e CEN-CINAI estão localizadas na Zona Sul do país, que inclui uma maior porcentagem de pobreza registrada nacionalmente (30,9%) e uma escolaridade de 7%, abaixo da média nacional, bem como mortalidade infantil de 10%, superior a 8,9% registrada em toda a Costa Rica.
Descrição
As Escolas Sustentáveis são um modelo que promove ações voltadas para a articulação de diferentes instituições e setores relacionados à alimentação pré-escolar e escolar, participação da comunidade educacional, educação nutricional e alimentar para promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis através dos jardins pedagógicos, melhoria e reforma das cozinhas, salas de jantar e armazéns de alimentos, adoção de menus adequados e saudáveis, além de promover a compra de produtos da agricultura familiar local para alimentação infantil.
Em 2014 começa com 12 Escolas Sustentável em Desamparados e Pérez Zeledón de San José e Coto Brus de Puntarenas, selecionados por representantes de diversas instituições relacionadas à alimentação infantil e agricultura familiar (Comitê Técnico Nacional), com base em também, nas prioridades de intervenção do governo no Plano Nacional de Desenvolvimento 2011-2014. Posteriormente, em 2015, o modelo é expandido para 46 Escolas Sustentável em Desamparados e Pérez Zeledón de San José e Buenos Aires, Corredores e Coto Brus de Puntarenas. Para 2016 e 2017, trabalhamos com 68 Escolas Sustentáveis em Desamparados, Cajón e Pérez Zeledón de San José e Buenos Aires, Corredores e Coto Brus de Puntarenas, na região Brunca do país.
Um total de 8 organizações foram fortalecidas, agrupando os agricultores familiares de Desamparados e Pérez Zeledón de San José e Buenos Aires, Corredores e Coto Brus de Puntarenas, especificamente em aspectos relacionados à comercialização e abastecimento de escolas com produtos frescos, qualidade e autóctone; permitindo que as economias locais se tornem mais dinâmicas.
A estratégia de implementação das Escolas Sustentáveis contempla seis componentes focados na abordagem de diversas áreas que permitem fortalecer a comunidade educativa e o setor produtivo local; transformando os centros educacionais em agentes reais de desenvolvimento local.
A estratégia baseia-se na geração de processos interinstitucionais e intersetoriais para facilitar o direito humano à alimentação para a idade pré-escolar e escolar.
Também trabalha para sensibilizar e fortalecer as organizações da sociedade civil para promover a compra de alimentos frescos aos produtores locais e interferência política nas decisões e ações de educação nutricional necessárias para promover uma dieta nutritiva e saudável, especificamente O trabalho foi realizado com os Conselhos de Educação das escolas e as Associações de Desenvolvimento Específico de Centros de Educação e Nutrição e de Centros Infantis de Atenção Integral.
A educação nutricional e alimentar é promovida onde o aprendizado em sala de aula está vinculado a atividades práticas, reforçadas por um ambiente propício à nutrição e à saúde, envolvendo todos os funcionários da escola, estudantes, famílias e comunidade em geral (comunidade educacional). Do mesmo modo, os jardins escolares são utilizados como uma ferramenta pedagógica, constituindo-os como verdadeiras plataformas de aprendizagem para promover uma melhor nutrição e uma dieta saudável, bem como para desenvolver o conhecimento para a vida e aumentar a consciência ambiental em toda a comunidade educacional, aproveitando também diferentes espaços no centro educacional para realizar oficinas de conscientização sobre a importância da alimentação saudável com toda a comunidade educacional.
O Departamento de Infra-estrutura e Equipamentos Escolares (DIEE) do Ministério da Educação Pública (MEP) trabalha em conjunto na melhoria da infra-estrutura dos refeitórios escolares, bem como com o Departamento de Programas de Equidade do MEP (DPE) para identificar oportunidades para melhorar o equipamento de cantinas escolares para facilitar as condições de operação desses estabelecimentos.
Da mesma forma, em um esforço articulado com o MEP, é realizado o estudo de estado nutricional estudantil (EENE), que permite conhecer a condição de peso e estatura da população estudantil e identificar possíveis estratégias de abordagem interinstitucional local dos alunos que estão fora do estado nutricional normal.
Um grande esforço é feito, em conjunto com o MEP, para atualizar os menus da escola, com base nos gostos e preferências dos alunos, no EENE e na disponibilidade de alimentos sazonais e nas características da população estudantil em geral.
Por outro lado, o trabalho é feito com organizações de agricultura familiar para fortalecer sua capacidade produtiva e comercial para fornecer refeitórios escolares em suas comunidades com produtos frescos e seguros, a preços justos e reduzindo a pegada de carbono.
A articulação do trabalho nos seis componentes que compõem o Modelo contribui diretamente para a promoção de programas sustentáveis de educação pré-escolar e escolar, em um exercício que pode ser ampliado para uma escala nacional.
Recursos Necessários
Componente / Recursos materiais / Valor estimado em US $
1. articulação inter-institucional e intersetorial / materiais de treinamento e per diem / $ 47,770.00
2. Participação social envolvendo a comunidade educacional / Materiais e despesas de treinamento / $ 43,860.00
3. Educação alimentar e nutricional através de jardins escolares pedagógicos / Materiais de treinamento e per diem / $ 87.720,00
4. Melhoria da infra-estrutura e equipamentos de cantinas infantis / Melhorias de infra-estrutura e equipamentos / US $ 1.476.790,00
5. Adoção de menus adequados e saudáveis de acordo com a cultura local / Aliança com a Escola de Nutrição da Universidade da Costa Rica / $ 50,000.00
6. Estabelecimento de compras diretas de agricultura familiar local para alimentação infantil / materiais de treinamento e diária / $ 43,860.00
Total / $ 1,700,000.00
Resultados Alcançados
Coordenação inter-institucional e intersetorial:
-Comitê Estratégico Nacional, composto por instituições envolvidas (impulsionam decisões a nível político e definem estratégias de ação governamentais).
-C. Técnico Nacional (mecanismo de articulação para o desenvolvimento do modelo).
-C. Locais (articulação do setor de saúde, educação e agricultura).
-Treinamento de mais de 200 funcionários do governo (sustentabilidade da alimentação escolar e compras de agricultura familiar - AF).
Participação social envolvendo a comunidade educacional:
-Aliança com a Univ. Nacional (sensibilizar 290 membros de organizações sociais - OS - na compra de alimentos da AF).
-68 fortalecidas as OS.
-174 membros de OS treinados em suas funções.
-Foram fortalecidos os 58 C. de Saúde Escolar.
Educação alimentar e nutricional por jardins pedagógicos:
-Aliança com universidades para educação nutricional e alimentar com alunos de Nutrição.
-Reforçando o trabalho de 116 funcionários para melhorar a gestão de cantinas.
-Reconhecimento do jardim como ferramenta pedagógica em 100% das escolas que têm pomares no país.
-Promoção de espaços de semeadura de alimentos para aplicação de alimentos saudáveis em casa, ex. 10800 alunos sensibilizados.
-638 professores sensibilizados e treinados em educação nutricional e alimentar.
-2700 mães e pais sensibilizados em alimentos e estilos de vida saudáveis.
Melhoramento de infra-estrutura e equipamentos para cantinas infantis:
-Articulação com a DIEE e o DPE do MEP para a melhoria das infra-estruturas e equipamentos das salas de refeições infantis.
-58 cantinas com melhorias no equipamento.
-8 cantinas com melhorias na infra-estrutura.
Adoção de menus adequados e saudáveis de acordo com a cultura local:
-Aliança com a Escola de Nutrição da Univ. da Costa Rica na atualização dos menus.
-Análise dos gostos e preferências da comunidade estudantil.
-Análise da disponibilidade de produtos locais para alimentação escolar.
-Atualização dos menus.
Estabelecimento de compras diretas de AF local para alimentação infantil:
-8 organizações de AF fortaleceram para comercialização para cantinas infantis
-240 AF treinados em boas práticas agrícola e gestão comercial.
-Financiamento de 50 ambientes protegidos para a produção
-Jornadas de negociação com AF.
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