Problema Solucionado
A iniciativa surgiu da necessidade em desenvolver um projeto ambiental para a Assessoria de Meio Ambiente do Distrito LD-6 de Lions Clubes Internacional, na cidade de Umuarama, sob a responsabilidade da professora Inês Lourenço Augusto. Deveria ser uma proposta viável a qualquer comunidade, com baixo custo e de fácil entendimento.
Atualmente, com o sucesso do projeto, várias comunidades já demonstraram interesse em desenvolvê-lo. Em recente evento do Lions Internacional, realizado em Seatlle (USA), o projeto Árvores da Vida foi escolhido como o melhor projeto ambiental desenvolvido atualmente no mundo, dada sua originalidade, eficácia, simplicidade (pode ser executado em qualquer comunidade) e baixo custo (acessível a todos). Além disso, ele também é responsável por despertar a consciência ecológica das crianças, os verdadeiros responsáveis pelo futuro e preservação do nosso planeta.
Descrição
O processo de conscientização ambiental ocorre dentro da escola e possui uma metodologia transdisciplinar. A partir da interação entre disciplinas de geografia, ciências e artes e contando com a parceria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), os estudos sobre arborização e reflorestamento passam a integrar a vida dos alunos. Esse processo ocorre de acordo com as seguintes etapas:
1. Visitas de alunos e professores às vias públicas, buscando conhecer os espaços arborizados e possíveis áreas para plantio, bem com as áreas a serem reflorestadas;
2. Observação dos problemas causados pelo plantio inadequado de árvores, o que provoca a destruição de calçadas;
3. Análise do espaçamento correto para o plantio das árvores.
Posteriormente, participando de palestras realizadas por representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), os estudantes recebem informações básicas sobre árvores urbanas, tipos de vegetação, tipos de solo, micro-organismos, etc. A partir dessas informações, os alunos realizam pesquisas sobre espécies de plantas, a preparação de solo e o processo de plantio, ampliando seus conhecimentos sobre os temas.
Após a pesquisa, as professoras das disciplinas de Ciências e Geografia, parceiras do projeto, desenvolvem com os alunos o processo de preparação do solo e cultivo das mudas. Da mesma forma, a professora da disciplina de artes trabalha com a decoração das embalagens e produção de cartões de felicitação (enviados no ato da entrega das mudas). A professora de Língua Portuguesa contribui com a produção de textos e poesias sobre o tema “arborização”.
Com a implantação de uma estufa, as mudas são preparadas em colaboração entre alunos, professores e funcionários da escola. É imprescindível a participação de todos. O acondicionamento das mudas é feito em embalagens de material reciclado, decoradas criativamente pelos alunos. Essas ações despertam o interesse deles pelo reflorestamento e a necessidade de buscar alternativas para a melhoria da condição ambiental da cidade, bem como do planeta. As mudas são entregues às assistentes sociais de hospitais e maternidades, elas as distribuem aos pais dos recém-nascidos e estes, por sua vez, podem plantá-las em sua residência ou em uma praça, homenageando as crianças recém-nascidas no município de Umuarama.
Em recente evento do Lions Internacional realizado em Seatlle (USA), o projeto Árvores da Vida foi escolhido como o melhor projeto ambiental desenvolvido atualmente no mundo, dada sua originalidade, eficácia, simplicidade (pode ser executado em qualquer comunidade) e baixo custo (acessível a todos). Também é relevante seu papel em despertar a consciência ecológica das crianças, os verdadeiros responsáveis pelo futuro e pela preservação do nosso planeta.
Recursos Necessários
Os recursos necessários são:
- Sombrite;
- Palanque;
- Ferro Tubular ½ polegada;
- Arame;
- Mangueira ½ polegada;
- Bicos p/ irrigação;
- Registros ½ polegada;
- Vigas;
- Tábuas;
- Prego 18x24;
- Substrato;
- Tubetes;
- Bandeja p/ tubete;
- Combustível (entrega das mudas).
Resultados Alcançados
Cerca de 2.500 recém-nascidos e suas famílias receberam mudas de árvores. Ademais, cerca de 750 alunos de ensino fundamental e adolescentes participaram do processo de estudos e de plantio das mudas.
Em relação a resultados qualitativos, observa-se que a metodologia transdisciplinar de conscientização ambiental auxiliou os alunos a compreenderem que a manutenção da vida no planeta está intimamente relacionada com a existência das árvores, pois elas possuem uma grande importância nos diversos processos ecológicos, auxiliando a conservação do ambiente em equilíbrio.
Faz-se necessário oferecer ao educando, além da maior diversidade possível de experiências, uma visão abrangente sobre as diversas realidades e uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais.
Deste modo, para que se obtenham os benefícios ambientais gerados pela arborização urbana, os saberes adquiridos na escola (através da proposta de Educação Ambiental que contempla a observação, pesquisa, debates e plantios) constitui uma significativa estratégia para o exercício da cidadania e para a formação ética. Ela favorece a construção de uma conduta social preocupada com a sustentabilidade e o meio ambiente.
O exercício da participação em diferentes instâncias (desde atividades dentro da própria escola, até as atividades em campo) foi fundamental para contextualizar a aprendizagem. O trabalho foi muito bem aceito por todos os docentes, equipe pedagógica, funcionários e direção da escola.
A construção de uma estufa na escola possibilitou a disseminação do projeto, estendendo o trabalho para além da entrega de mudas aos pais dos recém-nascidos da cidade. Pais, professores e funcionários foram envolvidos na proposta e levaram mudas para plantar em suas residências e, até mesmo, aos vizinhos. Pequenos agricultores também têm se beneficiado do projeto. Eles levam mudas de cedro, gurucaia, pau-brasil e ipê às suas propriedades no intuito de reflorestá-las.
Alunos envolvidos construíram pequenas estufas em suas residências e levaram seu aprendizado à família e vizinhos. Também a Praça Vicente Palotti foi completamente arborizada.
Atualmente o Projeto Árvores da Vida distribui mudas às crianças batizadas na Paróquia São José Operário, em Umuarama PR. No ato da entrega é feito uma explicação sobre a finalidade do projeto, com o objetivo de despertar nos pais o envolvimento do recém nascido com o meio ambiente.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Licuri: Geração De Renda E Sustentabilidade Ambiental
Barragem Subterrânea Transformando Vidas No Médio Sertão De Alagoas
Bioconstrução Comunitária Em Povos E Comunidades Tradicionais