Problema Solucionado
A pertinência e a importância da atuação dos jovens nos espaços de socialização e aprendizagem é notória. São nestes espaços que os jovens vivem e evoluem como cidadãos autônomos, organizados e com projetos de vida. Neste sentido, a questão da profissionalização se apresenta como um grande desafio do processo de construção da autonomia dos jovens. Não há discussões destinadas a identificar e dar respostas a estas demandas juvenis, suas inquietações, anseios e necessidades sociais.
Ser jovem, como ser criança ou velho, não é apenas uma etapa de vida, é a própria vida e, como tal, os jovens precisam estar inseridos na sociedade a qual pertencem.
Descrição
A Trupe Circus desenvolveu uma metodologia de aprendizado de arte-educação, atrelada a pedagogia do circo social, que trabalha aspectos sociopolíticos e culturais relacionados à juventude e às condições em que os jovens das periferias urbanas vivem, a partir de trabalhos artísticos (áreas de circo, teatro, dança e música, montagem e apresentações dos espetáculos) e pedagógicos.
A ideia é que, a partir desse processo de formação, os jovens sejam preparados para o diálogo, expressão e discussão sobre políticas públicas adequadas a eles. Aliado a isso, a Trupe Circus busca gerar, a partir do processo de formação interativo, contribuições para o desenvolvimento humano da juventude das periferias, que precisa ser entendida não apenas como um problema a ser resolvido, mas como um nicho de potencialidades para o desenvolvimento humano, de forma mais justa, humana e igualitária.
A pedagogia do circo social está voltada para a expansão da autonomia como algo inseparável do reconhecimento, da reciprocidade e da solidariedade. Entende-se que a arte circense, frente a este público jovem, vem cumprindo um papel importantíssimo de agregação, sociabilidade, apreensão, leitura e transformação do mundo. As expressões artísticas permitem uma constante relação do ser emocional e racional do indivíduo, propiciando-lhe continuamente o confronto com situações cujos elementos retratam simbolicamente a realidade e expressam as necessidades do indivíduo de se posicionar diante dela. Os procedimentos desta intervenção e a concentração dos esforços é sobre a aquisição de variados conhecimentos artísticos e culturais para os jovens que se desenvolvam através da pedagogia do circo social.
Os procedimentos/meios para comunicar a pedagogia do circo social é focado na execução, pelos jovens, das atividades de agentes sociais, criadores e gestores de seus processos artísticos e pedagógicos no mercado artístico, cultural, educativo e social, com ênfase na constituição e gestão de seus projetos de vida. É através destes procedimentos que estes jovens tornam-se autônomos e podem seguir suas vidas, a partir do seu ensino/aprendizagem com o circo social, o que, por si só, garante a comunicação do potencial do circo social como uma proposta pedagógica que forma para a vida, propiciando uma aprendizagem mútua e transformadora tanto dos sujeitos quanto da sociedade.
São desenvolvidos com os jovens oficinas de teatro, dança e música, práticas de circo, etc. Todos os espetáculos são apresentados gratuitamente em escolas públicas, associações comunitárias e ONGs e, a partir dos espetáculos, abre-se um debate sobre as condições de vida dos jovens nas periferias urbanas, definindo caminhos e propondo o desenvolvimento de políticas públicas para minimizar os impactos negativos da violência urbana sobre a juventude.
Recursos Necessários
Os recursos necessários são:
- Espaço apropriado para atividades de treinos, ensaios e formações na área da arte-educação, mais especificamente de circo;
- Espaço adequado para as apresentações, encontros e debates entre os jovens (camarins feminino e masculino, refeitório e sanitários com chuveiros);
- Materiais e equipamentos de circo de todo tipo, para atividades de acrobacia de solo, acrobacia aérea, equilíbrio em todas as modalidades (rola-rola, corda bamba, perna de pau), malabares;
- Equipamentos de som e de luz para as apresentações;
- Equipamentos de informática para comunicação dos jovens.
Resultados Alcançados
Considerando o desejo de se especializar nesse tipo de educação, a Trupe Circus priorizou a montagem coletiva de espetáculos de circo-teatro (Brincadeiras no Picadeiro, Elementos, Estradas Cruzadas no Circo, Vendedor de Caranguejo, Presepadas e Ilusão - Um Ensaio Melodramático Circense).
A Trupe, por meio de seus espetáculos, participou de inúmeros festivais de artes cênicas no país e recebeu alguns prêmios (como o de melhor espetáculo infantil, melhor figurino, melhor trilha sonora original e melhor iluminação para “O Vendedor de Caranguejo”, no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos em 2005).
A Trupe Circus também foi vencedora, por quatro anos consecutivos, do Prêmio de Estímulo ao Circo da Funarte do Ministério da Cultura (MINC) nos anos 2004, 2005, 2006 e 2010. Os resultados dessas ações educativas renderam a Escola de Circo o reconhecimento de melhores práticas pedagógicas dos Pontos de Cultura e, em 2009, o Prêmio Escola Viva.
Por conta do trabalho pedagógico de formação profissional na área do circo social com a Trupe Circus, a escola Pernambuco de circo (EPC) é a instituição articuladora a Rede Circo do Mundo-Brasil na área da formação de educadores e artistas de circo social. Esta Rede surgiu em 1999 numa parceria com o Cirque du Soleil dentro de suas ações com o Programa de Circo Social desenvolvido em mais de 19 países.
Ademais, destaca-se a inserção dos jovens no mercado artístico, cultural e pedagógico. Essa inserção no mercado de trabalho, a partir da Trupe Circus, também representa a geração de renda dos jovens integrantes da Trupe Circus que vivem integralmente da renda do seu trabalho com a arte-educação.
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