Objetivo
Impactar positivamente na educação e na renda de professores, educadores e treinadores brasileiros e na educação integral de crianças e jovens, focando no desenvolvimento intencional de competências e habilidades de cinco naturezas: emocional, social, física, técnica e tática, ensinando o esporte para toda a vida.
Problema Solucionado
A tecnologia social do Sport for Development contribui diretamente para a vida de profissionais de esporte e educação de todo o Brasil. Na sua maioria, esses indivíduos atendem crianças e jovens que vivem em constante violação dos seus direitos constitucionais e/ou desigualdades sociais persistentes. No Norte e Nordeste brasileiros, em especial, a maioria deles não possui diploma de curso superior ou não tem incentivo à educação continuada, quiçá concluíram o ensino médio, o que diminui consideravelmente suas oportunidades de emprego e renda. A carência de qualificação profissional também impacta no desenvolvimento biopsicossocial de crianças e jovens atendidas por eles. Uma iniciação esportiva equivocada, por exemplo, resulta em adultos lesionados fisicamente, com baixa autoestima e não ativos, esta última contribuindo para a obesidade. Pesquisa recente do Ministério da Saúde (2017) afirma que mais da metade da população brasileira tem sobrepeso ou é obesa, sendo 53% dos adultos entre 18 e 24 anos.
Descrição
As agências internacionais, as organizações públicas e da sociedade civil do mundo inteiro vêm trilhando novos caminhos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O esporte é um destes instrumentos, e foi reconhecido internacionalmente pela Resolução 58/5 da ONU em 2003 como “um meio de promover a educação, a saúde, o desenvolvimento e a paz”. A Agenda Pós-2015 salienta igualmente a importância do esporte como precursor para o desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, tendo a década esportiva no Brasil como "plano de fundo", o governo alemão, em meados de 2012, aproveitou o enorme potencial do “Esporte para o Desenvolvimento” para alcançar suas metas de desenvolvimento. Paralelamente ao seu papel importante na área da educação, o esporte pode ser usado como instrumento transversal em projetos e programas nas áreas de promoção da saúde, prevenção do HIV, igualdade de gênero, prevenção da violência, prevenção e mediação de conflitos, boa governança, inclusão e mudança social, meio ambiente e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Em parceria com o Instituto Esporte Mais - IEMais, que atualmente lidera a disseminação da tecnologia social no país, e outras OSCs brasileiras, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH iniciou um importante passo rumo à concretização desse objetivo de desenvolver tecnologias sociais para o uso do esporte no desenvolvimento humano, realizando, entre 2012 e 2014, diversas visitas, workshops, reuniões e festivais esportivos em diferentes cidades brasileiras, com participação de OSCs, governos, educadores/as, lideranças comunitárias, crianças e jovens, resultando na Sport for Development, que reúne métodos e ferramentas didáticos-pedagógicos, off-line e online, com o objetivo de impactar positivamente na educação e na renda de professores, educadores e treinadores brasileiros e na educação integral de crianças e jovens, focando no desenvolvimento intencional de competências e habilidades de cinco naturezas: emocional, social, física, técnica e tática, ensinando o esporte para toda a vida.
Dentre as metodologias dessa tecnologia social destacamos a "Treino Social - Aprendendo no campo, vencendo na vida", que através dos treinos de futebol estimula em crianças e jovens importantes habilidades para a vida que, além de beneficiarem o desenvolvimento físico, contribuem para seu crescimento pessoal. O treino os edifica, eleva a autoestima, desperta a criatividade, ensina-os a encontrar soluções, a lidar com momentos difíceis e desenvolve suas qualidades de liderança na equipe. Por meio de capacitações do Treino Social, consideramos com as educadoras/treinadoras e educadores/treinadores que realizar o sonho de ser um(a) jogador(a) profissional não é o mais importante: por meio do esporte, todos podem adquirir capacidades e valores que os sustentam em toda sua vida.
Em 2018 foi inaugurada uma nova fase da tecnologia, tendo em vista a saída do financiamento da Cooperação Alemã/GIZ, a Sport for Development tem agora o desafio de consolidar sua sustentabilidade, qualidade, eficácia e baixo custo, mantendo, especialmente, sua característica colaborativa. Para isto, foi criado um Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), gerido por cinco organizações voluntárias, representantes das cinco macrorregiões brasileiras: Instituto Esporte Mais (Nordeste), Instituto Atleta Bom de Nota (Sul), Panter (Norte), Ajax (Centro-Oeste) e Associação Pró-Esporte e Cultura (Sudeste), mais inúmeros parceiros locais e institucionais, com destaque para a REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, maior rede de esporte do país, que atualmente reúne 116 instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e que juntas realizam mais de 400.000 atendimentos diretos por ano.
Em 2019, o Instituto Esporte Mais criou, para continuidade dos trabalhos no Brasil e na América Latina, a Escola de Educadores, escola de ensino presencial e online que desenvolve inteligências em professores de educação física, tornando-os Professores Educadores (http://professoreseducadores.com/).
Recursos Necessários
Tecnologia (desenvolvimento de aplicativo e plataforma de educação).
Resultados Alcançados
1- Realização de 3 capacitações de Master Trainers, com 35 novos facilitadores e 1.407 profissionais de esporte e educação treinados no Brasil.
2- Impacto em mais de 50 mil crianças e jovens (aumento dos atributos de competências socioemocionais, como autoestima e motivação; diminuição da evasão escolar; fomento de uma cultura de paz outros).
3- Realização de cursos da metodologia "Treino Social - Aprendendo no campo, vencendo na vida" no exterior, tais como Moçambique, Colômbia, Alemanha, África do Sul.
4- Publicação de 2 manuais do Treino Social: Manual 1 – para indivíduos que atuam com crianças entre 6 e 13 anos; e Manual 2 – para indivíduos que trabalham com adolescentes a partir de 14 anos de idade (2014, 2016).
5- Elaboração de 2 guias complementares (versão draft), sendo um para utilização do Treino Social em Modalidades Esportivas Coletivas e outro para Inclusão de Pessoas com Deficiência no esporte (2016).
6- Produção de 1 Jogo da Memória educativo.
7. Colaborações à metodologia "Futebol para o Desenvolvimento".
8- Monitoramento e avaliação de impacto em projetos-piloto de implementação da metodologia Treino Social no Rio de Janeiro, junto as ONGs Instituto Bola pra Frente e Instituto Promundo, com atendimento de mais de 1.400 crianças e adolescentes (2014-2016).
11- Registros de implementação da metodologia Treino Social em programas e projetos da iniciativa privada e/ou pública nos estados do AM, CE, RJ, PR e DF, com até 50 mil crianças e jovens beneficiados indiretamente (2014-2017).
12- Geração de uma rede entre profissionais do esporte e da educação, professores, educadores, treinadores, ONGs, lideranças comunitárias, governos, empreendedores, estudantes, entre outros.
Público atendido
Crianças
Jovens
Professores do ensino basico
Professores do ensino fundamental
Professores do ensino medio
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores