Objetivo
Impactar positivamente na educação e na renda de professores, educadores e treinadores brasileiros e na educação integral de crianças e jovens, focando no desenvolvimento intencional de competências e habilidades de cinco naturezas: emocional, social, física, técnica e tática, ensinando o esporte para toda a vida.
Problema Solucionado
A tecnologia social do Sport for Development contribui diretamente para a vida de profissionais de esporte e educação de todo o Brasil. Na sua maioria, esses indivíduos atendem crianças e jovens que vivem em constante violação dos seus direitos constitucionais e/ou desigualdades sociais persistentes. No Norte e Nordeste brasileiros, em especial, a maioria deles não possui diploma de curso superior ou não tem incentivo à educação continuada, quiçá concluíram o ensino médio, o que diminui consideravelmente suas oportunidades de emprego e renda. A carência de qualificação profissional também impacta no desenvolvimento biopsicossocial de crianças e jovens atendidas por eles. Uma iniciação esportiva equivocada, por exemplo, resulta em adultos lesionados fisicamente, com baixa autoestima e não ativos, esta última contribuindo para a obesidade. Pesquisa recente do Ministério da Saúde (2017) afirma que mais da metade da população brasileira tem sobrepeso ou é obesa, sendo 53% dos adultos entre 18 e 24 anos.
Descrição
As agências internacionais, as organizações públicas e da sociedade civil do mundo inteiro vêm trilhando novos caminhos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O esporte é um destes instrumentos, e foi reconhecido internacionalmente pela Resolução 58/5 da ONU em 2003 como “um meio de promover a educação, a saúde, o desenvolvimento e a paz”. A Agenda Pós-2015 salienta igualmente a importância do esporte como precursor para o desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, tendo a década esportiva no Brasil como "plano de fundo", o governo alemão, em meados de 2012, aproveitou o enorme potencial do “Esporte para o Desenvolvimento” para alcançar suas metas de desenvolvimento. Paralelamente ao seu papel importante na área da educação, o esporte pode ser usado como instrumento transversal em projetos e programas nas áreas de promoção da saúde, prevenção do HIV, igualdade de gênero, prevenção da violência, prevenção e mediação de conflitos, boa governança, inclusão e mudança social, meio ambiente e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Em parceria com o Instituto Esporte Mais - IEMais, que atualmente lidera a disseminação da tecnologia social no país, e outras OSCs brasileiras, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH iniciou um importante passo rumo à concretização desse objetivo de desenvolver tecnologias sociais para o uso do esporte no desenvolvimento humano, realizando, entre 2012 e 2014, diversas visitas, workshops, reuniões e festivais esportivos em diferentes cidades brasileiras, com participação de OSCs, governos, educadores/as, lideranças comunitárias, crianças e jovens, resultando na Sport for Development, que reúne métodos e ferramentas didáticos-pedagógicos, off-line e online, com o objetivo de impactar positivamente na educação e na renda de professores, educadores e treinadores brasileiros e na educação integral de crianças e jovens, focando no desenvolvimento intencional de competências e habilidades de cinco naturezas: emocional, social, física, técnica e tática, ensinando o esporte para toda a vida.
Dentre as metodologias dessa tecnologia social destacamos a "Treino Social - Aprendendo no campo, vencendo na vida", que através dos treinos de futebol estimula em crianças e jovens importantes habilidades para a vida que, além de beneficiarem o desenvolvimento físico, contribuem para seu crescimento pessoal. O treino os edifica, eleva a autoestima, desperta a criatividade, ensina-os a encontrar soluções, a lidar com momentos difíceis e desenvolve suas qualidades de liderança na equipe. Por meio de capacitações do Treino Social, consideramos com as educadoras/treinadoras e educadores/treinadores que realizar o sonho de ser um(a) jogador(a) profissional não é o mais importante: por meio do esporte, todos podem adquirir capacidades e valores que os sustentam em toda sua vida.
Em 2018 foi inaugurada uma nova fase da tecnologia, tendo em vista a saída do financiamento da Cooperação Alemã/GIZ, a Sport for Development tem agora o desafio de consolidar sua sustentabilidade, qualidade, eficácia e baixo custo, mantendo, especialmente, sua característica colaborativa. Para isto, foi criado um Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), gerido por cinco organizações voluntárias, representantes das cinco macrorregiões brasileiras: Instituto Esporte Mais (Nordeste), Instituto Atleta Bom de Nota (Sul), Panter (Norte), Ajax (Centro-Oeste) e Associação Pró-Esporte e Cultura (Sudeste), mais inúmeros parceiros locais e institucionais, com destaque para a REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, maior rede de esporte do país, que atualmente reúne 116 instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e que juntas realizam mais de 400.000 atendimentos diretos por ano.
Em 2019, o Instituto Esporte Mais criou, para continuidade dos trabalhos no Brasil e na América Latina, a Escola de Educadores, escola de ensino presencial e online que desenvolve inteligências em professores de educação física, tornando-os Professores Educadores (http://professoreseducadores.com/).
Recursos Necessários
Tecnologia (desenvolvimento de aplicativo e plataforma de educação).
Resultados Alcançados
1- Realização de 3 capacitações de Master Trainers, com 35 novos facilitadores e 1.407 profissionais de esporte e educação treinados no Brasil.
2- Impacto em mais de 50 mil crianças e jovens (aumento dos atributos de competências socioemocionais, como autoestima e motivação; diminuição da evasão escolar; fomento de uma cultura de paz outros).
3- Realização de cursos da metodologia "Treino Social - Aprendendo no campo, vencendo na vida" no exterior, tais como Moçambique, Colômbia, Alemanha, África do Sul.
4- Publicação de 2 manuais do Treino Social: Manual 1 – para indivíduos que atuam com crianças entre 6 e 13 anos; e Manual 2 – para indivíduos que trabalham com adolescentes a partir de 14 anos de idade (2014, 2016).
5- Elaboração de 2 guias complementares (versão draft), sendo um para utilização do Treino Social em Modalidades Esportivas Coletivas e outro para Inclusão de Pessoas com Deficiência no esporte (2016).
6- Produção de 1 Jogo da Memória educativo.
7. Colaborações à metodologia "Futebol para o Desenvolvimento".
8- Monitoramento e avaliação de impacto em projetos-piloto de implementação da metodologia Treino Social no Rio de Janeiro, junto as ONGs Instituto Bola pra Frente e Instituto Promundo, com atendimento de mais de 1.400 crianças e adolescentes (2014-2016).
11- Registros de implementação da metodologia Treino Social em programas e projetos da iniciativa privada e/ou pública nos estados do AM, CE, RJ, PR e DF, com até 50 mil crianças e jovens beneficiados indiretamente (2014-2017).
12- Geração de uma rede entre profissionais do esporte e da educação, professores, educadores, treinadores, ONGs, lideranças comunitárias, governos, empreendedores, estudantes, entre outros.
Público atendido
Crianças
Jovens
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Fundamental
Professores do Ensino Médio
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