Problema Solucionado
As bibliotecas enfrentam diversos desafios, tais como: falta de profissionais qualificados, falta de investimento em climatização dos espaços e em acessibilidade, além de diversas outras demandas de reforma conceitual, técnica e física além do desconhecimento a respeito do funcionamento de uma biblioteca como equipamento cultural, criando uma imagem negativa do mesmo. O foco que orienta essa ação consiste em torná-las modernas, atrativas e acessivas à comunidade. Dessa forma, surgiram os seguintes questionamentos:
• Como poderíamos auxiliar essas bibliotecas?
• Como orientar os agentes/bibliotecários dessas bibliotecas?
• Como tornar as bibliotecas atrativas ao público? Como formar novos leitores?
• Como promover acessibilidade a todos?
Das 154 bibliotecas cadastradas, aproximadamente 65% estavam desativadas ou em funcionamento precário. Pensando nisso, propomos dar início ao trabalho realizado pela equipe técnica do SEBPMT, composta por historiadores, pedagogos, letrólogos e bibliotecários que busca revitalizar as bibliotecas públicas do Estado, resgatando aquelas que estão esquecidas pelo poder público e pela comunidade.
Descrição
A revitalização é feita nos espaços físicos visando tornar um ambiente agradável, atrativo e acessível para comunidade.Ccom prazo máximo de 03 dias e em parceria com os municípios de Mato Grosso, que entra com contrapartida (mão de obra) para ajudar na etapa de revitalização, a comunidade também participa por meio do voluntariado, bem como os comerciantes que realizam a doação de materiais necessários à revitalização. Para cada uma das bibliotecas revitalizadas por meio deste projeto, será entregue 01 (um) kit de modernização; composto por 01 (um) Computador, 03 (três) puffs; 01 (um) tapete e, aproximadamente, 50 (cinquenta) livros em diversas áreas do conhecimento. O Encontro Regional (outra etapa do RevitalizaBibliotecasMT) tem por objetivo debater com os agentes bibliotecários e gestores sobre a organização e gestão das bibliotecas em relação ao atendimento informacional por meio das capacitações fornecidas e, ao final realizar uma aula prática nos espaços das bibliotecas com avaliação e sinalização do acervo.
CAPACITAÇÃO 1: DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES BÁSICAS: Organização e Gestão da Biblioteca Públicas.
CAPACITAÇÃO 2: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO: Classificação e Sinalização de Acervos e Democratização da Informática.
AULA PRÁTICA: espaços das bibliotecas.
Tempo de duração dos Encontros/Revitalizações: 03 dias.
OFICINA 1: Contação de Histórias
O tema central da oficina é sobre a arte de contar história e seus desdobramentos na Arte, na Educação e cultura. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática as inúmeras possibilidades de contar histórias. Através de dinâmicas, troca de experiências, roda de histórias e discussões, a oficina aborda: sugestões de estratégias de práticas narrativas, utilização de recursos disponíveis, apresentação e representação de histórias. A oficina prioriza o contato com o lúdico em sala de aula e outros espaços de leitura.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• A Arte de Contar Histórias;
• O contador de Histórias: formação, preparação e vivência;
• Sugestões de leitura, estratégias de práticas narrativas, utilização de recursos, disponíveis, apresentação e representação de histórias;
• Elaboração, criação e montagem de trabalhos narrativos;
• A reflexão sobre o Contador de Histórias na Arte e na Educação.
OFICINA 2: Formação: Mediação de leitura em bibliotecas públicas
O incentivo à leitura, mediante atividades de mediação, depara-se com novos suportes informacionais que requerem cada vez mais práticas leitoras apropriadas. É importante que pais, docentes, bibliotecários e demais agentes responsáveis pela formação de leitores tenham consciência sobre os benefícios do desenvolvimento da leitura. As competências adquiridas através das práticas sociais de leitura e escrita nos espaços das bibliotecas públicas podem auxiliar no desenvolvimento humano na sociedade letrada, garantindo sobrevivência e convivência social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Apresentar formas de atividades de mediação da leitura que podem ser implementadas em bibliotecas públicas.
OFICINA 3: Leitura e Escrita em Braille
Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo Francês Louis Braille no ano de 1825 em Paris. O Braile é um alfabeto convencionais, cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo, identificados pela pessoa com deficiência visual, por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.
Oferecer e oportunizar aos participantes a teoria e prática do Ensino do Sistema Braille, tornando o processo de aprendizagem mais interessante, dinâmico e prazeroso, compreendendo o significado da leitura e escrita como atividade que lhes permita comunicar-se, transformando-os em seres participativos na sociedade. A leitura e a escrita são meias de comunicação essenciais para a vida de todas as pessoas, sejam elas crianças, jovens e adultos. O conhecimento do respectivo código e sua correta utilização deve constituir um objetivo permanente para todos, de forma a facilitar à assimilação de padrões propiciadores da melhoria do nível e desempenho do Deficiente Visual, quer na escrita e ou na leitura. Objetivo oportunizar aos alunos a teoria e prática do Ensino do Sistema Braille, tornando o processo de aprendizagem mais interessante, dinâmico e prazeroso, compreendendo o significado da leitura e escrita como atividade que lhes permita comunicar-se, transformando-os em seres participativos no mundo que os cerca.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Breve Histórico sobre o Sistema Braille;
• A importância da Alfabetização Braille no Processo da Pessoa com Deficiência Visual;
• Manuseio da Reglete e Punção;
• Apresentação da Sela Braille;
• Transcrição do Sistema Braille em Tinta;
• A importância do Sistema Braille no processo de Alfabetização e Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual.
Recursos Necessários
Sala com equipamentos adequados para estruturação física do SEBPMT. (05 Computadores, 02 Notebooks, 01 Impressora colorida, 01 Máquina Fotográfica, 01 Data Show)
- Apostila do conteúdo das oficinas ;
- Reglete;
- Punção;
- Prancheta;
- Sela Braille;
- Contratação de 02 (dois) profissionais capacitados e com experiência comprovada para ministrar a oficina (tendo em vista que o ministrante da Oficina de Leitura e Escrita em Braille é um servidor da Biblioteca);
Para cada uma das bibliotecas revitalizadas por meio deste projeto, será entregue 01 (um) kit de modernização composto por:
- 01 (um) Computador;
- 03 (três) puffs;
- 01 (um) tapete; e
- 50 (cinquenta) livros em diversas áreas do conhecimento.
Material para divulgação do projeto (dos encontros regionais, oficinas e capacitações):
- Banner informativo do evento;
- Camisetas para os responsáveis pelo projeto;evento (incluindo os capacitadores e ministrantes das oficinas).
Material a ser fornecido aos alunos para um bom acompanhamento dos treinamentos, composto por:
- Bloco de anotações;
- Caneta;
- Apostila (uma por aluno de cada oficina e capacitação).
Resultados Alcançados
Foi realizado um diagnóstico situacional a partir das visitas técnicas realizadas entre 12/2016 e 12/2018. Chegaram aos seguintes resultados:
• 132 bibliotecas vistoriadas em 131 Municípios;
• 63 bibliotecas fechadas;
• 38 em funcionamento irregular;
• 31 bibliotecas desativadas (bibliotecas que funcionavam somente como depósitos de livros);
(A partir disso foi identificado que o problema central é a falta de profissionais habilitados, pessoas capacitadas, além de espaço atrativo a fim de atrair o público).
Resultados alcançados a partir do RevitaBibliotecasMT:
• 40 Bibliotecas reabertas;
• 10 em processo de reabertura;
• 16 revitalizadas e reformuladas.
• 117 bibliotecas mapeadas/comprovadas;
• 27 bibliotecas reativadas ( bibliotecas que funcionavam somente como depósitos de livros);
• 102 Bibliotecas Fiscalizadas.
• Realização de 15 encontros para capacitação de agentes de bibliotecas;
• Conferencia Estadual de Cultura;
• 9 encontros regionais de Bibliotecas Públicas realizados nos polos.
O projeto teve resultado no aumento de envolvimento dos bibliotecários com a comunidade. Algumas delas já estão criando políticas públicas como por exemplo a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Santana do Município de Juína/MT que ampliou a participação dos jovens no cotidiano da biblioteca e nos pontos de leitura. A iniciativa deu origem ao primeiro Conselho Municipal de Juventude do município, com caráter consultivo e deliberativo rumo as políticas públicas sociais e culturais, com orçamento próprio e 20 representantes eleitos, além das Marchas da Juventude, tem ainda em andamento a criação do Plano Municipal do Livro e Leitura, demonstrando sua buscar por torna-se uma biblioteca efetivamente inserida na comunidade, cumprindo o objetivo do Projeto RevitaBibliotecasMT que é envolver o município e a comunidade.
Comentários