Problema Solucionado
O agricultor familiar que vive na zona rural e desenvolve suas atividades de produção de subsistência sempre tem, em sua pequena propriedade, pequenos animais como galinhas, perus, cabras e até cães. Pelas dificuldades alimentares por que passam estes animais e pelos instintos dos mesmos, todos os recantos de uma propriedade rural é constantemente revirada pelos mais diversos motivos, mas principalmente em busca de comida.
Nas pequenas propriedades também há uma relativa quantidade de matéria orgânica verde proveniente de podas de frutíferas ou palhas secas após a colheita. Parte desta matéria orgânica é queimada à falta de orientação. Nos casos, que já são em quantidade considerável, em que o agricultor já foi educado a reaproveitar esta matéria como adubo natural para as suas plantas, há o problema dos animais que ciscam muito e espalham folhas e galhos por todos os lados não deixando com que estes restos se decomponham (ou pelo menos dificultando a decomposição dos mesmos).
Os pequenos agricultores, pela falta de recursos financeiros e por questões de formação, não produzem nutrientes seja através de processos de compostagem pois consideram processos complexos.
Descrição
O Protetor de Umidade para Frutíferas consiste na instalação de uma tela, seja ela de metal, plástico ou madeira (estrutura entrançada) que consegue prender toda a folhagem, galhos, capins que coloca-se embaixo da mesma fazendo com que esta quantidade de matéria orgânica fique protegida contra a ação de animais que tentam se alimentar da mesma. Esta tela é instalada na área do raio (área que a planta faz sombra). Com o uso desta tela, pode-se colocar matéria orgânica constantemente para que se decomponha e se torne nutriente para fruteiras ou árvores ornamentais.
Atrelado a ao fator de aproveitamento da matéria orgânica que poderia ser desperdiçada na natureza, outro ponto importantíssimo é a manutenção da umidade no sistema radicular da planta onde ele for instalado. Em muitas regiões os solos são pobres, rasos e as precipitações pluviométricas não são suficientes para uma captação de água adequada pelas raízes, o que torna quaisquer meios de aproveitamento e prolongamento umidade essencial para melhorar a produção e até promover a sobrevivência de alguns vegetais.
Esta tecnologia social é na verdade uma cobertura morta e ela tem como problema central o fato de a matéria orgânica produzida na propriedade ser espalhada por muitos locais, ser levada pelos ventos, não se decompondo onde seja útil, ou seja, onde hajam raízes que absorvam os nutrientes nos quais elas se tornam.
É construída e implantada de forma bastante simples exigindo apenas a mão de obra de uma pessoa e a disposição de materiais simples até muitas vezes de descarte na propriedade rural.
Recursos Necessários
São diversos os recursos materiais que podem ser empregados para a implementação de uma unidade desta tecnologia social. Porém, dependendo do material utilizado, esta unidade pode carecer de manutenção mais frequentemente do que outra construída com outro material.
Então, para cada unidade podemos utilizar:
Tela de arame (metal)
Tela de plástico (industrializada)
Tela de PET (feita a partir de garrafas PET)
Madeira descartada
Cipós (fibras naturais) colhidas na propriedade
Tornos para prender as telas (que podem ser de madeira ou metal)
Pedras para prender as telas (que podem ser retiradas da propriedade)
Resultados Alcançados
Implantamos O Protetor de Umidade para Frutíferas em algumas comunidades rurais e até em quintais de residências na zona urbana e tivemos resultados bastante satisfatórios.
Das unidades implantadas na zona rural tivemos:
Registro de maior produção de pinha, mamão e graviola.
Medição de permanência de umidade no solo no raio da sombra da planta por mais tempo que nas frutíferas onde não havia a tecnologia instalada;
Redução de até 50% de queimadas de restos de folhas e galhos nas comunidades onde a tecnologia foi implantada.
Das unidades implantadas nos quintais (muros) na zona urbana tivemos:
Melhor higiene (limpeza) nas áreas de terras destes quintais pela concentração de folhas embaixo da tela;
Melhores condições para se criar animais como galinhas e cães nestes quintais;
maior produção de mangueiras e mamoeiros.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores