Problema Solucionado
Em parte da área urbana localizada dentro da APA não é possível fazer o esgotamento sanitário e das águas pluviais em função do relevo da região.Esta situação se agrava pelo comportamento da população quanto à destinação dos resíduos sólidos domésticos, onde era corriqueiro encontrar grande quantidade de lixo espalhado pelos lotes, ruas e terrenos baldios, colocando em risco a saúde da população e contaminando as nascentes próximas. A implantação do projeto ocorreu em tempo oportuno para evitar um risco iminente de degradação desta área. E ainda, as inúmeras famílias residentes nesta região, em sua grande maioria dispõem de uma renda baixa e apresentam situação de vulnerabilidade social, dificultando o acesso a uma qualidade de vida adequada, principalmente do ponto de vista nutricional. Além do controle do problema ambiental, este projeto possibilita levar até a população alimentação saudável , gerando renda para os catadores de materiais recicláveis e pequenos produtores rurais.
Descrição
O projeto “LIXO QUE VALE” é sustentado por um tripé, o ambiental, econômico e o social. Ambiental, pois minimiza os danos ambientais nas nascentes do Rio Piava e mantém os bairros limpos evitando a proliferação de vetores. Econômico, pois gera renda com a comercialização dos materiais recicláveis coletados. Social, pois gera emprego, conscientização e melhoria na qualidade de vida das pessoas participantes e envolvidas com o projeto. A principal etapa deste projeto foi a sensibilização da população a fim de despertar para a necessidade de contribuir com a limpeza do meio ambiente a fim de que todos possam usufruir de um meio ambiente agradável, com água potável em abundância e livre de contaminações. A partir desta conscientização acontecem as etapas propriamente ditas do projeto. A primeira etapa é a coleta dos resíduos sólidos, que cuida da limpeza das casas, quintais, terrenos e vias, onde a população separa os recicláveis e a equipe de coleta passa uma vez por semana na ruas principais dos bairros. Neste momento acontece a pesagem e a troca dos recicláveis por "moedas verdes", um tipo de dinheiro fictício que somente tem valor para a aquisição de alimentos hortifrutigranjeiros, que compreende a etapa seguinte do projeto. O resíduo reciclável é separado em quatro grupos distintos, a saber:Grupo 1: Jornais, revistas, listas telefônicas, folhetos, folhas de rascunho e cadernos, papéis de embrulho, caixas de papelão, de leite e suco, plásticos, embalagens de alimentos, produtos de beleza, de limpeza, tampas. Grupo 2: Plásticos duros, bacias, baldes, Grupo 3: Garrafas de vidro, vidros de conserva, copos, cacos, jarros de vidro; Grupo 4: Sucatas, latas de bebida, latas de alimentos, aço, latas de produtos de beleza.Cada grupo possui um valor de troca específico.
Esse material coletado é destinado para a COOPERUMA-Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama que recebe o material, faz a triagem, separação, prensagem e venda do material, gerando renda para as 35 famílias cooperadas.
A etapa seguinte é a troca das moedas verdes pelo alimento, que acontece a cada quinze dias, em local fixo de fácil acesso à população. O local de realização das feiras possui infraestrutura básica, sendo coberto, com piso, água e banheiro. Na feira os alimentos ficam dispostos em bancas e as pessoas podem escolher e adquirir o que necessitam para atender as necessidades de sua família. Parte destes alimentos, saudáveis e frescos, são provenientes dos produtores rurais cooperados da COOPERU- Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama, que realiza a aquisição dos mesmos e repassa ao Banco de Alimentos Municipal que por sua vez realiza a doação ao projeto LIXO QUE VALE. A outra parte é repassada pelo Banco de Alimentos do Município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, onde o Governo Federal compra por meio da Prefeitura Municipal, os alimentos diretamente dos produtores rurais do município devidamente cadastrados no programa..
Três anos depois de sua implantação, o projeto foi ampliado e passou a atender também o Parque Industrial, que compreende quatro bairros de Umuarama com maioria da população de baixa renda e família em vulnerabilidade social. Ali também a iniciativa registrou incomputáveis resultados positivos. Dessa forma, os moradores foram engajados em uma causa importante e ao mesmo tempo, recebem subsídios para uma melhor qualidade de vida.
Recursos Necessários
Recursos Materiais: 02 caminhões para coleta dos resíduos sólidos, bags para armazenamento do resíduo reciclável; 04 balanças para pesagem; 01 caminhão para transporte dos alimentos da feira; 01 veículo para transporte de funcionários; 05 mesas para a montagem da feira, moedas verdes, caixas plásticas para acomodar os alimentos, 02 balanças para pesagem dos alimentos, 02 mesas para fechamento da compra, 01 mesa para recepção, 06 cadeiras, 02 calculadoras, fichas de controle de entrega do alimento.
Resultados Alcançados
Este projeto apresenta resultados imensuráveis e muito satisfatórios, a começar pela adesão da população, que abraçou a ideia e hoje desfruta de uma vida muito melhor. O meio ambiente teve um ganho significativo, pois não vemos mais lixo e materiais recicláveis jogados nas ruas e terrenos baldios, os bueiros estão limpos, houve redução na proliferação de vetores causadores de doenças, tais como: ratos, baratas, escorpiões, caramujos africanos e principalmente o mosquito transmissor da Dengue, Aede Aegypti, desde a implantação do projeto o LIRA do bairro tem índice 0. Houve também diminuição dos resíduos da área da APA do Rio Piava, pode-se notar crescimento na produção rural para atender a demanda das feiras verde, constatou-se melhoria na renda dos cooperados da COOPERUMA- Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama. Em 2014 foram coletadas 275 toneladas de resíduos sólidos, foram atendidas 527 famílias e foram disponibilizados para a população participante do projeto aproximadamente 110 toneladas de alimentos. O projeto, também proporcionou a Prefeitura Municipal os seguintes prêmios: 1º lugar no 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Órgão Público; 1º Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado (Sindafep); Troféu Onda Verde, pelo 22º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, este prêmio é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente o maior na área ambiental do Sul do país.Este projeto teve seu início nos bairros pertencentes à área da APA do Rio Piava por motivos ambientais e hoje já foi expandido para outros bairros por motivos de vulnerabilidade social, isto prova que é um projeto amplo, que pode ser utilizado em diversas situações e ao final trará resultados positivos, pois os ganhos que proporciona para o município e para o meio ambiente são sempre significativos. No segundo semestre deste ano o projeto terá seu alcance ampliado novamente, será levado ao Conjunto Habitacional Sonho Meu, que reúne 394 famílias, perfazendo um bairro com aproximadamente 6 mil pessoas.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Programa De Agroecologia
Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico
Fossa Alta Comunitária
Água: Conhecimento Para Gestão