Resumo
O Projeto Cidadão Consciente trata o desafio de trabalhar com toda a população e meta de melhorar qualidade de vida, preservando o meio ambiente, aumentando a renda familiar, oferecendo alimentação de qualidade e baixo custo, cursos de capacitação, esporte e laser e melhorar a saúde publica reduzindo os focos de mosquito de dengue, Zika e Chikungunya. Nosso projeto trouxe a oportunidade de qualquer cidadão, trocar lixo reciclável por vales, para utilizar no Mercado municipal, no Restaurante Popular, na Praça de esportes e alguns comércios, e aplicação da renda dos materiais reciclados na manutenção do projeto, em cursos de capacitação profissional, atividades esportivas e informática.
Problema Solucionado
A pobreza no Brasil vem diminuindo nos últimos anos, mas o país ainda apresenta uma grande quantidade de pessoas em condições de miséria, segundo Rodolfo F. Alves Pena em Geografia humana do Brasil. Uma particularidade do Município de Nova Resende é a economia familiar, onde a produção tem por base a utilização de mão-de-obra no âmbito da própria família, e outra parcela da população trabalha apenas no período da colheita de café, entre os meses de março a setembro, fazendo com que nos demais meses sofram com a falta de emprego devido falta de qualificação profissional, e o Projeto Cidadão Consciente solucionou e reduziu a quase zero os problemas de terrenos com lixos e criadouros de mosquito da dengue, trocando materiais recicláveis por vales, gerando empregos e renda, comercializando hortifrutes de pequenos produtores no mercadinho, restaurante popular com alimentação à baixo custo, cursos de capacitação profissional e atividades esportivas.
Descrição
O projeto tem parceria com as seguintes instituições: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Associação Social de Assistência (ASA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Prefeitura Municipal de Nova Resende, Usina Reciclagem, Escolas Municipais e Estaduais, Horta Comunitária e Associações de Bairro, Agência Novaresendense de Desenvolvimento Sustentável (Andes) e Restaurante Popular. O funcionamento do projeto se dará pelas seguintes etapas: * A Conab é a empresa oficial do Governo Federal, encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado, sendo assim, irá cadastrar famílias associadas em associações de bairros rurais para a produção de alimentos, custeando e fornecendo todo material necessário para a produção e posteriormente cada família receberá pelo que foi produzido, e a Conab doa essa produção para entidades. Neste projeto será doado para o Departamento de Assistência Social. A Prefeitura Municipal fica responsável pelo transporte dos alimentos da propriedade até ao Banco de Alimentos coordenado pelo Departamento Municipal de Assistência Social, que por sua vez fará a troca pelo lixo reciclável entregue pelas famílias. * A produção da horta comunitária também será destinada para o banco de alimentos, ajudando a manter o estoque de alimentos. O banco de alimentos funcionará como centro de abastecimento do Restaurante Popular e “mercado de troca”, onde as famílias irão trocar o lixo reciclável em vale, esse vale tem valor de troca em quantidade de alimentos, sendo que haverá uma tabela para realizar a troca ou poderá utilizar o vale como forma de pagamento no restaurante popular a R$4,00 por refeição. O lixo reciclável coletado será vendido para empresas de reciclagem e as refeições cobradas no dinheiro no valor de R$ 5,50 por refeição será administrada pela Andes, que fará investimentos no banco de alimentos, referente a compra de alimentos industrializados, parte será revertido para a manutenção da Usina de Reciclagem, manutenção do Restaurante Popular e também na manutenção do projeto. Este projeto visa geração de renda para as famílias, conscientização da população sobre a importância da reciclagem do lixo e seus benefícios para o meio ambiente.
Recursos Necessários
Galpão para posto de coleta; balança; prensa. Área para Usina de Reciclagem; esteira; prensa. Cômodo para Mercadinho; balcão vitrine; balcão vitrine refrigerado; gôndolas; balança digital. Cômodo para Restaurante Popular; balcão self service; fogão industrial; forno; mesas; cadeiras; panelas; talheres; pratos; bacias. Caminhonete.
Resultados Alcançados
Desde 2009, quando instalamos o posto de coleta e o mercadinho municipal, o projeto Cidadão Consciente é um sucesso, por oferecer a oportunidade de qualquer cidadão trocar lixo e material reciclável por frutas, verduras, legumes, iogurte, leite, ovos, doces e produtos industrializados de pequenos produtores do municipio, gerando impactos na renda familiar, saúde e epidemiologia, alimentação de qualidade a baixo custo e geração de emprego. Solucionou ou reduziu a quase zero os problemas de terrenos com lixos, geração de empregos, comercialização de verduras, legumes e frutas de pequenos produtores do município, restaurante popular para atender população da zona urbana e rural que vinham para cidade resolver problemas ou passear, cursos de capacitação profissional, atividades esportivas para crianças e adolescentes.Com a criação do Restaurante popular e parceria com a praça de esportes e Depto. Assistencia Social, se consolidou o sucesso do projeto, oferecendo refeições de qualidade, esporte, lazer e capacitação profissional e inclusão digital para todas as idades. Queremos divulgar, ampliar e melhorar ainda mais nosso projeto, para atender com mais qualidade e agilidade nossos cidadãos, além de ter um sonho de poder implantar esse mesmo projeto em outros municípios, comunidades e até para outros países sub desenvolvidos da América do Sul e Central, Africa e Ásia.
Comentários