Objetivo
O Programa Futuro Cientista® (PFC) é uma Tecnologia Social pioneira certificada pela Fundação Banco do Brasil (2015, 2017), criada, inicialmente, como projeto de extensão na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a missão principal de acolher jovens promissores em situação de vulnerabilidade socioeconômica frequentadores de escolas públicas e de Unidades de Acolhimento Institucional. O programa oferece ao estudante, desde a sua matrícula, um eficiente e abrangente plano de vida e plano de carreira acadêmica, proporcionando uma oportunidade única de ingressar na Universidade Pública, consolidando a inclusão e a igualdade de oportunidades. A meta é investir em educação inclusiva por intermédio de espaços educativos, estimulando o aprendizado e a criatividade, direcionando o estudante para aplicação de métodos de investigação científica, além de temas relacionados a valores e relações humanas.
Problema Solucionado
Para estudantes de baixa renda de escolas públicas ou àqueles que residem em abrigos o sonho de se tornar cientista ou ingressar na Universidade é algo muito distante. Parte do problema está na pouca oportunidade ou investimento que estes estudantes recebem durante toda sua formação básica, além das condições socioeconômicas desfavoráveis, o que restringe ainda mais o acesso destes jovens à Universidade. Atualmente, existe uma grande restrição de acesso de jovens ao ensino superior: 19% dos jovens de 18 a 24 anos, não completam o ensino fundamental e outros 25%, mesmo tendo completado o ensino fundamental, não ingressam no ensino médio ou não o concluem (PNAD). Têm-se outros 31% do total de jovens nessa faixa etária que concluem o ensino médio, mas não ingressam no ensino superior. Como se observa, o quadro é alarmante e necessita de ações urgentes e abrangentes, pois boa parte dos estudantes do ensino público não possui um ambiente propício ao incentivo escolar, seja por parte da desestrutura escolar ou familiar ou da sua condição socioeconômica. Para o caso dos abrigos, a restrição à Universidade é tão grande que o sonho de tornar-se universitário é algo quase inalcançável.
Descrição
O PFC tem como objetivo principal descobrir futuros talentos para a ciência, entre crianças e adolescentes de baixa renda de escolas públicas e abrigos, fornecendo uma "formação científica" sólida e ampla e permitindo o acesso à Universidade Pública. Para que esse objetivo seja alcançado, o PFC realiza uma "adoção científica", com a apresentação de um "plano de vida" aos seus alunos-cientistas. O plano de vida consta de um acompanhamento pedagógico e social permanente, desde o 5º ano do ensino básico até a Universidade. O projeto se inicia com a seleção dos alunos e das escolas: a seleção envolve cinco critérios: (i) escolas públicas estaduais ou municipais (IDEB, tipo rural ou de periferia); (ii) perfil de cientista (entrevista com o candidato); (iii) condição socioeconômica (baixa renda, abrigos); (iv) rendimento escolar (assiduidade e desempenho) e (v) comportamento (não envolvimento com drogas) Para o caso das escolas municipais, a prefeitura deve realizar um convênio com a universidade para a realização do projeto, com o investimento anual de uma taxa de manutenção, calculada segundo os critérios do PFC. Após a seleção da escola e dos estudantes, inicia-se a orientação educacional e profissional. Tal orientação é realizada por "supervisores educacionais", que visitam as unidades conveniadas semanalmente, além de realizarem encontros via videoconferência e contatos utilizando redes sociais e/ou telefones com os alunos-cientistas. Vale ressaltar que o "acompanhamento" dos alunos abrange 3 requisitos (i) "desempenho escolar" (por exemplo, acesso ao boletim escolar), (ii) "comportamento" (por exemplo, não envolvimento com drogas e assiduidade) e (iii) envolvimento da família (apoio a proposta). O treinamento em "formação científica" é realizado anualmente com todos os alunos-cientistas por intermédio de quatro ações estratégicas: (a) Instituição das "Escolas Científicas" em unidades escolares ou abrigos (espaço destinado à pesquisa científica e reuniões). Neste módulo, os estudantes trabalham individualmente e na forma de “clubes de ciências”, no contra turno escolar, com a meta principal de desenvolver pesquisa por intermédio da linguagem científica. Ressalta-se que dentro das Escolas Científicas, os estudantes realizam várias atividades artísticas e culturais, além das daquelas relacionadas aos projetos de pesquisa, como por exemplo "Maratona do conhecimento" (conteúdos de atualidade), "Desafio Literário" (poesias e contos de ficção científica), "jogos desafiadores" (criação de jogos científicos), sessão de cinema científico (filmes) e "cientista por um dia" (teatro); (b) Participação anual de todos os alunos na Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC). Neste evento, durante dois dias, o aluno cientista aprende as ferramentas necessárias para realização de pesquisa e exploração científica, além de visitar e conhecer os projetos de pesquisa dos laboratórios das Universidades parceiras do nosso programa. Na EPFC, o aluno ainda recebe um "manual do cientista" (livro), do qual contém todas as orientações para a realização de pesquisa com enfoque a estudantes do ensino básico. (c) Participação no
Encontro Nacional de Futuros Cientistas (ENFC) - neste módulo, o PFC realiza um encontro com todos os alunos-cientistas para apresentação de seus trabalhos e projetos científicos desenvolvidos em suas unidades conveniadas; (d) Participação do aluno do 3º ano do Ensino Médio no Cursinho Pré-Vestibular "Talentos do Futuro". Neste módulo, o aluno-cientista, adotado pelo PFC participa, sem nenhum custo, do cursinho preparatório para o vestibular, preparando o “futuro cientista” para sua jornada rumo ao ensino superior. A concretização destas quatro ações garante o sucesso da proposta e fornece ao estudante as oportunidades e ferramentas necessárias para tornar-se um cientista. A formação de um cientista requer uma longa e tortuosa jornada. Para o PFC, a jornada para se tornar um cientista pode se iniciar no ensino fundamental, mais precisamente, no 5º ano, no qual o aluno inicia sua trajetória como cientista júnior e vai progredindo por intermédio da "recomendação de títulos", até o estudante tornar-se um cientista sênior. Desta forma, o PFC propicia um “Plano de Vida” ao estudante, adotando-o no ensino fundamental I e permitindo seu ingresso na Universidade Pública. Após o ingresso na Universidade, o PFC disponibiliza uma 'bolsa-cidadania" (número limitado) para que o aluno-cientista, adotado pelo PFC, possa iniciar sua Iniciação Científica. Após o término da graduação, o mesmo tem auxílio financeiro para realizar sua pós-graduação (mestrado e doutorado). A ideia é acompanhar o aluno até seu ingresso como pesquisador em uma instituição de ensino ou pesquisa.
Recursos Necessários
Os recursos materiais para implementação do Programa Futuro Cientista em uma unidade da tecnologia é simples, barata e de fácil aplicabilidade. Para nuclear uma unidade do PFC na escola ou nos orfanatos é necessário uma sala de aula ou local reservado para a realização dos experimentos, reuniões e sessões de palestras e filmes. Os recursos materiais necessários para a realização dos experimentos dos clubes de ciências são encontrados na própria comunidade (escolas, orfanatos ou locais alternativos). O PFC instiga a utilização de materiais sustentáveis em suas construções ou pesquisas! Todas as outras atividades realizadas com os estudantes (Maratona do Conhecimento, Contos de Ficção Científica, Cientista por Um Dia, ERFC, EPFC e Cursinho Talentos do Futuro) são desenvolvidas pelo Programa e não requer a utilização de nenhum material especial por parte do aluno. A apresentação dos trabalhos, no final de cada ano, será realizada no ERFC e os custos de impressão dos banners são custeados pelo PFC! O Programa também fornece ao estudante todo o material e infraestrutura necessários para realizar pesquisa científica, como o "Manual do Cientista" e os contatos periódicos com os Nucleadores e Supervisores Educacionais em suas unidades. Os alunos-cientistas ganham do PFC camisetas estilizadas (veja fotos), carteirinha de identificação e um caderno de bordo (anotações) para ser registrado todos os experimentos dos clubes. Todos os resultados são publicados em um livro!
Resultados Alcançados
Desde sua criação em 2010, o PFC já instalou sua metodologia em 13 municípios da região de Sorocaba (Anhembi, Araçoiaba da Serra, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim), atingindo direta e indiretamente mais 2000 estudantes durante estes 9 anos de existência.Neste período, o PFC já conseguiu levar para a Universidade mais de 40 estudantes, todos àqueles que iniciaram sua vida acadêmica no PFC ainda no Ensino Fundamental II. Durante este período, foram realizados 9 encontros Regionais de Futuros Cientistas (ERFC) (2010-2019) com o envolvimento de 12 municípios, mais de 50 escolas municipais e estaduais e centenas de estudantes do ensino fundamental I e II e ensino médio. Neste evento anual, os estudantes conveniados ao PFC têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos para cientistas e pesquisadores da UFSCar (Sorocaba), UFABC, UNESP (Botucatu), Universidade de Sorocaba, UNICAMP e USP (São Carlos) (comitê científico do PFC). Em 2011, realizamos a I Oficina de Pesquisa Júnior (OPJ) com o apoio e financiamento do CNPq e da Gerdau. Os estudantes desenvolveram pesquisa, durante 1 ano, nos laboratórios de pesquisa da UFSCar. Os resultados foram expressivos e apresentados no II ERFC e na TV TEM Notícias (Globo). Destes alunos, 1 foi para a marinha e outros dois cursaram Engenharia Civil e Farmácia na Universidade de Sorocaba (UNISO) com bolsa integral (temos 3 bolsas integrais com a UNISO). Em 2012, o PFC ampliou o projeto para mais 2 cidades, Salto de Pirapora e Cesário Lange. Neste mesmo ano, realizamos o III ERFC. Em 2013, iniciamos o ano com a realização da I Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC), para alunos de graduação. Todas as 100 vagas foram preenchidas! Neste mesmo ano, realizou-se também o IV ERFC e a atividade "Cientista Forense" em parceria com o Projovem Adolescente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para jovens em situação de risco. A repercussão das atividades de 2013 foram publicadas na Revista FAPESP. Em 2015, implementou-se o Cursinho Pré-Vestibular "Talentos do Futuro", em parceria com o Colégio Objetivo. Entre 2014 e 2016, realizamos 3 EPFCs e 3 ERFCs com a participação em massa de estudantes conveniados ao Programa e estudantes convidados de outras escolas estaduais e municipais. Entre 2017 e 2018 tivemos 3 moção de aplausos, 2 livros publicados e 2 ERFC. O PFC já possui 4 livros publicados.
Público atendido
Adolescentes
Crianças
Alunos do ensino basico
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores