Problema Solucionado
Segundo dados do IBGE 2015, no ensino médio, a taxa de abandono é de 8% e a taxa de distorção idade/série é de 36,5%, demonstrando que o maior desafio está na idade entre 14 e 17 anos. Segundo UNICEF, no Brasil, de cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. Ainda 3.517.540 de crianças estão em situação de trabalho infantil no Brasil – IBGE/ PNAD 2015.
O Ceará tem 1.198.254 crianças (entre 0 a 14 anos) em situação de pobreza e extrema pobreza, segundo levantamento da Fundação Abrinq. Os dados são do relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, que traz panorama nacional da infância e adolescência no País em 2015. Na Edisca, convivemos com a realidade de crianças de 10, 11 anos sem o domínio mínimo da leitura e da escrita, muito embora estejam matriculadas na escola formal, além de elevada taxa de distorção idade/série com concentração das series iniciais do ensino fundamental II. Este Programa originou-se a partir da observação dos baixos níveis de aprendizados verificados entre nossos educandos, níveis estes que não condiziam com os exigidos pelas séries que cursavam, tampouco respondiam às competências que o mundo produtivo exigiria tão urgentemente dos jovens.
Descrição
O programa de Fortalecimento do Ensino, originado a partir da observação do baixo nível de aprendizado de nossos alunos, inicialmente estruturado como uma ação de reforço escolar, foi amplamente revisto, reconfigurado e aprimorado, adotando novos métodos de abordagem e desenvolvendo novas metodologias. As aulas deixaram de se limitar à sala de aula, expandindo-se para a Biblioteca, em ações de incentivo à leitura e à pesquisa, invadindo o teatro/auditório da EDISCA em exibições de filmes, balés e peças teatrais. Soma-se a isso as visitas guiadas a exposições de arte nos espaços culturais da cidade.
A proposta educacional da EDISCA se concretiza através das áreas Artística, Pedagógica e Social. Todos os educandos são envolvidos em três atividades diárias, no contraturno escolar – Formação em Arte; Fortalecimento do Ensino; e Grupos Socioeducativos – com frequência de 2 a 5 dias por semana. Este programa compreende 1/3 do tempo dedicado pelos alunos às atividades da EDISCA.
Esta estratégia é orientada por grandes e significativas cartas como: O Estatuto da Criança e do Adolescente, o Paradigma do Desenvolvimento Humano, os Códigos da Modernidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as pedagogias que estruturam nossa caminhada:
Educação Interdimensional - Busca uma integração equilibradora das diversas dimensões do humano: Logos, a dimensão do pensamento, do conceito ordenador e dominador da realidade pela razão, a ciência e a técnica; Pathos, a dimensão do sentimento, da afetividade, geradora da simpatia, da empatia, da antipatia e da apatia na relação do homem consigo mesmo e com os outros; Eros, a dimensão do desejo, das pulsões, dos impulsos, da corporeidade, das emanações vitais básicas, do élan vital; e Mythus, a dimensão da relação do homem com o mistério da vida e da morte, do bem e do mal.
Encontros de Avaliação e Planejamento
A análise mais detalhada e complexa do desempenho da organização é realizada anualmente no encontro de avaliação e planejamento, onde participam todos os profissionais, líderes de área, diretores e representantes das populações atendidas. Neste momento são levantados os pontos fortes e fracos da organização, os desafios e oportunidades vivenciados durante o ano que se findou, os resultados obtidos avaliados através dos indicadores internos, as inovações percebidas e os ajustes necessários à realidade atual. A partir deste levantamento, é revisitado o plano estratégico e traçado plano de ação para o ano, assim como seus instrumentos de acompanhamento, avaliação e sistematização.
Os planos de ação traçados no início de cada ano são analisados ao final do primeiro semestre, quando são verificados os cumprimentos, os ajustes e melhorias a serem implementados em cada área de atuação.
Atividades:
• Laboratório de Matemática. Atividades de matemática aplicada: contextualização e aplicação no cotidiano; Avaliação continuada de desenvolvimento dos educandos; Observação e análise crítica das mídias tradicionais e sociais, relacionando aos conteúdos matemáticos e estatísticos; Análise e resolução de questões dos principais vestibulares e do ENEM;
CH: 1 hora semanal por turma
• Laboratório de Língua Portuguesa: Estudo das normas da Língua Portuguesa; Leitura, interpretação de textos e escrita; Observação e análise crítica das mídias tradicionais e sociais; Análise e resolução de questões dos principais vestibulares e do ENEM.
CH: 1 hora semanal por turma
• Fruição Artística: Visita a espaços culturais e reflexão sobre as obras apreciadas.
Frequência: bimestral
• Ações de incentivo à leitura e à escrita:Projeto de Leitura; Plantão tira dúvidas; Incentivo e auxílio à pesquisa.
Frequência: diária nos dois turnos
• Ações da biblioteca: Empréstimos de livros literários; Gincana literária; Painéis educativos; Indicações e direcionamentos literários, etc.
Frequência: diária nos dois turnos
• Matrícula dos educandos condicionada a presença dos pais à reunião com coordenadores e educadores: Reunião de pais e educadores; Entrega de documentação – Declaração de matrícula na escola formal e boletim escolar; Atualização dos dados de contato e endereço.
Frequência: anual
• Realização de reuniões de alinhamento conceitual e metodológico regulares. Reuniões regulares com os educadores e a coordenação.
Participantes: Educadores e coordenação.
Frequência: Mensal
• Reunião de Pais: Reuniões semestrais com os pais dos educandos para a entrega de avaliações, análise da situação familiar/escolar e alinhamento pedagógico com a família.
Frequência: Semestral
• Show da Família: Palestras e apresentações artísticas produzidas pela escola ou pela comunidade para a família dos educandos.
Frequência: Semestral
Recursos Necessários
-Salas de aula com capacidade para 20 educandos (máximo), dotadas com cadeiras, quadro branco e birô;
-Materiais pedagógicos: papéis, canetas, lápis, giz de cera, pincéis atômicos, tesouras, réguas etc.;
-Materiais didáticos: jogos de aprendizagem;
-Livros didáticos do ensino fundamental e médio;
-Biblioteca básica: literatura brasileira e infanto-juvenil;
-Computadores com acesso à internet;
-Sala de treinamento e capacitação com capacidade para 40 pessoas;
-Projetor.
Estimativa Mensal para atendimento a 300 educandos
Recursos Humanos
Coordenação do projeto: 20 horas semanais = R$ 2.500,00
Monitores dos Laboratório de Português e Matemática (estagio): 4* 1500 = R$ 6.000,00
Monitor para a biblioteca: R$ 1.500,00
Recursos Materiais e utensílios
Material pedagógico: R$ 1000,00
Transporte e alimentação das Crianças (300 crianças)
Transporte: R$ 7.700,00
Alimentação: R$ 24.000,00
Fardamento: R$ 10.000,00 (custo fixo ano)
Acrescentar despesas variáveis de manutenção e infraestrutura: Equipamentos / Água / energia / limpeza
Resultados Alcançados
O indicador de resultados mais importante deste programa é a permanência dos alunos na escola formal e a melhora no aprendizado das disciplinas de português e matemática. Esses benefícios são alcançados por meio do acompanhamento anual do boletim e com a realização de 2h de aulas semanais de Português e matemática. Os conteúdos são previstos conforme o nível (alfabetização, fundamental I e II e médio) e em atenção aos parâmetros curriculares nacionais. A cada semestre realizamos avaliações internas de conteúdo com atribuição de notas.
Notas nas disciplinas de Português e matemática na escola formal – Esses dados foram registrados após a apresentação dos boletins em fevereiro e março.
Escola Formal – resultado final 2017
Português: média entre todos os alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio: 7,4
Matemática: média entre todos os alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio: 7,3
Resultados 2018 do programa :
- 99,2% de promoção de série 2017/2018
- 29 turmas de Fortalecimento do Ensino Formal
- 342 participantes
- 1.725 horas-aula de Português e Matemática
- 79% de frequência média dos educandos
- 629 livros tomados de empréstimo na biblioteca da EDISCA
- 3 filmes longa metragem exibidos e trabalhados em sala de aula
- 4 visitas a exposições, peças e eventos: Museu da Fotografia; Caixa Cultural; Museu da Indústria e Centro de Eventos
- Oficinas grafo-pictóricas de caráter permanente
- Oficina de Fotografia envolvendo 15 adolescentes
- Oficina de Interpretação Textual envolvendo 24 adolescentes
- Oficina de poesia e bordado envolvendo 10 mães e 10 crianças
- Oficina de Zine envolvendo 20 adolescentes
- Reorganização da biblioteca iniciada
- Capacitação de educadores em Literatura Comparada
- Capacitação de educadores em Sistematização
- 2 Shows da família realizados
- 4 dias de reuniões individuais com os pais ou outro responsável pelo educando. No primeiro semestre foram 273 pais presentes, no segundo semestre foram 204 participantes
Comentários