Problema Solucionado
Segundo dados do IBGE 2015, no ensino médio, a taxa de abandono é de 8% e a taxa de distorção idade/série é de 36,5%, demonstrando que o maior desafio está na idade entre 14 e 17 anos. Segundo UNICEF, no Brasil, de cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. Ainda 3.517.540 de crianças estão em situação de trabalho infantil no Brasil – IBGE/ PNAD 2015.
O Ceará tem 1.198.254 crianças (entre 0 a 14 anos) em situação de pobreza e extrema pobreza, segundo levantamento da Fundação Abrinq. Os dados são do relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, que traz panorama nacional da infância e adolescência no País em 2015. Na Edisca, convivemos com a realidade de crianças de 10, 11 anos sem o domínio mínimo da leitura e da escrita, muito embora estejam matriculadas na escola formal, além de elevada taxa de distorção idade/série com concentração das series iniciais do ensino fundamental II. Este Programa originou-se a partir da observação dos baixos níveis de aprendizados verificados entre nossos educandos, níveis estes que não condiziam com os exigidos pelas séries que cursavam, tampouco respondiam às competências que o mundo produtivo exigiria tão urgentemente dos jovens.
Descrição
O programa de Fortalecimento do Ensino, originado a partir da observação do baixo nível de aprendizado de nossos alunos, inicialmente estruturado como uma ação de reforço escolar, foi amplamente revisto, reconfigurado e aprimorado, adotando novos métodos de abordagem e desenvolvendo novas metodologias. As aulas deixaram de se limitar à sala de aula, expandindo-se para a Biblioteca, em ações de incentivo à leitura e à pesquisa, invadindo o teatro/auditório da EDISCA em exibições de filmes, balés e peças teatrais. Soma-se a isso as visitas guiadas a exposições de arte nos espaços culturais da cidade.
A proposta educacional da EDISCA se concretiza através das áreas Artística, Pedagógica e Social. Todos os educandos são envolvidos em três atividades diárias, no contraturno escolar – Formação em Arte; Fortalecimento do Ensino; e Grupos Socioeducativos – com frequência de 2 a 5 dias por semana. Este programa compreende 1/3 do tempo dedicado pelos alunos às atividades da EDISCA.
Esta estratégia é orientada por grandes e significativas cartas como: O Estatuto da Criança e do Adolescente, o Paradigma do Desenvolvimento Humano, os Códigos da Modernidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as pedagogias que estruturam nossa caminhada:
Educação Interdimensional - Busca uma integração equilibradora das diversas dimensões do humano: Logos, a dimensão do pensamento, do conceito ordenador e dominador da realidade pela razão, a ciência e a técnica; Pathos, a dimensão do sentimento, da afetividade, geradora da simpatia, da empatia, da antipatia e da apatia na relação do homem consigo mesmo e com os outros; Eros, a dimensão do desejo, das pulsões, dos impulsos, da corporeidade, das emanações vitais básicas, do élan vital; e Mythus, a dimensão da relação do homem com o mistério da vida e da morte, do bem e do mal.
Encontros de Avaliação e Planejamento
A análise mais detalhada e complexa do desempenho da organização é realizada anualmente no encontro de avaliação e planejamento, onde participam todos os profissionais, líderes de área, diretores e representantes das populações atendidas. Neste momento são levantados os pontos fortes e fracos da organização, os desafios e oportunidades vivenciados durante o ano que se findou, os resultados obtidos avaliados através dos indicadores internos, as inovações percebidas e os ajustes necessários à realidade atual. A partir deste levantamento, é revisitado o plano estratégico e traçado plano de ação para o ano, assim como seus instrumentos de acompanhamento, avaliação e sistematização.
Os planos de ação traçados no início de cada ano são analisados ao final do primeiro semestre, quando são verificados os cumprimentos, os ajustes e melhorias a serem implementados em cada área de atuação.
Atividades:
• Laboratório de Matemática. Atividades de matemática aplicada: contextualização e aplicação no cotidiano; Avaliação continuada de desenvolvimento dos educandos; Observação e análise crítica das mídias tradicionais e sociais, relacionando aos conteúdos matemáticos e estatísticos; Análise e resolução de questões dos principais vestibulares e do ENEM;
CH: 1 hora semanal por turma
• Laboratório de Língua Portuguesa: Estudo das normas da Língua Portuguesa; Leitura, interpretação de textos e escrita; Observação e análise crítica das mídias tradicionais e sociais; Análise e resolução de questões dos principais vestibulares e do ENEM.
CH: 1 hora semanal por turma
• Fruição Artística: Visita a espaços culturais e reflexão sobre as obras apreciadas.
Frequência: bimestral
• Ações de incentivo à leitura e à escrita:Projeto de Leitura; Plantão tira dúvidas; Incentivo e auxílio à pesquisa.
Frequência: diária nos dois turnos
• Ações da biblioteca: Empréstimos de livros literários; Gincana literária; Painéis educativos; Indicações e direcionamentos literários, etc.
Frequência: diária nos dois turnos
• Matrícula dos educandos condicionada a presença dos pais à reunião com coordenadores e educadores: Reunião de pais e educadores; Entrega de documentação – Declaração de matrícula na escola formal e boletim escolar; Atualização dos dados de contato e endereço.
Frequência: anual
• Realização de reuniões de alinhamento conceitual e metodológico regulares. Reuniões regulares com os educadores e a coordenação.
Participantes: Educadores e coordenação.
Frequência: Mensal
• Reunião de Pais: Reuniões semestrais com os pais dos educandos para a entrega de avaliações, análise da situação familiar/escolar e alinhamento pedagógico com a família.
Frequência: Semestral
• Show da Família: Palestras e apresentações artísticas produzidas pela escola ou pela comunidade para a família dos educandos.
Frequência: Semestral
Recursos Necessários
-Salas de aula com capacidade para 20 educandos (máximo), dotadas com cadeiras, quadro branco e birô;
-Materiais pedagógicos: papéis, canetas, lápis, giz de cera, pincéis atômicos, tesouras, réguas etc.;
-Materiais didáticos: jogos de aprendizagem;
-Livros didáticos do ensino fundamental e médio;
-Biblioteca básica: literatura brasileira e infanto-juvenil;
-Computadores com acesso à internet;
-Sala de treinamento e capacitação com capacidade para 40 pessoas;
-Projetor.
Estimativa Mensal para atendimento a 300 educandos
Recursos Humanos
Coordenação do projeto: 20 horas semanais = R$ 2.500,00
Monitores dos Laboratório de Português e Matemática (estagio): 4* 1500 = R$ 6.000,00
Monitor para a biblioteca: R$ 1.500,00
Recursos Materiais e utensílios
Material pedagógico: R$ 1000,00
Transporte e alimentação das Crianças (300 crianças)
Transporte: R$ 7.700,00
Alimentação: R$ 24.000,00
Fardamento: R$ 10.000,00 (custo fixo ano)
Acrescentar despesas variáveis de manutenção e infraestrutura: Equipamentos / Água / energia / limpeza
Resultados Alcançados
O indicador de resultados mais importante deste programa é a permanência dos alunos na escola formal e a melhora no aprendizado das disciplinas de português e matemática. Esses benefícios são alcançados por meio do acompanhamento anual do boletim e com a realização de 2h de aulas semanais de Português e matemática. Os conteúdos são previstos conforme o nível (alfabetização, fundamental I e II e médio) e em atenção aos parâmetros curriculares nacionais. A cada semestre realizamos avaliações internas de conteúdo com atribuição de notas.
Notas nas disciplinas de Português e matemática na escola formal – Esses dados foram registrados após a apresentação dos boletins em fevereiro e março.
Escola Formal – resultado final 2017
Português: média entre todos os alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio: 7,4
Matemática: média entre todos os alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio: 7,3
Resultados 2018 do programa :
- 99,2% de promoção de série 2017/2018
- 29 turmas de Fortalecimento do Ensino Formal
- 342 participantes
- 1.725 horas-aula de Português e Matemática
- 79% de frequência média dos educandos
- 629 livros tomados de empréstimo na biblioteca da EDISCA
- 3 filmes longa metragem exibidos e trabalhados em sala de aula
- 4 visitas a exposições, peças e eventos: Museu da Fotografia; Caixa Cultural; Museu da Indústria e Centro de Eventos
- Oficinas grafo-pictóricas de caráter permanente
- Oficina de Fotografia envolvendo 15 adolescentes
- Oficina de Interpretação Textual envolvendo 24 adolescentes
- Oficina de poesia e bordado envolvendo 10 mães e 10 crianças
- Oficina de Zine envolvendo 20 adolescentes
- Reorganização da biblioteca iniciada
- Capacitação de educadores em Literatura Comparada
- Capacitação de educadores em Sistematização
- 2 Shows da família realizados
- 4 dias de reuniões individuais com os pais ou outro responsável pelo educando. No primeiro semestre foram 273 pais presentes, no segundo semestre foram 204 participantes
Tecnologias Sociais Semelhantes
Método Cyclus
Teaching Hand
Aplicativo Poder Do Voto
Ciranda Da Educação