Problema Solucionado
Os artesãos em geral tem uma tendência forte para o lado artístico e para as habilidades manuais, em compensação não possuem aptidões para o lado administrativo. Devido essa deficiência encontrada em grande parte dos artesãos, o Programa Pró-Artesão teve como finalidade capacitar o lado empreendedor do artesão para que assim ele consiga gerenciar melhor seu empreendimento. Gerenciando, ele obtêm melhores resultados, que automaticamente gera mais renda ao artesão.
Descrição
Os 07 anos de existência do Programa Trinacional de Artesanato Ñandeva, resultaram em subsídios para entender um pouco mais o universo e o sistema produtivo do artesanato na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Com esse entendimento, fez-se necessário entender acima de tudo, o contexto histórico, social e cultural da região, a jovialidade, a consequente falta de tradição artesanal, as multifacetas étnicas que aqui convivem, os diferentes perfis dos artesãos de cada lado das fronteiras.
Enfim, ao final de muitos anos de trabalho, havia a necessidade preemente de fazer uma analise critica dos processos até então colocados em pratica e de reinventar soluções diferentes, que pudessem atender de forma mais eficaz os esforços para apoiar o setor artesanal da região.
Surgiu então a ideia de criar um programa focado no empreendedorismo individual dos artesãos. A partir de pequenas células, a multiplicação de oportunidades tende a ter maiores resultados.
A ideia era tirar o foco do coletivo para olhar mais profundamente para o individual e descobrir a melhor forma de alcançar outros resultados.
O Ñandeva visa tornar esse processo em um programa inovador e personalizado para os artesãos, onde cada participante defina sua visão de futuro profissional e possibilitar o alcance desses sonhos.
Assim, nasceu o Pro Artesão – programa de desenvolvimento para empreendedores criativos, que atua com conceitos metodológicos de incubação à distância, para buscar o fortalecimento das unidades produtivas dos artesãos, cooperativas e associações dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, desenvolvendo competências de gestão profissional e de carreira e a competitividade do setor de artesanato.
O Programa Pró artesão atua fortemente com geração das competências nas dimensões cognitiva, atitudinal e operacional.
Iniciar o programa com a elaboração de material padronizado em todos os momentos essencial para demonstrar ao grupo a preocupação em fazer algo diferenciado e especial para cada participante.
Um exemplo desse cuidado é a pasta catálogo personalizada não somente com a comunicação visual do PRO ARTESÃO, mas com o nome do participante, onde ele guardará tudo que receber durante a aplicação curricular do programa, de forma organizada e um sentido de continuidade.
A convocação e incentivo para que os potenciais participantes venham para o evento de lançamento é de suma importância, pois possibilita o processo de inscrição e posterior seleção dos participantes de forma transparente e idônea.
No evento de lançamento, são expostos todos os critérios, objetivos, expectativas, programação preliminar e a forma de seleção dos participantes da turma, tendo cerca de 3 horas de duração.
Após essa etapa, todos participantes são comunicados da grade curricular através de e-mail e confirmações via telefone, de forma que o grupo fique coeso e incentivado a participar ativamente de todas as atividades.
Nesta fase, já entra em ação o tutor da turma. Profissional que estará vinculado ao grupo, fazendo as confirmações, conferindo a logística para realização das ações, motivando o grupo para uma participação efetiva, incluindo as listas de presença e compartilhando as fotos, conectando as tarefas e as atividades de uma ação a outra, cobrando atividades que ficaram para ser realizados em casa, criando um grupo de e-mail com todos e um grupo virtual onde todos documentos estejam à disposição, tanto dos consultores que executarão as ações com os artesãos. Nesse ambiente virtual, o tutor tem também a responsabilidade de elaborar um relatório continuo de cada artesão, onde seja lançado todo acompanhamento das atividades e as avaliações de cada etapa.
Para essa tutoria, a gestão do programa deve procurar selecionar um profissional que tenha condições de articulação e que não esteja envolvido com a aplicação da parte curricular, ou seja, com as ações dos Seminários ou das consultorias, pois o vínculo nesse caso não é de capacitação e sim de um processo de relacionamento, funcionando como uma conexão entre a turma e o programa.
O monitoramento durante a aplicação do programa objetiva a motivação e participação efetiva de todos nas atividades propostas, fazendo com que nenhum participante fique mais de 15 dias sem um contato via telefone ou e-mail.
O monitoramento constante objetiva também o acompanhamento dos planejamentos de cada artesão, realizando intervenções diretas ou através de outros consultores, de acordo com as necessidades específicas apresentadas no decorrer do programa.
Na finalização das atividades curriculares, está previsto ainda o monitoramento do tutor por mais um ano.
Recursos Necessários
- Espaços, projetor, notebook, papelaria, serviço de gráfica, máquina fotográfica, filmadora.
Arte do avental pró artesão, serviço de agência de publicidade;
Catálogo Pró-Artesão; certificados; alimentação; materiais para dinâmicas de grupo; passagens, hospedagens, logística; mochilas;
Resultados Alcançados
Os resultados alcançados pelo Pró-Artesão são muitos. Os artesãos que fizeram a formação saíram com capacidades de desenvolvimento dos potenciais internos, como autoestima, autoconfiança, satisfação, aumento das competências gerenciais, aumento da produção, aumento das vendas de seus produtos, aumento na organização do tempo e melhorias no ambiente de trabalho.
Todos receberam;
- Capacitação profissional personalizada (de acordo com a vontade e a necessidade de cada profissional)
- Desenvolvimento dos potenciais internos (talentos,competências individuais)
- Planejamento estratégico da vida profissional
- Avaliação da eficácia do atual modelo de Gestão e de negócio (redefinição de estratégias)
- Análise do ambiente de trabalho com Plano de Melhorias
- Fortalecimento da autoestima e da autoconfiança
- Desenvolvimento de características de profissionais bem sucedidos
- Orientação individual para a implantação dos Planos de Melhorias
- Divulgação em sites, revistas e matérias promocionais
- Apoio para captação de recursos
- Certificação como Artesão Empreendedor Criativo Ñandeva e Certificado de Conclusão
- Desenvolvimento dos potenciais internos: autoestima, autoconfiança, satisfação
- Aumento das competências gerenciais
- Aumento da produção
- Aumento das vendas
- Aumento do número de horas trabalhadas com o artesanato
- Melhoria no ambiente de trabalho.
- 30 artesãos capacitados diretamente/130 indiretamente, colaboradores e cooperativas
- Formação de 03 tutores/multiplicadores
Comentários