Problema Solucionado
Foi notado um investimento muito pequeno em projetos que tratam de questões como os direitos civis, cidadania e desigualdade de gênero e raça, especialmente aqueles voltados para a atuação de mulheres, especialmente mulheres negras, dentro de suas comunidades.
No Brasil, grande parte da filantropia que existe é relacionada à caridade. São práticas assistenciais baseadas na realização de doações que partem da percepção de que a ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade é apenas um problema conjuntural. Não há um foco em investimentos sociais nem nas iniciativas que partem deste grupo de pessoas, não há preocupação com sua transformação social e cultural, nem de suas famílias e comunidades, inviabilizando a geração de resultados mais rápidos, eficientes e eficazes.
As mulheres foram identificadas como as pessoas que se preocupam mais com a qualidade de vida na comunidade. O trabalho delas é estratégico e indispensável, são elas que se organizam localmente para trabalhar na divulgação e implementação de leis que beneficiam o local e os grupos sociais. Elas, em suas atividades, conversam com uma vasta gama de pessoas sobre temas polêmicos e pouco divulgados pela mídia tradicional.
Descrição
Foi observado durante a elaboração do projeto que as mulheres possuem o potencial para se tornarem as principais agentes de transformação da realidade. Assim, os investimentos feitos nos grupos de mulheres e, consequentemente, nos projetos que elas criam têm um impacto muito maior, transformando não só a vida destas, como da comunidade como um todo.
Dessa maneira, foi criado um fundo com a intenção de financiar atividades que promovam melhorias na vida das mulheres e dentro das comunidades onde vivem, implementando mudanças e, a partir do trabalho das participantes, propagando essas mudanças para que se tornem um ciclo contínuo de transformação social.
O trabalho é feito a partir de diálogos com as organizações de mulheres, trabalhos de capacitação em direito, estudos de viabilidade dos projetos que poderão receber os investimentos, ajuda na elaboração de planos de negócios e de comunicação e na resolução de conflitos dentro dos grupos.
Recursos Necessários
- Espaço físico;
- Telefone e internet;
- Luz e água;
- Equipe de recursos humanos;
- Computadores e impressoras;
- Material de escritório;
- Recursos financeiros (para realização de viagens e fortalecimento de parcerias. Captação de investimentos);
- Infraestrutura para realização da seleção de projetos, desenvolvimento dos cursos e eventos para difusão da cultura do investimento social em mulheres.
Resultados Alcançados
- Mais de 460 projetos de grupos e organizações de mulheres jovens e adultas apoiados em todas as regiões do Brasil, selecionados através de vinte e seis concursos de projetos, desde 2000.
- Mais de R$ 33 milhões mobilizados e investidos nos direitos das mulheres.
- Apoio, inédito, através da doação de recursos para organizações de mulheres que estão começando as suas atividades e que, apesar de terem alto impacto em suas comunidades, ainda não estão constituídas legalmente.
- Todos os grupos apoiados passaram por processos de desenvolvimento de habilidades nas áreas de direitos humanos, resolução de conflitos, comunicação, marketing, administração, finanças, direitos sexuais e reprodutivos, e sobre como lidar com o dinheiro, a partir de metodologia reconhecida e comprovada, como os encontros de fortalecimento chamados de “Diálogos”.
- Rotinas de divulgação pública da prestação de contas do “Fundo Elas”, editais e seleção de projetos transparentes, seleção por meio de codinomes, onde os grupos são escolhidos em função da excelência de seus projetos, independentemente de quem sejam as organizações apoiadas.
- Desenvolvimento de projetos em parceria com a iniciativa privada brasileira e com fundações internacionais para investimento e prestação de serviços na área de gênero e protagonismo feminino, viabilizando novas formas de doação de recursos para os grupos e estimulando a cultura de doação, filantropia para a justiça social e o investimento social em mulheres
- Desenvolvimento de programas como:
Fundo Fale Sem Medo: Parceria com o Instituto Avon no apoio a ações de grupos pelo fim da violência contra as mulheres, que desde 2012, mobilizou mais de 8 milhões de reais para 99 projetos em todo o Brasil.
ELAS nas Exatas: Parceria com Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres para promover a inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologias. O programa apoiou 20 projetos, mobilizando mais de 1,4 milhão de reais.
LBT: Autonomia, Liderança e Direitos: Apoia projetos com foco na cidadania LGBT e no protagonismo de lésbicas, bissexuais e trans. Os 10 projetos apoiados mobilizaram mais de 2,3 milhões de reais.
Building Movements – Mulheres em Movimento: Aliança com British Council, ONU Mulheres, Open Society Foundations, OAK Foundation e Global Fund for Women, estimula parcerias entre os movimentos no Brasil, com outros países da América Latina e com o Reino Unido para fortalecer a resistência das mulheres na defesa dos direitos e da democracia. Mobilizou mais de 1,8 milhões de reais no apoio a 23 projetos.
- Criação do círculo de doadoras "Mulheres investindo em mulheres", da campanha “Angelita Fashion” e edições do programa “Women moving millions” como forma de difundir a necessidade do investimento social em mulheres.
- Criação do “Prêmio Doar para Transformar”, com destaque ao investimento social em mulheres (pessoas físicas e jurídicas, fundações e institutos).
Tecnologias Sociais Semelhantes
Educação É Relação: O Voluntário Como Agente Transformador De Alto Impacto
Vamos Encurtar Essa História?
Pitanga Rosa: Agroecologia, Saúde E Qualidade De Vida
Não É Brincadeira. É Violência: Jogos Cooperativos No Enfrentamento À Violência