Objetivo
Desta forma procurou-se implementar, a partir de 2012, um novo sistema de destinação e tratamento do esgoto doméstico, em especial a água negra, oriunda do vaso sanitário, sendo escolhido a tecnologia da F. Ecológica -TEvap, por ter viabilidade técnica, financeira e facilidade operacional além de proporcionar a melhoria na qualidade de vida e bem estar das famílias dos agricultores familiares que adotaram a tecnologia.
Problema Solucionado
Na comunidade dos Martins, localizada na zona rural de Varginha/MG, as casas não dispunham de tratamento adequado do esgoto doméstico, ocasionando a contaminação dos recursos naturais, solo e água, e ainda aumentava a incidência de doenças hidro transmissíveis pelo sistema adotado, anteriormente, esgoto a céu aberto ou disposto diretamente nos cursos d'água e ou fossa negra, contaminando assim os aquíferos e o solo.
Em se tratando de comunidades rurais dispersas, esta situação, na maioria das vezes, inviabiliza financeiramente a construção de um sistema coletivo de tratamento e recolhimento dos esgotos domésticos.
Trata-se de uma solução simples, não faz uso de processos mecanizados e as estruturas são de fácil construção e operação e é de baixo custo.
Descrição
O sistema TEvap, solução individual para o tratamento e disposição final dos efluentes do vaso sanitário domiciliar, permitirá o destino adequado dos dejetos humanos sem poluir as águas o solo e o ar.
É uma tecnologia baseada em conhecimentos e experiência técnica, visando trabalhar a iniciativa local e os materiais que mais facilmente se obtenham (pneus usados, entulhos de construção), sempre em busca do desenvolvimento sustentável: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.
Foi apresentada pela EMATER-MG à SUPRAM/SUL DE MINAS e foi aprovada por este Órgão Ambiental, conforme parecer N° 788/2011 de 10/05/2011, em anexo.
Por ser uma solução funcionalmente simples, não requer manutenção e a vida útil é indefinida, se a fossa for construída nas especificações recomendadas. O material líquido será evapotranspirado e o material sólido será absorvido pelas plantas.
Consiste em um tanque retangular impermeabilizado, dimensionado para uma unidade familiar, preenchido por um túnel de pneus usados e por diferentes camadas de substrato (entulho, brita, areia e terra) e plantado com espécies vegetais de rápido crescimento, de raízes superficiais, grande área foliar e alta demanda de água.
Foram estabelecidas parcerias em todas as etapas do projeto: sensibilização, execução e avaliação, com o envolvimento das famílias rurais no processo.
O primeiro parceiro do projeto é a comunidade dos Martins Associação do agricultores familiares dos Martins(Fair Trade) que aderiu à proposta para enfrentamento da falta de alternativas para tratamento e recolhimento dos esgotos domésticos no meio rural.
Coordenadas geográficas da sede da Associação dos Martins/Varginha/MG: Latitude 21° 31' 41,1" e Longitude 45° 21' 23,1".
Em uma das reuniões da Associação discutiu-se o problema do esgoto doméstico e a EMATER/MG/Esloc /Varginha através do Extensionista Luis Geraldo apresentou a Tecnologia TEvap e as famílias interessaram em conhecer a alternativa e se apresentaram para montar a UD, denotando um comprometimento de todos com o projeto.
A UD foi construída em 20/08/2010, na propriedade do Sr. Leonísio Reguim, onde se realizou um dia de campo em 15/ 12/ 2010, que teve a participação de 70 pessoas com a finalidade de divulgar o sistema TEvap.
Elaboração de folder sobre a Fossa Ecológica -TEvap e distribuição em âmbito regional.
Foram feitas 3 reportagens com as emissoras de TV do município e uma matéria realizada pela equipe do Programa MINAS RURAL da EMATER-MG que passou em vários canais televisivos do país, tendo uma divulgação em massa da Tecnologia TEvap.
Foi executado um Plano de Avaliação que se propôs a acompanhar, controlar e avaliar o projeto em 3 situações:
1ª - Situação ex-ante: diagnóstico das famílias envolvidas, considerando a necessidade.
2ª - A implantação do projeto: divulgação e adesão de parcerias; participação, desempenho e grau de satisfação dos beneficiários; envolvimento, comprometimento e satisfação dos parceiros; análise dos resultados obtidos; qualidade e intensidade das visitas realizadas pelos técnicos.
3ª - Análise ex-post: avaliação do impacto do projeto quanto à melhoria das condições ambientais, satisfação das famílias envolvidas no projeto e participação das instituições parceiras (Fair Trade e Prefeitura).
Recursos Necessários
Material e mão de Obra.
1- 20metros de tela de arame. malha 1,5 cm ;
2- 3 sacos de cimento;
3- 1 saco de cal;
4- 1 metro de brita N° 1;
5- 2 metros de areia média;
6-12 metros de tubo PVC 100mm;
7- 6 metros de tubo PVC 50 mm;
8- 1 kg. de grampo de cerca;
9- 20 pneus usados de automóvel;
10- 4 metros de entulho cerâmico;
11- 1 hora de Pá carregadeira;
12- 3 dias de pedreiro;
13- Veiculo para transporte do material até a propriedade.
Resultados Alcançados
Até o momento, já foram construídas cerca de 70 Fossas Ecológicas na Comunidade dos Martins, pioneira na implementação desta tecnologia, totalizando cerca de 150 TEvaps no município de Varginha.
Com a construção das 150 TEvaps foram reaproveitados cerca de três mil pneus usados, reduzindo assim o impacto no aterro sanitário de Varginha/MG.
Com a implementação das Fossas Ecológicas, as famílias rurais estão satisfeitas e adequaram ambientalmente as propriedades as exigências do Fair Trade em relação a um dos aspectos ambientais que é o saneamento rural.
Houve melhoria na qualidade da água e despoluição do solo, eliminou o mau cheiro e melhorou a estética das casas que adotaram o sistema TEvap.
Instalação de diversas UDs em Municípios vizinhos: Andradas/MG, Boa Esperança/MG, Caraeçú/MG, Elói Mendes/MG, Inconfidentes/MG, Perdões/MG, Poços de Caldas/MG e PousoAlegre/MG
Realização de palestras em Municípios vizinhos e no Seminário Governança das Águas/Varginha/2012, promovido pelo CBHVERDE.
Realização de curso para jovens rurais no IFET/Inconfidentes/MG com instalação de UD.
Realização de dia campo e montagem de UD da fossa ecológica em Boa Esperança/Mg em 16/05/2013 coma participação de 30 pessoas.
Apresentação da Fossa Ecológica na RIO+20, pelo presidente da Associação dos Martins/Varginha/MG( Fair Trade).
O Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR/CEF, está adotando o TEvap como tecnologia de tratamento do esgoto nas casas construídas e reformadas.
(Andradas 15 TEvaps).
Público atendido
Agricultores familiares
Assentados rurais
Famílias de baixa renda
Produtores rurais pequenos
Produtores rurais grandes
Produtores rurais medios
Trabalhadores rurais
Tecnologias Sociais Semelhantes
Rede De Artesanato Da Floresta
Metodologia Para Construir E Reaplicar Uma Tecnol Social Na Agricultura Familiar
Impulsão E Fortalecimento Dos Micros E Pequenos Negócios De Pindorama
Desenvolvimento Integral De Comunidades No Pantanal