Problema Solucionado
90% do fundadores da Associação são professores universitários e de pós graduação e vinham se deparando com dois problemas muito constantes nas universidades: O primeiro está ligado à dificuldade que os adultos têm tido em interpretar textos, interpretar contextos, interpretar a própria vida e interpretar o mundo, seja por falta de leitura, por que abandonou a ludicidade ou por questões cognitivas mesmo. A segunda está ligado a contexto, percebemos que o contexto social e referências que as crianças têm tido em suas periferias as tem tornado adultos pouco empoderados e com referências positivas equivocadas. Nossas crianças, jovens e adolescentes têm tido acesso a músicas e programas de mídias diversas que não condizem com as sua faixas etárias e isso tem a ver com falta de mediação e falta de mentoreamento. Do outro lado vimos o potencial de diversas pessoas da sociedade civil que poderia, de forma voluntária, ser estes mentores e mediadores do processo de desenvolvimento do público-alvo, por meio de uma metodologia prevista e totalmente desenvolvida. Um dado bem preocupante é a média de livros lidos pelos brasileiros, atualmente uma média de 2,43 livros por ano.
Descrição
A ideia foi concebida diante da experiencia de dois empreendedores sociais com humanização hospitalar, que, ao se depararem com um jovem marginalizado, reprogramaram todo o rumo do projeto. Iniciou-se com um piloto feito em 6 meses, que logo deu certo e estamos aplicando a quatro anos.
A finalidade inicial e que se mantem foi a de reintegrar seu público alvo aos métodos educativos lúdicos, onde a literatura, as tradições orais de narração de histórias, as brincadeiras e músicas populares e folclóricas e o debate, levam estas crianças, jovens e adolescentes a repensarem o mundo e a transitar no imaginário das histórias e da imaginação. Com toda a preocupação pedagógica, Ana e Marco convidaram uma equipe de educadores que cansaram de reclamar do modelo educacional vivenciado pelas crianças de escolas públicas, seja na escola, no bairro ou dentro da própria família, a colocaram a mão na massa para reintegrar o público ao lúdico, estes educadores são pedagogos, psicóloga, letrólogo, administradores e uma contadora e após seus 3 anos de atividade, conta hoje com 90 voluntários de diversas áreas, compostos por cerca de 90% de mulheres. Ajuda a solucionar o problema da má educação de parte dos brasileiros residentes em áreas periféricas, que tornam se adultos muito cedo, pulando a etapa da infância, tão importante para a construção do caráter. As crianças de hoje têm tido acesso a muitos materiais educomunicativos adultos: vídeos, músicas, histórias e etc e precisam voltar a ter contato com conteúdos próprios para a sua idade.
Etapas básicas do projeto:
1. Nosso processo se dá com a escolha das unidades, atualmente estamos atuando efetivamente em 2 lares de acolhimentos e 4 centros sociais na Região Metropolitana do Recife, onde programamos as ações da Empreendeler no dia a dia dos beneficiários.
2. Todos os voluntários recebem uma formação que dura 3 meses onde ensinamos toda a metodologia, identificamos os perfis psicológicos destes voluntários e fazemos uma triagem efetiva sobre quem fica como voluntário;
3. Cada grupo de 20 beneficiários recebe o método uma vez por semana, em um dia pré-determinado, com duração prevista de 01 ano;
4. O método consta em trabalhar a "palavra" a "linguagem", por meio de histórias, músicas e brincadeiras, que possuem um cunho de empoderamento, para assim apresentar diversas possibilidades de vidas diferentes da criminalidade.
Obs. Entendemos que cada minuto em cntat com a ludicidade é um minuto a menos em contato com a criminalidade.
5. O programa realiza mediação de leitura, contação de historias, debates e brincadeiras e levam as crianças a quebrarem suas crianças limitantes e empoderá-las a realizar atividades sociais de forma proativa.
Atualmente a Empreendeler possui alguns programas de atuação, entre eles: Programa de humanização profissional (onde aproxima os colaboradores de diversas empresa a vivenciarem as práticas sociais); Treinamento de novos voluntários; capacitações com cursos e oficinas ao longo do ano, para voluntários e beneficiários; A Caravana Pedagógica, onde montamos bibliotecas e briquedotecas em Lares de Acolhimentos e Centros Sociais que estejam necessitando; Programa Criativicard e Circuito de Contação de histórias (com a ocupação de espaços públicos).
A comunidade participa, efetivamente, de formas distintas, por diversos atores:
• A sociedade civil participa dos treinamentos e cedem parte do seu tempo semanal para atuar de maneira voluntária com nossas turmas, além disso auxiliam a captar recursos para a realização de programas específicos.
• Em alguns programas temos a participação direta dos familiares das crianças e jovens que participam durante o processo de contação de histórias e experienciação lúdica, com o objetivo de fortalecimento de laços por meio do lúdico.
• As crianças participam com a criação de histórias e criação de produtos literários no próprio centro social o que passa a ficar acessível para a própria comunidade;
• Universidades participam cedendo estagiários, incluindo a Empreendeler em programas de integração interdisciplinar, trazendo os alunos ppara o desenvolvimento de pesquisas junto à associação e cedendo espaço para que os jovens participantes dos programas possam falar com alunos sobre a importância do lúdico.
• Outras organizações sociais participam por meio de uma ampla rede de parceria criada na cidade do Recife/PE.
Concepção de ideias e aplicação na prática, envolvimento efetivo da comunidade;
Recursos Necessários
A quantidade de recursos materiais necessários para a implantação de uma tecnologia como a Empreendeler é muito baixa, pois utilizamos as nossas metodologias em Centros Sociais e Lares de Acolhimentos já existentes. Entramos com a técnica (metodologia) e as unidades que recebem entram com a estrutura física.
Desde o início trabalhamos com o engajamento cívico, onde todos, inclusive a diretoria, são voluntários da organização e em cada novo treinamento de voluntários temos uma procura de cerca de 300 pessoas com interesse para o voluntário (se feito apenas nas redes sociais) e media de 700 pessoas (se feito via rede de televisão).
Para o processo de mediação de leitura e contação de histórias necessita-se de materiais básicos de papelaria e livros, porém campanhas feitas em escolas e junto à sociedade civil arrecadam muitos livros, logo, nunca precisamos comprar livros.
No nosso caso temos uma sede, onde todos os materiais utilizados nas ações, acervos de livros e brinquedos são armazenados, mas no início não foi necessário.
Para cada grupo de 20 crianças precisamos de cerca de 2 a 3 voluntários para aplicar a metodologia, que são treinados pelos próprios dirigentes durante 3 meses, em 6 encontros quinzenais (o tempo de treinamento já faz parte da metodologia).
Faz-se necessário também um cenário, composto por tapetes e materiais de papelaria para personalização.
Resultados Alcançados
Todo ano fazemos um balanço social que aponta os impactos qualitativos e em 2015 e 2016 foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de grupo focal para a dissertação de mestrado do diretor executivo, apresentada e aprovada na Universidade de Pernambuco.
Quantitativo
2015: 570 (crianças, jovens, adolescentes e familiares) impactados diretamente, 2850 pessoas impactadas indiretamente, 1070 histórias contadas, 2379 horas doadas por nossos voluntários e 600 kg de alimentos doados.
2016: 1058 (crianças, jovens, adolescentes e familiares) impactados diretamente, 4.232 pessoas impactadas indiretamente, 5.700 histórias contadas, 2851 horas doadas por nossos voluntários e 840 kg de alimentos doados.
2017: 2325 (crianças, jovens, adolescentes e familiares) impactados diretamente, 9.300 pessoas impactadas indiretamente, 2253 histórias contadas, 4584 horas doadas por nossos voluntários e a doação de um espaço lúdico com biblioteca e brinquedoteca no bairro do Janga em Paulista/PE;
2018: 1703 (crianças, jovens, adolescentes e familiares) impactados diretamente, 6.812 pessoas impactadas indiretamente, 2.262 histórias contadas, 1193 horas doadas por nossos voluntários e a doação de três espaços lúdicos com biblioteca e brinquedoteca em 3 bairros da Região Metropolitana do Recife;
2019: Em andamento...
Qualitativamente: Identificou-se um aumento na capacidade de expressar seus sonhos e projetos para futuro, aumento da capacidade de Identificação de oportunidades,de estabelecimento de metas em suas atividades cotidianas, de persistência, de comprometimento, de autoconfiança, de busca de informações, de aumento da comunicação e da habilidade de ouvir. Houve aumento no conhecimento dos termos técnicos da área de empreendedorismo, foi percebido uma maior participação proativa dos beneficiários diretos nas tarefas de casa, dos centros sociais e na escola. Aumento na capacidade de ouvir e discutir de forma crítica, aumentaram a percepção de que para alcançar os sonhos é preciso determinação e perseverança. Percebeu-se um maior índice de participação e de comprometimento nas atividades diárias. Percebeu-se mais independência e auto confiança.
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