Problema Solucionado
Hoje, no Brasil temos quase 30 milhões de crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. Todos têm o direito de receber educação ambiental como tema transversal ao currículo escolar conforme orientação do Ministério da Educação e previsto na Lei 9795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Apesar das orientações do plano buscarem assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política –, muitas das atividades desenvolvidas nas escolas apresentam um enfoque fortemente centrado na dimensão ambiental, sendo ainda um grande desafio a introdução de abordagens mais complexas e abrangentes como é o caso do consumo consciente.
Descrição
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e a sustentabilidade voltada tanto para professores como para alunos. A rede incentiva a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas de Ensino Fundamental em todo o País. A plataforma online do Edukatu (www.edukatu.org.br) é dividida em três blocos: o “Na Mochila”, com conteúdos de referência sobre consumo consciente e sustentabilidade; os “Circuitos”, blocos de navegação guiada, com games e atividades lúdicas; e a “Rede”, espaço onde alunos e professores se encontram para fazer contato e compartilhar experiências, e que conta com a participação de mediador do Akatu para tirar dúvidas e dar dicas aos participantes.
O modelo é inovador no sentido de possibilitar um espaço virtual gratuito para professores, oferecendo planos de aula, troca de experiências, consulta a conteúdos, possibilidade de criação compartilhada de projetos, contato com professores e projetos de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, proporciona para os alunos um espaço lúdico, com atividades gameficadas, rede de contatos, vídeos, jogos, conteúdos que podem servir de inspiração, além de mediação pelo Akatu.
A proposta do Edukatu é que cada participante da rede seja um multiplicador do que aprende e desenvolve, usando esse espaço para compartilhar e ampliar, de forma colaborativa, o debate sobre consumo consciente e sustentabilidade, de tal forma a tratar diretamente das decisões cotidianas de consumo e das práticas diárias daqueles que o cercam.
O projeto foi desenvolvido por meio de um processo colaborativo utilizando ferramentas do design thinking e da teoria U, envolvendo especialistas em educação, consumo consciente, sustentabilidade, comunicação e cultura digital, além de professores, alunos e gestores educacionais.
Recursos Necessários
Os recursos necessários para a implementação da tecnologia em um município, por exemplo, são:
Horas de equipe: Coordenador do projeto, analista de educação, diretor técnico;
Logística para formação de professores: passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslado e materiais;
Logística para visitação as escolas: passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslado e materiais;
Materiais de comunicação, digitais e/ou impressos, para as escolas.
A tecnologia está implementada e pronta para uso gratuito, sendo os recursos acima destinados à disseminação e ao acompanhamento.
Resultados Alcançados
O impacto social do Edukatu é a mudança de comportamento nas práticas diárias de consumo em comunidades nas quais as crianças estão inseridas (escola, família, bairro) gerando: (a) um entendimento dos impactos sociais, ambientais e econômicos do consumo e da interdependência desses impactos com a vida da criança e suas comunidades; (b) motivação para ação de consumo consciente ao nível individual e da comunidade; e (c) repertório para a ação de consumo consciente, de modo a torná-la o mais abrangente possível no universo de consumo.
Os benefícios dessa mudança de comportamento são muitos:
• Ambiental: redução da poluição, aumento da reciclagem de resíduos, preservação da biodiversidade, preservação dos biomas;
• Econômicos: economia de agua, economia de energia, planejamento de compras, planejamento do uso do dinheiro e do crédito;
• Social: aceleração da transição para uma sociedade de bem estar que não seja pautada pelo consumo mas sim pelo bem estar desejado pelas pessoas, fortalecendo as comunidades, e criando uma geração sensível e mobilizada para o consumo consciente e a sustentabilidade.
Desde o seu lançamento, em 2013, o Edukatu alcançou:
50 mil pessoas inscritas na plataforma
35 mil alunos cadastrados
11 mil professores cadastrados
4 mil escolas cadastradas
120 mil alunos sensibilizados
+300 mil pessoas impactadas
Comentários