Problema Solucionado
O desemprego entre mulheres com baixa escolaridade e faixa etária entre 40 e 60 anos é uma realidade recorrente em vilas e favelas dos centros urbanos. A promoção de oportunidades de geração de renda à estas mulheres é o principal objetivo do IEBB, que por meio do Projeto EcoBolsa Brasil oportuniza a produção em escala de Ecobolsas de banner por artesãs com este perfil social. A sustentabilidade do projeto têm sido possível em função da implantação desta tecnologia e de sua constante qualificação. Desta forma,além de alcançarmos a meta de geração de renda entre mulheres socialmente vulneráveis, também atuamos na mitigação do impacto ambiental de banners que seriam descartados deforma inadequada no meio ambiente. O banner é um material usado em vastas quantidades nos grandes centros urbanos. Em eventos e feiras de negócios a utilização de banners chega a mais de uma tonelada de material, que é descartado após o período do evento. Este material é de difícil descarte, pois não se enquadra nos padrões atuais de reciclagem (não pode ser classificado como plástico, papel ou metal, nem se degrada no meio ambiente).
Descrição
Produzir ecobolsas, pastas e porta credenciais a partir da reutilização do banner para eventos sustentáveis de organizações e órgãos públicos que possuem o compromisso sociambiental. Acredita-se que neste caso, a produção em escala para o atendimento de grandes demandas consegue alcançar o objetivo de geração de renda continuada para as artesãs.
O Instituto Ecobolsa Brasil oferece às instituições a segurança de que os logos e marcas institucionais impressos nos banners doados não serão utilizados nas bolsas e pastas fabricadas pelo instituto, a não ser que isto seja autorizado.
Além de reaproveitar um material nobre e resistente, também é gerado renda às costureiras da região metropolitana de BH. São mulheres com mais de 40 anos e em sua maioria, em situação de vulnerabilidade social. Elas trabalham em casa e, ao produzirem a Ecobolsa, têm a oportunidade de investir em melhorias nos seus lares, auxiliando no custeio das despesas e sustento de suas famílias. A coordenação do Instituto Ecobolsa Brasil faz um acompanhamento individualizado, proporcionando segurança às costureiras ao alocarem a demanda de trabalho de acordo com a disponibilidade de cada uma delas.
Recursos Necessários
São necessários:
- Local para armazenagem e separação dos banners;
- Local para limpeza e corte dos banners, com mesas apropriadas para corte (bancadas);
- Armários e prateleiras para armazenagem dos materiais de produção (estiletes, tesouras, solventes, materiais de limpeza, viés, linha, fitas, etc.);
- Materiais de estamparia (telas, tintas, mesa reveladora e solventes);
- Computador com software para tratamento de imagens e impressora;
- Veiculo grande para transporte dos banners (do tipo caminhonete ou furgão), para realização da coleta e distribuição do material.
Resultados Alcançados
Desde o início do projeto 2.000 organizações descartaram, aproximadamente, 35.000m², dos quais 21.000m² foram reutilizados para a produção de, aproximadamente, 42.000 unidades de produtos. Do total de organizações, 300 atuaram no processo de logística reversa. Cerca de 140 mulheres foram treinadas e, destas, 36 famílias foram beneficiadas com geração de renda. Atualmente, 20 mulheres permanecem no projeto, atuando como costureiras e assistentes de produção. O incremento de renda destas mulheres é de R$500,00 por mês, aproximadamente.
Comentários