Objetivo
Implantar uma Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental em parceria com organizações comunitárias para fortalecer capacidades locais, fomentar inclusão financeira, impulsionar a produção sustentável e facilitar o acesso ao crédito orientado, visando o aumento de renda em unidades familiares de produção e a promoção de produtos da sociobiodiversidade.
Problema Solucionado
O Desafio Conexsus, realizado em 2018 e 2019, foi um primeiro conjunto de ações articuladas e direcionadas a analisar como os negócios comunitários podem ser melhor estruturados e mais rentáveis, integrando cadeias produtivas mais justas e sustentáveis nos aspectos ambiental, econômico e social. Foi realizado um exercício de mapeamento de mais de mil negócios de impacto socioambiental em todo o Brasil, que envolveram mais de 100 mil associados e cooperados, incluindo agricultores familiares, povos indígenas, extrativistas e quilombolas. O mapeamento mostrou que a maior parte das organizações comunitárias enfrentam desafios de gestão e governança, dificuldades de se conectar aos mercados e de acessar os recursos financeiros necessários para a sua evolução. A falta de acesso ao crédito impacta negativamente as atividades produtivas de negócios comunitários, impossibilitando o investimento em tecnologias sustentáveis, melhoria da infraestrutura produtiva, aquisição de insumos, e até mesmo na diversificação das fontes de renda. Com todas as informações e aprendizados coletados ao longo do mapeamento e das oficinas regionais, foi organizada uma sequência de iniciativas de construção conjunta de soluções. Entre as soluções foi criada a CrediAmbiental, com a missão de promover a inclusão financeira através do acesso ao crédito orientado para unidades familiares de produção, com o intuito de fortalecer sua capacidade de investir em atividades produtivas sustentáveis.
A CrediAmbiental capacita técnicos locais para atuarem como Ativadores de Crédito Socioambiental, a tecnologia prioriza cadeias produtivas ligadas à sociobiodiversidade, promovendo práticas sustentáveis e melhoria da qualidade de vida no campo.
Descrição
A Conexsus estabelece parcerias com negócios comunitários, cooperativas, associações, microempresas e pequenas empresas de assistência técnica para implementar a Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental. A CrediAmbiental coordena a mobilização das redes locais de "ativadores de crédito", técnicos com formação relacionada e experiência agrícola nas cadeias da sociobiodiversidade.
As Ativadoras e Ativadores participam do AtivaCred, programa de formação da CrediAmbiental e são capacitados em diversas áreas incluindo, crédito rural, documentações, elaboração de projetos de crédito, educação financeira, produção sustentável e diagnóstico socioeconômico. Além disso, recebem kits para atividades de campo, como tablets, mochilas, pranchetas, camisetas, etc.
A Conexsus também fornece bolsas mensais para auxílio de alimentação e logística dos Ativadores durante um período de 18 meses. No entanto, o pagamento dessas bolsas está condicionado ao cumprimento de metas pelos Ativadores, incluindo metas de cadastro das Unidades Familiares de Produção e metas de contratos de crédito aprovados pelos agentes financeiros e acessados pelas famílias. Os cadastros das famílias e os projetos de crédito são preenchidos mensalmente em formulários digitais do aplicativo KoboCollect. Bem como as atividades realizadas são descritas em relatórios mensais por cada organização comunitária parceira. Os Ativadores também recebem apoio de suas atividades por meio de mentoria especializada em cada território, para ajudá-los a desenvolverem suas competências, delimitar seus objetivos e suas estratégias de trabalho para que as metas sejam alcançadas.
Os cadastros das Unidades Familiares de Produção servem como diagnósticos socioprodutivos que fornecem uma compreensão abrangente das realidades locais, permitindo a identificação precisa do perfil das famílias, das principais necessidades e restrições enfrentadas e famílias potenciais para acesso ao crédito. Após a análise da demanda das famílias para acesso ao crédito rural, são elaborados planejamentos estratégicos e tomadas ações para superar potenciais obstáculos na elaboração dos projetos de crédito. Como resposta, em cada território, são construídas parcerias locais para a realização de atividades, como seminários, oficinas e dias de campo, com o objetivo de sensibilizar os agricultores sobre questões relacionadas ao crédito rural, documentações necessárias e educação financeira. Também são organizadas caravanas e mutirões para regularizar a documentação para acesso ao crédito.
No trabalho, a Conexsus mobiliza uma rede de parcerias e aplica metodologias e instrumentos participativos e inovadores, interagindo com técnicos e decisores dos Ministérios da Economia, da Integração Nacional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de empresas e instituições de pesquisa agrícola e de assistência técnica e extensão rural; de entidades de desenvolvimento regional de indústrias, de organizações do terceiro setor; do Banco Central; de agentes financeiros que operam o crédito rural; entre outros.
A Conexsus, em parceria inédita, é agente de crédito rural do Banco da Amazônia (BASA), cadastrada no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com o objetivo de prestar serviços necessários à contratação e acompanhamento de operações de microcrédito produtivo orientado, a cooperação busca ampliar e garantir assistência às associações e cooperativas da sociobiodiversidade, da região amazônica, no acesso ao crédito público a partir da instituição financeira. No sul da Bahia, os negócios comunitários são credenciados em diversos agentes financeiros, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Sicoob.
A CrediAmbiental representa um modelo de Tecnologia Social Sustentável, que se destaca por ser uma solução efetiva e reaplicável, desenvolvida em estreita colaboração com a comunidade. Sua proposta de desenvolvimento considera a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação de soluções para problemas sociais. O desenvolvimento dessas capacidades locais com financiamento crescente para sustentar a adoção de práticas de produção de baixa emissão de carbono em cadeias de valor sustentáveis.
A CrediAmbiental integra o saber popular, a organização social e o conhecimento técnico-científico, seguindo princípios de autogestão, protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica. Essa abordagem garante que a CrediAmbiental não seja apenas uma resposta momentânea, mas uma solução adaptável e sustentável, capaz de atender a diversas realidades. A tecnologia também se destaca por priorizar cadeias produtivas ligadas à sociobiodiversidade, incentivando práticas sustentáveis e a renovação de cultivos em sistemas agroflorestais. Esse enfoque não apenas impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, mas também promove a conservação do meio ambiente e a preservação da rica biodiversidade do bioma da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.
Recursos Necessários
A implantação da CrediAmbiental requer a co-construção e o fortalecimento das capacidades de gestão dos Negócios Comunitários (NCs) para acesso ao crédito. Para isso, são necessários recursos como um técnico especializado em modelagem de negócios e assessoria customizada, além de infraestrutura de comunicação, computador, acesso à internet, materiais didáticos, aplicativos digitais de gestão e veículo para deslocamento.
O programa de formação AtivaCred, que abrange capacitação em crédito rural, educação financeira, produção sustentável e elaboração de projetos de crédito, bem como o credenciamento de Ativadores nos agentes financeiros. Requer consultores, instrutores e mentores especializados nas temáticas. Além disso, são necessários recursos como infraestrutura para eventos, cadeiras, mesas, computadores, acesso à internet, materiais de papelaria e didáticos, projetor e veículos para deslocamento.
A promoção de unidades familiares de produção com capacidade de acesso ao crédito orientado para a produção das cadeias da sociobiodiversidade, demanda técnicos locais capacitados, com formação de nível médio ou superior na área das ciências agrárias, para atuarem como ativadores de crédito. Além disso, são necessários recursos materiais como computadores, tablets, impressoras, mochilas, materiais de escritório e veículos para deslocamento nas áreas rurais. Também é requerido infraestrutura de comunicação, ferramentas e aplicativos de gestão de dados. Bem como de infraestrutura para promoção de eventos, como cadeira, projetor e mesa.
Resultados Alcançados
A Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental, tecnologia social da Conexsus, alcançou junto às agricultoras e agricultores familiares, um total de R$4,0 milhões em crédito rural, esse investimento substancial teve um impacto direto na vida de 473 famílias de agricultores. Abrangeu diversas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incluindo Pronaf Custeio, Pronaf B, Pronaf Floresta, Pronaf Agroecologia, Pronaf Mais Alimentos e Pronamp Custeio Agrícola. Esse apoio financeiro teve um impacto transformador ao ser direcionado para o custeio e investimento de produtos da sociobiodiversidade, como a produção de cacau, pesca, castanha, açaí, mandioca, banana e seringa. Essa alocação estratégica de recursos não apenas fortaleceu as atividades produtivas das famílias beneficiadas, mas também impulsionou a economia local e contribuiu para a produção de atividades agrícolas sustentáveis. Bem como o desenvolvimento socioeconômico e conservação da rica biodiversidade dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
A Rede foi implementada em sete estados brasileiros, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Bahia. Sob o conceito de finanças de proximidade e com a aplicação de uma abordagem inovadora de financiamento associado à oferta de orientação técnica, a CrediAmbiental construiu parcerias com 31 organizações comunitárias para o desenvolvimento territorial sustentável. Foram capacitados 210 Ativadoras e Ativadores - técnicos locais com formação de nível médio ou superior na área das ciências agrárias - em crédito rural, operacionalização, educação financeira e produção sustentável.
Com apoio da CrediAmbiental foram diagnosticadas 2.837 unidades familiares de produção com renda mensal familiar média de R$2 mil. Um total de 4.090 pessoas foram entrevistadas, sendo 1.592 do sexo feminino e 2.497 do sexo masculino, com idade média de 40 anos. A maioria possui ensino fundamental incompleto (40%) e se autodeclararam pardos (54%). O mapeamento e monitoramento das informações levantadas junto às unidades familiares de produção, são realizados mensalmente através do preenchimento em formulário digital do aplicativo KoboCollect. Por sua vez, abastecem automaticamente os painéis de monitoramento do PowerBi que são utilizados para análise e direcionamento de ações e esforços.
A tecnologia social tem atuado como uma ferramenta de inclusão financeira, com a criação de um ambiente de confiança mútua entre os tomadores de crédito e as instituições financeiras. A Rede de Ativadores Socioambientais possui o vínculo e o compromisso com os territórios em que atua, trabalhando com orientações técnicas para manejo e produção sustentáveis, diagnósticos das unidades de produção familiares, educação financeira e elaboração de projetos de crédito. Todo o acompanhamento das famílias é realizado antes e depois do acesso ao crédito, de modo a contribuir para o aumento da adimplência de pagamento e, consequentemente, para o sucesso do sistema produtivo implantado. A partir destas atividades desenvolvidas na interação com os negócios comunitários, representam efetivas soluções de transformação social, assegurando a sustentabilidade da assistência técnica com financiamento, permitindo o desenvolvimento e amadurecimento dos negócios comunitários, garantindo a boa utilização do crédito com adimplência e o desenvolvimento socioeconômico e sustentável desses territórios.
Público atendido
Agricultores familiares
Assentados rurais
Pescadores
Povos tradicionais
Produtores rurais medios
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores