Problema Solucionado
Foi notado que, em certas comunidades pertencentes a áreas de unidades de conservação ambiental, havia uma recorrente falta de informações e compreensão por parte da população sobre as condições dos recursos naturais e sociais. Além da falta de capacitação adequada dos líderes comunitários para condução de atividades e conscientização da população, não havia um enfoque dentro das escolas pelo ensino de temas relacionados aos recursos naturais e sociais disponíveis na área da comunidade. Os materiais que existiam, antes da elaboração do projeto, eram de difícil compreensão, o que dificultava ainda mais na transmissão dos conhecimentos necessários para uma convivência harmoniosa dentro das unidades de conservação.
Descrição
O Projeto Parte do levantamento dos recursos naturais e sociais da área objeto do estudo e, a partir de seus resultados, é elaborado material didático em forma de revistas e folhetos de fácil leitura. Esse material é utilizado para realizar capacitações de professores, lideres comunitários e também de conselhos gestores. São duas as metas principais da metodologia de trabalho: primeiro, a produção do material didático, na sequencia, são oferecidos os cursos de capacitação. O processo de produção do material didático leva pelo menos seis meses. Esta etapa leva à produção de um livro (em formato de revista), apresentando lendas e histórias locais, os recursos naturais da área e o texto do plano diretor. O material produzido é distribuído na comunidade. Os livros e mapas deverão ter sempre linguagem literária, tornando assuntos difíceis, como a geologia ou a hidrografia, em histórias bem contadas, utilizando fotos dos locais conhecidos pelos moradores para despertar intimidade com o material. Em seguida, é necessário produzir um folheto complementar sobre a geomorfologia da região e um mapa com o plano diretor e um glossário de termos ambientais importantes. Também é interessante que se produza uma maquete de cada unidade de conservação específica e um CD de apresentação para ser utilizado nas palestras motivadoras nas oficinas. Com o material didático já produzido, passa-se a realizar a capacitação de professores. As oficinas são organizadas por série e disciplina, os conhecimentos são adequados às turmas, sempre utilizando o material didático criado pelo projeto, fazendo a leitura e transformação do conteúdo em função das necessidades específicas dos alunos. Logo depois os conselhos gestores são reunidos e são realizadas novas discussões sobre os recursos naturais, buscando soluções para possíveis conflitos. Após os conselhos, inúmeras associações de moradores, clubes, condomínios, igrejas, sindicatos, ou grupos onde lideres comunitários estejam reunidos recebem palestras e oficinas. É destas reuniões e oficinas que surgem as atividades de teatro, poesia, cavalgadas, danças e outras atividades da cultura local, mescladas com atividades voltadas para as áreas de proteção ambiental.
Recursos Necessários
- Pesquisa , e redação primaria de textos e propostas, bolsas para professores, material de escritório, e combustível;
- Produção de material didático: Recursos para impressão de livros e folhetos (diagramação e impressão);
- Participação em seminários e encontros para divulgação - passagens, e hospedagem;
- Lanches para servir em capacitações, em reuniões da comunidade, em escolas e nas faculdades;
- Material de escritório: pastas, papel para impressora, canetas, marcadores de quadro branco, grampos, clipes, copos, guardanapos, garrafa térmica de café, kit camiseta, chapéu;
- Um computador com impressora e um projetor de multimídia;
- Recursos para transporte e viagens para a fase de pesquisa;
- Um veículo para transporte de pessoal e material para pesquisa e na fase de palestras, e combustível.
Resultados Alcançados
O projeto provocou aumento do número de reclamações, interferência e participação ativa pelos moradores das regiões atendidas. Eles também passaram a denunciar eventuais crimes ambientais cometidos nas regiões. Os materiais produzidos pelo trabalho estão sendo utilizados em universidades e escolas como material didático e podem ser reaplicados para outras experiências, aumentando a abrangência do projeto. Além disso, a desmistificação do assunto em uma linguagem simples e acessível permite que um número maior de pessoas seja capaz de buscar alternativas de trabalho mais adequadas às áreas de preservação ambiental.
O projeto está promovendo reflorestamento e educação ambiental em novas unidades de conservação municipal em são pedro da aldeia,
O conhecer para preservar foi estendido para comitê de bacia hidrográfica lagos são joão, estendendo a capacitação para professores em 9 municipios da região dos lagos.
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