Problema Solucionado
A realidade de uma comunidade no meio da Floresta Amazônia é marcada pela escassez de suporte dos equipamentos públicos, a qual contrasta com a abundância de recursos naturais disponíveis na vegetação. O conhecimento sobre estes recursos corre o risco de ser perdido caso não haja a adequada valorização e o investimento necessário na sua transmissão às novas gerações.
Vale enfatizar que este conhecimento, aplicado em práticas de produção de medicamentos fitoterápicos, previne doenças, promove a saúde e evita agravos para a população local. Além disso, todo o movimento de estudo e prática que se desenvolve em torno desta ideologia gera educação e renda para os jovens e moradores da comunidade.
Caso estes recursos não sejam aproveitados, as condições de saúde da população local estarão em situação de grande risco, os jovens perderão um precioso foco de estudo e trabalho e a comunidade perderá parte significativa de sua renda.
Descrição
CENTRO MEDICINA DA FLORESTA - CMF
1. História:
O Centro Medicina da Floresta (CMF) nasceu no ano de 1989 a partir do movimento de mulheres, jovens e crianças que se reuniram na direção do resgate do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais numa pequena comunidade situada na Floresta Nacional do Purus, no Estado do Amazonas.
Em 1997, o Centro Medicina da Floresta tornou-se uma Organização Não Governamental (ONG). A esta altura, já tinha se constituído como um centro de referência para a comunidade.
2. Presente:
Atualmente o CMF trabalha com aproximadamente 500 espécies, conta com um setor de secagem de ervas e um laboratório onde estão registradas mais de 200 fórmulas. A equipe, composta majoritariamente de jovens da região, trabalha e ensina outros aprendizes a respeito do preparo de receitas desenvolvidas ao longo destes 26 anos.
A produção do Centro Medicina da Floresta abrange:
- os Florais da Amazônia
- chás
- banhos
- compressas perfumadas
- defumação
- cozimentos (tônicos, multigarrafadas e fitoessências)
- homeopatias
- pomadas
- argila
- travesseiros de ervas
- repelente
- piolhicida
- neutralizadores de venenos (surucuína)
- óleo de andiroba
- desinfetantes para limpeza
O CMF ainda dispõe de uma cozinha onde os trabalhadores e estudantes recebem café da manhã e almoço. No terreno existem áreas destinadas à plantação de alimentos.
O CMF sempre enfatizou a educação como um tema transversal em cada setor, tendo como principal objetivo a escolha por uma vida dentro da Floresta Amazônica baseada na harmonia com a natureza.
O trabalho na conservação ambiental e no reflorestamento parte de uma perspectiva de sustentabilidade e promoção da consciência sobre a utilização do patrimônio natural da região tanto no âmbito medicinal – sua principal identidade - quanto em outras áreas, como por exemplo, a alimentação, a construção, o uso da água, a reciclagem, a redução do desperdício, a compostagem e a fertilização das plantações.
3. A Escola:
O CMF interage diariamente com a comunidade à qual pertence, Vila Céu do Mapiá, por meio das ações educacionais e do atendimento aos doentes com a distribuição gratuita de remédios.
São realizados treinamentos contínuos para os jovens da comunidade, assim como para pessoas vindas de todas as partes do Brasil e de outros países. Através dos anos, muitos jovens se graduaram e hoje ocupam posições na diretoria, na produção e como professores dos diversos setores. A diretoria estimula estes jovens a assumir a responsabilidade pela continuidade da instituição.
As ações educativas do CMF se desdobram em parcerias com o Ministério da Educação (MEC), as quais se concretizam em projetos como a “Escola Sustentável”. Através deste projeto, os alunos da Escola Cruzeiro do Céu têm a possibilidade de estudar a produção de sabão e sabonete e desenvolvê-la nas dependências do CMF.
4. Preparando-se para o futuro
A legislação do país já inclui o conhecimento tradicional sobre o uso das plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS) , o que se constitui em mais estímulo aos jovens.
Este contexto requer estruturas, equipamentos e procedimentos adequados. Entretanto, as antigas estruturas físicas não comportam a demanda que se apresenta e a estrutura administrativa também requer modernização para ser capaz de responder às exigências dos novos tempos.
Assim, apresentamos nosso trabalho à Fundação do Banco do Brasil com a esperança de alcançar o reconhecimento pelos 26 anos de trabalho intenso na Floresta Amazônica, valorizando seu patrimônio natural, cultural e social.
Nossa intenção é investir o recurso recebido na construção do novo laboratório.Estamos desta forma nos comprometendo em continuar este trabalho de forma transparente e em conformidade com as leis do país, de modo a manter a excelência de nossa produção.
Recursos Necessários
São necessários os seguintes setores devidamente equipados:
- Terreno de cultivo;
- Casa de secagem de ervas;
- Laboratório;
- Estoque;
- Biblioteca;
- Cozinha;
- Administração.
Resultados Alcançados
Dentre as 200 fórmulas produzidos no CMF, podemos citar o Anti-Malárico, o Imunoplus (fortalecedor do sistema imunológico) e o Tônico Regenerador (que combate gripes e resfriados). Estes medicamentos são distribuídos gratuitamente para a comunidade, evitando surtos de malária e contribuindo para a saúde da população.
Os Florais da Amazônia é um sistema composto por 70 flores que está presente em diversos Estados do Brasil e em outros países. Além de atendimentos terapêuticos, são realizados cursos de capacitação para terapeutas provenientes de várias áreas de conhecimento.
Estes cursos também são ministrados nos Estados Unidos, México, Holanda, Alemanha e Suíça.
Os benefícios alcançados com estes florais estão documentados no livro"Florais da Amazônia: o renascimento da Elementoterapia", de Maria Alice Campos Freire e Isabel Fachinni Barsé.
Comentários