Resumo
Trata-se do resgate da plantação das sementes de milho crioulo que é passada de geração em geração e da utilização das suas palhas naturalmente coloridas para produção de artesanatos decorativos e utilitários de alta qualidade como: cestarias, vasos, bonecas, galinhas, suplas, jogos americano, flores,petecas, bolsas, chapéu, revestimento em moveis entre outras peças.
Problema Solucionado
Na busca por diversificar suas atividades e fomentar uma nova opção de geração de renda, as mulheres do município de Guapiara/SP, que detém o conhecimento do artesanato com a palha do milho crioulo passaram a se organizar coletivamente a fim de potencializar suas capacidades e possibilidades desde a plantação ate o produto final. O artesanato que produzem a partir da palha do milho crioulo são peças que possuem identidade própria da região, é válido acrescentar também a alta qualidade, a diversidade e os conceitos neles encorpados, conceitos estes que permeiam o Desenvolvimento Sustentável e de Economia Solidária. O projeto "Trançando Caminhos" financiado pelo Proac Editais, viabilizou a troca de sementes de milhos crioulos aumentando nossa variedade de milho crioulo e também na divulgação e comercialização das peças nas feiras de artesanatos.
Descrição
A produção começa com a preparação do solo para a plantação, selecionando as sementes de melhor qualidade que devem ser plantadas na lua nova ou na lua minguante a partir da ultima semana de julho (o mês de agosto não é bom para o plantio porque não produz grãos) retornando no mês de setembro ate dezembro.
Para manter sua coloração natural evitando que as variedades se mestice elas devem ser plantadas com o intervalo de vinte dias uma da outra. Como são sementes crioulas demoram entorno de seis meses para colheita do milho seco e retirada das palhas para produção do artesanato (nessa fase se faz a seleção das sementes para um novo plantio, as sementes que não servir para plantação podem ser utilizadas na produção de farinha, quirera, fubá ou consumo animal).
Apos o processo da colheita inicia se a seleção das palhas e a produção dos artesanatos, destinando as palhas maiores para o trançado (que feito com auxilio de uma agulha de arrame de maneira artesanal feito por elas mesmas), as palhas menores são utilizadas na produção de flores de variados modelos e tamanhos e as palhas largas para produção de bonecas. Desde do ano de 2007, as artesãs participaram de vários cursos de capacitação entre eles de viabilidade econômica, formação de preços, designer de produtos, no ano de 2012 participaram do curso para a formalização da Arte e Vida - Associação de Mulheres Artesãs de Guapiara.
A partir de 2015 iniciou um acompanhamento com a SOF- Sempreviva Organização Feminista visando o fortalecimento da autonomia das mulheres na sociedade acompanhamento esse que dura ate hoje.
Recursos Necessários
Terreno para o plantio, variedades de sementes de milho crioulo,insumos agrícolas, preparação do solo, frete para transporte da produção, mão de obra para todas as etapas da plantação. Materiais para incio do trabalho, tesouras, pistola de cola quente, bastão de cola, linhas e teares. Material de divulgação, câmera fotográfica banner e folders.
Resultados Alcançados
Mesmo tendo pouco recurso para a plantação, a produção tem um numero significativo de peças que possibilita a participação em feiras do ramo de artesanatos entre elas todas as edições do Revelando São Paulo, Resgatando o Vale, entre outras de menor porte na região.
Demostração do artesanato em escolas, parques, hotéis, fazenda, reuniões e congressos como em 2009 na Faculdade Positivo em Curitiba PR (Congresso Brasileiro de Agroecologia). Através da parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) os produtos fazem parte do cenário do programa Senhor Brasil na TV Cultura, em 2013 a Sutaco possibilitou a participação na Expominas MG.
Em 2014 a Associação participou do Projeto Next Generation Development Programme 10, do HSBC para elaboração de um plano de negócios, visando mais divulgação e comercialização.
Em 2013 foi a primeira participação na Feira de Tocas de Sementes em Eldorado Paulista, visando buscar novas variedades de sementes de milhos crioulos com os quilombolas e indígenas, para aumentar a variedade de palhas coloridas naturalmente.Um intercâmbio cultural virtual foi realizado entre a sala de aula do 4-5 ano de Ottawa,Ontário, Canadá, e sala de aula do 5 ano de Inglês em Guapiara, São Paulo. O objetivo deste intercâmbio foi de montar as diferenças culturais entre os países envolvidos.
Comentários