Problema Solucionado
Campo Grande tem 800 mil habitantes. Dispõe de vários cursos preparatórios para ingresso no ensino superior, mas os vulneráveis pela pobreza e/ou por fatores pontuais (negros, índios, portadores de deficiência) não têm recursos financeiros para arcar com os custos. Famílias carentes não contam com estrutura que lhes possibilite o enfrentamento e solução dessa desvantagem, comparativamente com os jovens de classes mais abastadas. Acresce o fato de que os jovens oriundos da escola pública, em geral, apresentam desvantagem se comparados aos jovens que frequentaram escolas mais bem apetrechadascom um corpo docente mais bem pago e dotado de melhor domínio do conteúdo programático. Nesta capital, somos a única entidade particular que mantém curso pré-vestibular inteiramente gratuito, por isso é grande a demanda pelas 150 vagas anuais. A análise desses problemas tem sido feita à exaustão por organismos especializados. Kofi Annan, então Secretário Geral da ONU, em 2001, disse a propósito que "em todo o mundo, minorias étnicas continuam a ser desproporcionalmente pobres, desproporcionalmente afetadas pelo desemprego e desproporcionalmente menos escolarizadas que os grupos dominantes”.
Descrição
Tendo a constatação efetuada por Kofi Annan por norte, bem como outros dados da perversa e renitente desigualdade social contabilizada por instituições insuspeitas, como IBGE, IPEA, PNUD etc., em 15 de fevereiro de 2003, um grupo de voluntários resolveu fundar o Instituto Luther King - Ensino, Pesquisa, Ação Afirmativa. Convocou-os o seu idealizador e atual vice-presidente - juiz de Direito aposentado, Aleixo Paraguassú Netto. A atual presidente, Regina Maria de Campos Haendchen e seu marido, advogado Paulo Tadeu Haendchen, cederam imóvel situado no centro da capital, de maneira inteiramente gratuita. Ali o casal fez várias reformas e adaptações, e continuam fazendo, pois está em vias de se concretizar a ampliação da sede do Instituto, com a ocupação, também gratuita, de imóvel contíguo à atual sede. Outros parceiros importantes foram agregados. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com a cedência de professores e empréstimo de carteiras para os alunos; a Prefeitura Municipal, com o repasse de numerário e fornecimento de parte da merenda escolar; a Fundação Barbosa Rodrigues, com repasse de dinheiro desde a instituição de nossa entidade, o que permanece até hoje; a Assembleia Legislativa, com ajuda financeira desde o ano de 2007; o Cartório de Protestos do 1º Ofício da capital, também com numerário; Rede Econômica e Supermercado Comper, com gêneros alimentícios necessários ao reforço da merenda escolar; ajudas várias, vindas de pessoas jurídicas e físicas.
Tudo isto serviu de base à instalação do carro-chefe de nossas atividades, desde 2003, quando implantamos a primeira turma do curso pré-vestibular, com 70 alunos oriundos da escola pública, pertencentes a núcleos familiares com renda per capita de 1 (um) salário mínimo. Todos são bolsistas e atendidos gratuitamente, daí a exigência de que frequentem, no mínimo, 90% das aulas, sob pena de perda da bolsa, o que é aferido mensalmente. Porque a maioria esmagadora dos alunos é de trabalhadores, as aulas funcionam, basicamente, das 19:00 h às 22:30 h, de 2ª a 6ª feira. No interregno das 17:00 às 19:00, para os que podem e desejam, funciona o chamado "plantão de dúvidas", abrangendo várias disciplinas. Antes das aulas ou no intervalo delas, é servida a merenda escolar (leite, biscoito, suco, sopa, cachorro quente e outros tipos, dependendo do apoio recebido). Abre-se, aqui, um parêntese para agregar a informação de que o curso de informática básica foi instalado, em 2004, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, e a partir de 2005, transformado em Estação Digital, sob o patrocínio da Fundação Banco do Brasil. Os alunos desse curso também são beneficiários da merenda escolar, biblioteca e outros apoios oferecidos pela entidade. A nossa biblioteca é constituída de livros novos e usados, como resultado de permanente campanha de arrecadação, e é dotada de acervo adequado ao atendimento das necessidades dos alunos, em especial daqueles que frequentam o pré-vestibular, pois para a prestação do respectivo exame são exigidos uma série de títulos da literatura brasileira, com pequena variação de um para outro ano. Pois bem, com essas atividades principais, calcadas nos apoios desses importantes parceiros, com a dedicação ímpar do corpo docente e a acendrada entrega com que trabalham todos que estão envolvidos nas atividades do Instituto, temos cumprido satisfatoriamente o propósito de fazer da educação um instrumento importante para propiciar a ascensão social de crianças, jovens e adultos beneficiários de nossa ação social.
Recursos Necessários
Recursos Necessários para Manutenção - Tipo Materiais
Almoxarifado 1
Aparelho de DVD 1
Banheiro externo para uso masculino 2
central PABX 1
Computador 4
Data-show 1
DVD 1
Impressora 1
Mesa de som com as caixas 1
Pátio coberto, conversível em auditório, com 64m2 (comodato) 1
Prédio de alvenaria, com 10 cômodos, loc. área central da capital (em comodato)
Prédio de alvenaria, com 6 cômodos, na área central da capital (comodato) 1
Quadro branco 4
Telão 1
Vídeo 1
Xérox cedida 1
Resultados Alcançados
Aprovação Vestibulares e PROUNI: 2003 - 70 inscritos e 19 aprovados; 2004 - 70 inscritos e 29 aprovados; 2005 - 65 inscritos e 61 aprovados; 2006 - 82 inscritos e 79 aprovados; 2007- 75 inscritos e 65 aprovados; 2008 - 118 inscritos e 97 aprovados; 2009 – 110 inscritos e 96 aprovados.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Tratamento Físico-Químico Alternativo Para Substâncias Persistentes Em Águas
Órteses E Adaptações Em Pvc Tubular E Materiais De Baixo Custo
Projeto Quilombo, Melhorar A Condição De Vida Na Saúde Da População Quilombola.
Recuperação Da Fertilidade Dos Solos (Recuperación De La Fertilidad - Perú)