Problema Solucionado
O Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010 da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aponta elevados índices de repetência e de abandono da escola pública brasileira; estão entre os mais altos da América Latina, o que arrasta para baixo a qualidade da educação no Brasil. Cerca de 13,8% dos brasileiros largam os estudos já no primeiro ano do ensino básico, bem acima da média mundial (2,2%).
Um ano antes desta pesquisa, quando a evasão já preocupava as autoridades brasileiras, o IBGE já revelava em estudos que a maioria das crianças e adolescentes que deixam a escola o fazia por considerar o aprendizado e a escola algo desinteressante.
Esta geração apresenta habilidades e interesses específicos que precisam ser apropriados pelo processo de ensino/aprendizagem para que eles passem a perceber a escola como um ambiente onde podem explorar sua criatividade e suas experiências sociais. Caso contrário, não só a evasão como o analfabetismo funcional continuarão a assolar a rede pública brasileira.
Descrição
Ações Comunitárias
É constituído um Conselho Comunitário nas localidades atendidas composto por representantes das escolas públicas e de conselhos sociais (tutelar, educação, assistência social ou proteção dos direitos da criança e adolescente), coordenador pedagógico do núcleo local e um representante da universidade.
Mobilização do público alvo do Curso de Vídeo de Bolso, através de visitas com exibição de vídeos nas escolas e distribuição de folders na comunidade, pelo coordenador local e monitores. Em Palmas, a mobilização conta com os jovens já atendidos pelo projeto, que visitam as escolas compartilhando experiências em debates após as sessões de vídeo.
Curso de Vídeo de Bolso, oferecido gratuitamente a 64 estudantes da rede pública por ano em cada núcleo. Com duração de cinco meses e turmas em turnos alternados, a formação tem foco na apropriação de telefones celulares e outros dispositivos móveis, bem como as redes sociais, como suporte para produção e difusão de conteúdos educativos. Com carga total de aproximadamente 240 horas, levamos técnicas básicas de concepção de roteiro, planejamento para produção, captura e processamento digital de imagens, edição não linear de áudio e vídeo, direção e linguagem audiovisual, modos de difusão de conteúdos off e on-line.
Ao longo da experiência levando a produção de vídeos de bolso a centenas de comunidades escolares do Brasil, a Casa da Árvore Projetos Sociais desenvolveu metodologia própria, simples e eficiente. Tendo como suporte didático o Manual de Vídeo de Bolso, primeira publicação brasileira dedicada ao ensino desta nova linguagem audiovisual, o conhecimento artístico e tecnológico é construído coletivamente através de pesquisa e experimentações.
Criação de um Circuito Residências Artísticas, estratégia para enriquecer a formação e dar continuidade à formação artística e tecnológica aos que concluírem o curso. Para esta ação será realizada uma chamada pública a cada ano para artistas que trabalham com cultura digital, a fim de selecionar seis projetos originais a serem desenvolvidos nos Núcleos de Goiás e Tocantins. A curadoria e produção das obras coletivas serão de responsabilidade do Curador e Produtor de Residências, um artista profissional de reconhecimento internacional que também será residente convidado, totalizando sete residências até o final de 2012.
Dessa forma o Telinha de Cinema receberá a cada semestre um artista profissional para que desenvolva uma obra coletiva junto com jovens egressos do curso de vídeo de bolso.
A cada residência será realizado uma obra colaborativa que será exposta ao público em um circuito escolar e nas Universidades envolvidas.
Ações Acadêmicas
Com o intuito de levar toda essa discussão sobre a apropriação da arte digital e das novas tecnologias pela educação para o universo acadêmico, o projeto Telinha de Cinema irá promover um círculo de debates, palestras e minicursos na modalidade à distância, ambos moderados pelos artistas responsáveis pelas residências.
Dessa forma, a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Estadual de Goiás vão receber esses convidados a cada semestre. Nestas ocasiões as interfaces criadas entre a cultura digital e a educação vão ser abordadas sob os mais diversos focos em palestras, debates dedicados a professores e acadêmicos dos cursos das áreas de educação, comunicação, arte e informática.
Para favorecer ainda mais o desenvolvimento da vocação destas Universidades para a pesquisa e extensão em áreas que promovam o diálogo entre a cultura digital e as tecnologias de educação, cada um dos residentes oferecerá um minicurso através do AVA, dedicados aos participantes do ciclo de palestras e debates, além de educadores sociais e professores da rede pública de ensino.
Estes cursos serão gratuitos e adaptados para a modalidade à distância pela Coordenação de AVA do projeto Telinha de Cinema e moderados em parceria com o artista/autor.
Recursos Necessários
5 Computadores com acessórios com bom desempenho de vídeo;
4 Aparelho de telefone celular com câmera de pelo menos 3 MP;
1 Rede de internet banda larga;
1 Projetor multimídia;
1 kit de som externo;
40 impressões do Manual de Vídeo de Bolso;
40 camisetas de uniforme;
2 Resmas de papel A4;
5 Mesas para computador;
1 Mesa de reunião.
Resultados Alcançados
Telinha de Cinema já beneficiou diretamente cerca de 300 jovens com idade entre 14 e 18 anos, estudantes da rede pública da periferia de Palmas-TO.
Através das atividades do curso de vídeo de bolso foram produzidos coletivamente aproximadamente 120 vídeos micrometragens. Dezenas destes vídeos foram exibidos e premiados em importantes festivais e mostras de cinema e vídeo no Brasil e na América Latina:
9ª. Chico – Festival de Cinema e Vídeo de Palmas (TO) (Melhor Pocket Movie)
1º Festival de Cinema de Paraíso (TO) (segundo lugar)
21º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (SP) Festival do Rio 2010 (RJ)
8º. Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”para Crianças e Jovens (ARG)
1º Festival de Cinema de Ribeirão Pires (SP)
5ª Miragem - Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema (TO)
1º FestCine Maracanaú de Cinema e Novas Mídias (CE)
Durante o curso os alunos do projeto desenvolvem habilidades artísticas necessárias para a concepção e realização audiovisual bem como habilidades tecnológicas . Essas atividades geraram cerca de 60 blogs pessoais e coletivos sobre os mais diversos temas, como esporte, arte, cultura, comportamento.
Os participantes têm oportunidade de vivenciar diversas profissões ligadas a produção audiovisual, internet e produção cultural; e muitos, ao ganharem destaque pelos vídeos em festivais e mostras, acabam por conseguir colocação no mercado de trabalho. Estas habilidades desencadeiam um processo que está no centro dos objetivos do Telinha de Cinema, que é a formação de jovens que possam atuar como agentes de transformação do seu ambiente escolar, propondo novas formas de pesquisar, apresentar trabalhos, desenvolver conteúdos curriculares a partir da utilização de novas mídias digitais. Em 2010 o Telinha de Cinema deu suporte para a realização de duas séries de vídeos de bolso sobre educação para o trânsito e meio ambiente, além da cobertura para redes sociais de eventos nas escolas da região.
O Telinha de Cinema recebeu vários prêmios:
- EDU.MOV 2007 – Melhor projeto de educação com uso de dispositivos móveis, categoria nacional;
- Prêmio Tecnologia Social 2009 – Fundação Banco do Brasil, Região Norte;
- Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania 2010 – categoria Nacional.
Com os prêmios e novos parceiros o Telinha de Cinema gerou novos projetos a partir da adaptação da metodologia desenvolvida pela Casa da Árvore:
Telinha na Escola,Telinha Animada, Circuito Telinha na Escola, Semana de Educação e Artes Digitais.
Comentários