Problema Solucionado
A violência entre os adolescentes tem crescido vertiginosamente, de modo que estes estão assemelhados aos adultos em suas atividades delitivas, considerados conscientes do que querem fazer e não subprodutos indefesos de uma situação social que os pretere. A violência tem atingido também as famílias das crianças e adolescentes, mostrando que os problemas tem se agravado; para auxiliarmos na solução desses problemas buscamos através da profissionalização e encaminhamento ao mercado de trabalho orientando para uma vida mais digna e com acompanhamento.
Descrição
Os adolescentes atendidos atualmente pelo projeto são egressos de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade, em regime aberto e liberdade assistida, mas não somente esses, para não criar um estigma para com eles. Realizamos os cursos para adolescentes encaminhados pelas Escolas, dando preferência áqueles que estão apresentando dificuldades de aprendizagem e de comportamento.A iniciação profissional ocorre através de estágios oferecidos em parceria com as empresas locais e também através do Programa Jovem Aprendiz, onde os adolescentes são contratados pelas empresas e a Fundação Foco de Luz atua como entidade formadora orientando na parte teórica. As crianças participantes do projeto são alunos das escolas municipais que, em contraturno escolar, são inseridos no projeto como medida de prevenção.
O objetivo desta ação é resgatar e socializar adolescentes, inserindo-os em atividades de profissionalização e contra turno escolar. As atividades desenvolvidas vem acompanhadas de ações mais completas, como a inserção dos adolescentes em atividades sociais, escolar e profissionais, que permitam a convivência comunitária e familiar.
Nesse sentido, os adolescentes são atendidos, após a escola, no espaço da Fundação. Lá desenvolvem atividades psicossocioeducativas em horário de contraturno escolar. São realizadas oficinas de textos, vídeos, recorte e colagem, pintura, etc., embasadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como em temas que permitem sua reflexão sobre os atos infracionais cometidos por eles. Outras atividades desenvolvidas são as oficinas de esportes (que ocorrem duas vezes por semana com 50 alunos em treinamento de futebol de salão e 80 alunos na prática de judô), as oficinas de dança e as de música.
Nas atividades de profissionalização, os adolescentes têm aulas teóricas sobre ética, recursos humanos, informática básica, comportamento no trabalho, além de outras informações importantes para sua inserção no mercado de trabalho. São oferecidos estágios remunerados, com um ano de duração, acompanhados por um orientador da empresa. Os adolescentes são contratados pela Fundação Foco de Luz, dentro das normas da Lei do Estágio, para exercerem suas atividades em uma empresa parceira.
Além disso, os adolescentes são encaminhados às entidades parceiras para cumprimento das prestações de serviço à comunidade. Geralmente, como cumprimento da medida do art. 117 do ECA, os adolescentes vão a casas de repouso ou em outras instituições sociais prestar auxílio aos idosos e demais pessoas necessitadas, realizando atividades como leitura de contos, apresentações musicais e conversas.
Recursos Necessários
Os recursos necessários são: espaço apropriado, profissionais contratados, material esportivo e didático, equipamentos de informática, manutenção das despesas luz, água, telefone, lanche e material de escritório.
Resultados Alcançados
Os resultados alcançados são: adolescentes mais focados nos estudos e esportes, com renda conseguida através dos estágios no comércio local e carteira assinada como Jovem Aprendiz.
Em relação às crianças, ocorre uma melhora no rendimento escolar, bem como melhoria da disciplina dentro da escola e de seu relacionamento com a família. Atualmente desenvolvemos atividades de jiu jitsu com ótimos resultados esportivos, buscando resultados no esporte e na vida. A melhoria comportamental deles na comunidade e na escola é relevante. O resultado dos trabalhos realizados é o melhor possível. Na profissionalização, a efetivação do adolescente como funcionários da empresa é grande.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Condomínio Irmãos Pizzolatto: Exploração Associativa Da Terra
Rede De Viveiros De Mudas Nativas Do Vale Do Ribeira
Plantando Árvores - Conscientizar E Educar (Sembrando Árboles - Con Y Ed - Perú)
A Chácara Da Horta (La “Chacra Huerto” - Perú)