Problema Solucionado
Desde 2007, através do projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes” (ação que contou com apoio financeiro do PDA/MMA para a recuperação de dez nascentes), o Grupo Dispersores trabalha com o tema da “recuperação de nascentes” de forma aplicada.
Foi constatado pelo projeto, através de suas atividades de sensoriamento remoto, que 68% das áreas de preservação permanente de nascentes da região estavam degradadas. Também foi constatada a necessidade de um maior abastecimento de mudas nativas para reflorestamento destas áreas, além de maior conscientização da população.
Em 2010, através de um projeto apoiado pelo Mosaicos, criou-se o Viveiro Florestal do Grupo Dispersores, um viveiro com capacidade para a produção de até 70 mil mudas por ano. Neste mesmo ano, junto ao viveiro, foi criado o projeto EcoAprendiz, o qual promove educação ambiental aos estudantes das escolas do município, conscientizando-os sobre o uso racional dos recursos naturais, com foco na questão da água, fazendo com que estes alunos retransmitam a seus familiares a importância da manutenção de nascentes protegidas e preservadas, aumentando o numero de famílias interessadas em participar do projeto.
Descrição
A preservação dos recursos hídricos e o processo de conscientização sobre o uso correto e racional destes recursos, ponto fundamental para a promoção de uma vida sustentável, depende de nossas ações. Pensando nisso, o Grupo Dispersores trabalha em prol da mudança gradual do cenário atual, atuando através do projeto Veias D'água. Este projeto consiste em:
- Produção de mudas nativas, no Viveiro Florestal da instituição, e sua utilização em reflorestamentos para recuperação de nascentes (Atualmente, são produzidas mudas nativas de 70 espécies diferentes);
- Promoção da educação ambiental aos estudantes, conscientizando-os sobre a importância dos recursos hídricos, em especial as nascentes, e do uso racional destes recursos. Os estudantes aprendem com o viveiro EcoAprendiz todo o processo de produção das mudas, desde a coleta de sementes, passando pela germinação até a o momento em que a muda atinge o tamanho ideal para ser levada a campo e plantada pelos próprios estudantes. Também são conscientizados e envolvidos no projeto proprietários rurais e suas famílias;
- Recuperação das nascentes degradadas, iniciando o reflorestamento do entorno e regeneração da mata nativa. A restauração de nascentes, além de contribuir com a manutenção quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos, também auxilia na conservação da biodiversidade, elevando o número de núcleos de vegetação que servem de refúgio à fauna silvestre, estimulando o fluxo gênico no ambiente.
Recursos Necessários
- Sementes de árvores nativas coletadas na natureza durante todo o ano;
- Tubetes ou saquinhos plásticos para produção das mudas;
- Substrato ou terra;
- Água para rega das plantas (neste caso a água utilizada no viveiro da instituição é cobrada pala empresa fornecedora que abastece o município);
- Transporte coletivo para os alunos participantes;
- Transporte para as mudas até a área em que será feito o plantio;
- Enxada, cavadeira, formicida e adubo;
- Material didático utilizado nas atividades de educação ambiental (aplicada por uma pedagoga ambiental).
Resultados Alcançados
Desde o inicio deste projeto buscamos (a médio e longo prazo) a transformação da sociedade atual em uma sociedade mais consciente, que se preocupe com o meio ambiente. A educação dos jovens é fundamental para a constituição de uma nova sociedade preocupada com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações que habitarão este meio, por isso a relevância dos resultados obtidos pelo projeto.
Desde 2007 já foram recuperadas mais de 240 nascentes, cerca de 4.500 alunos já participaram de alguma atividade do projeto, mais de 500 mil mudas foram produzidas no viveiro e 160 mil mudas foram plantadas na região de preservação da Mata Atlântica. Outros resultados:
- Produção, atualmente, de 70 mil mudas por ano para uso em atividades que envolvam a recuperação da Mata Atlântica na região;
- Conscientização e educação de aproximadamente 4.500 estudantes e mais de 240 famílias das comunidades rurais envolvidas diretamente com o projeto. Indiretamente, toda a comunidade foi beneficiada, seja pela preservação dos recursos hídricos ou pelo conhecimento trazido pelo projeto de conscientização social;
- Interesse, cada vez maior, dos proprietários rurais na preservação de suas nascentes, motivados pela divulgação do projeto ou pelo incentivo de seus filhos, que participaram das atividades do viveiro EcoAprendiz e levaram o conhecimento aos seus familiares, tornando-se multiplicadores desta ação.
Comentários