Resumo
O Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), desenvolve ações educacionais de saúde e assistência social, orientando para a vida, trabalho e cidadania, crianças, adolescentes e adultos com deficiência, de Salvador e municípios circunvizinhos.
Problema Solucionado
Diante da constatação da ausência de recursos e medidas específicas voltadas para as pessoas com deficiência física, o Programa Informática Educativa do CRPD utilizou a Tecnologia Assistiva como ferramenta para que o sujeito com limitação motora se tornasse mais participativo e produtivo em seu meio social.
Descrição
- Avaliação dos alunos com deficiência física grave quanto às suas habilidades cognitivas e físicas;
- Quanto às habilidades físicas será necessário: Perceber a postura do aluno frente ao computador; identificar as facilidades dos movimentos e das capacidades funcionais; verificar a capacidade da coordenação viso-manual e a forma de acionamento no teclado, ou para aqueles alunos com limitações motoras muito graves que não consigam utilizar o teclado, usar acionadores específicos, de acordo com a funcionalidade do seu corpo.
- Em relação às habilidades cognitivas: Identificar o nível de compreensão sobre a dinâmica do computador e, em seguida, escolher o recurso e software que será utilizado pelo aluno;
- Introduzir o aluno no atendimento do serviço para o treinamento do software de acessibilidade e do recurso a ser utilizado.
- Ensinar a utilização dos recursos e softwares escolhidos para os pais dos alunos, para que possam utilizar em casa;
- Disponibilização de software utilizado pelos alunos para a casa e escola;
- Construção, caso seja necessário, de pequenos acionadores e adaptações no mouse para o aluno utilizar em casa ou escola;
- Observação da fala e forma de comunicação do aluno; para o uso da Comunicação Alternativa, as pranchas de comunicação serão construídas de forma processual, de acordo as novas experiências dos alunos.
- Montar curso de formação em Tecnologia Assistiva para professores, pais, cuidadores e terapeutas.
Recursos Necessários
13 computadores, 2 impressoras (1 a laser e 1 multifuncional), acionadores e softwares de acessibilidade, acessórios e mobiliário
Resultados Alcançados
130 pessoas/ano com diminuição das barreiras causadas pela deficiência;
130 famílias capacitadas para apoiar seus filhos na busca da inclusão social;
150 professores e técnicos capacitados para atendimento à pessoa com deficiência física com uso de TAs;
Inclusão social dos alunos com deficiência física, com uma participação mais efetiva e autônoma em todos os ambientes da vida cotidiana;
Inclusão escolar, acompanhando o processo de ensino com os recursos adaptados às suas necessidades;
Inclusão no mercado de trabalho, demonstrando a utilização do seu potencial a partir do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva;
Alunos percebendo-se como pessoas com potencialidades e construtores do seu próprio conhecimento.
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