Problema Solucionado
A Desnutrição infantil foi alvo de um trabalho ao longo dos últimos 13 anos dentro do projeto Quilombo, onde no ano 2000 vivenciamos um percentual de 39% de crianças de 0 a 5 de idade classificadas em grau de desnutrição, havendo necessidade de uma implementação no programa de acompanhamento mensal do projeto voltado para a recuperação a curto e médio prazo dessas crianças, que após 10 anos de trabalhos mensal consecutivos junto aos hábitos, costumes e barreiras alimentares conseguimos vencer a desnutrição infantil junto a essas comunidades semi isoladas na Região Amazônica, chegando a um percentual de 0% em menores de ano e 4% nas outras faixas etárias, indicador este que foi fundamental para que ouvissem diminuição de patologias e ate mesmo melhora na qualidade de vida e aprendizagem dessas crianças que moram na reserva biológica do rio trombetas, levando a um aumento da qualidade de saúde da população afrodescendentes.
Descrição
Utilizar alimentos de hábitos culturais na população afro descendente garantindo a nutrição adequada para cada criança sem interferir na alimentação disponível na comunidade, com isso fortalecendo a importância dos grupos alimentares e a utilização de suplemento alimentar a base de proteínas, carboidratos, vitaminas e gorduras, que ajudam a recuperar as crianças classificadas em desnutrição do tipo marasmo (Classificada na literatura como desnutrição do tipo: seca, sendo consequência da carência de proteínas e carboidratos no organismo).
A avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil através da consulta de enfermagem mensal.
Monitoramento do ganho de peso e crescimento físico mensal
Realização de exame de hematócrito trimestral na população infantil com objetivo de monitorar o índice de anemia ferropriva.
Realização de oficinas com objetivo de capacitar a mães ou responsáveis dentro do contesto de higienização, preparo e e conservação dos alimentos.
Capacitação das mães ou responsáveis quanto ao manejo adequado das doenças prevalentes na infância
Realização de atividades educativas mensais com ênfase para prevenção de doenças na infância e hábitos alimentares saudáveis.
Realização de visitas domiciliares para as crianças inscritas no programa de crescimento e desenvolvimento infantil.
Capacitação dos promotores e agentes comunitários de saúde dentro de temas voltados para a prevenção de doenças e melhoraria da qualidade de vida.
Assistência medica trimestral para as crianças inscritas dentro do programa de crescimento e desenvolvimento infantil.
Realização de avaliações periódicas para verificação das mudanças de comportamento da população, identificação e resolução dos problemas identificados.
Supervisão e monitoramento das atividades realizadas pelos promotores voluntários de saúde, atividades essas realizadas com objetivo de atingir uma melhor qualidade de vida da população afro descendente de modo geral.
Recursos Necessários
Alimentação, combustível, Material Hospitalar, Medicamentos, Material de expediente, Camisas para Equipe apoio, Camisas Promotores/Comunidade, Analise Clínicas, transporte, Equipamentos diversos ( fogão industrial para manipulação do suplemento alimentar para 300 crianças, Equipamentos médicos (balança, régua antropométrica, estetoscópio, otoscópio, fita métrica e outros)
Exames laboratoriais complementares como: fezes, urina rotina, sangue hemograma, medicamentos para tratamento de inter-correntes como: infecções intestinais e respiratórias, problema de pele, anemias ferropriva e falciforme.
Resultados Alcançados
90% das Mães preparando adequadamente os alimentos
80% das crianças recuperadas em 1 ano.
100% das mães treinadas quanto a nutrição adequada das crianças de 0 a 5 anos de idade.
90% das crianças em acompanhamento mensal de enfermagem e medico do projeto
100% dos agentes comunitários de saúde e promotores voluntários de saúde capacitados e envolvidos nas atividades do projeto.
Assiduidade e pontualidades das crianças dentro do programam de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.
Redução do índice de anemia ferropriva nas crianças acompanhadas no programa.
Comentários