Resumo
Implementada pela Fundação Projeto Pescar, é uma tecnologia social efetiva que cria “oportunidades que transformam vidas” para jovens em vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 19 anos, através de cursos de Iniciação Profissional em oito áreas de formação.
Problema Solucionado
Jovens em risco socioeconômico, ociosos, sem perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.
Descrição
É um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as 141 organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências, num ambiente similar a uma sala de aula, para a formação pessoal e profissional de jovens em vulnerabilidade social. A Tecnologia Social Pescar oportuniza a este público cursos de Iniciação Profissional (existindo mais de 20 cursos sistematizados para serem adotados por organizações privadas e públicas), que lhe possibilita a conquista do primeiro emprego. Os cursos têm duração de 800 a 1.100 horas, sendo 60% da carga horária comportamental (descoberta do eu, meio ambiente, sociedade etc.) e 40% técnica, estimulando-os a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. Após o curso, os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho para geração de renda e acompanhados pela Unidade formadora e Fundação Projeto Pescar por dois anos.
Recursos Necessários
Uma sala de aula para 20 jovens; sala do orientador; laboratório de aprendizagem de acordo com a legislação vigente, banheiros masculino/feminino, vestiário para ambos os sexos etc.
Resultados Alcançados
17.500 jovens formados em 35 anos de existência do Projeto Pescar; Multiplicação da Tecnologia Social Pescar em 10 estados e Distrito Federal; 141 Unidades formadoras em organizações privadas e públicas; Transferência da Tecnologia Social para a Argentina e Paraguai, sem ônus de qualquer espécie.
Comentários