Problema Solucionado
O Brasil é o 9º País mais desigual do mundo. Segundo o IBGE em 2017 os 50% mais pobres do Brasil sofreram retração de 3,5% em seus rendimentos. Ficando com renda média de R$ 787,69 mensais, menor que um salário mínimo. O número de pobres cresceu em 2017:15 milhões de pessoas em relação a 2016 que tinha 13,3 milhões. É considerado pobre quem sobrevive com renda de até US$ 1,90 por dia, cerca de R$7,00 conforme critério do Banco Mundial. Fatores como a insuficiência de políticas públicas, privação de direitos básicos e a precarização da educação têm contribuído para a manutenção de um ciclo bastante perverso: o de ignorância e pobreza. Sem uma intervenção social planejada e estratégica, este ciclo dificilmente será rompido e não haverá condições que permitam aos jovens das famílias pobres terem ascensão cultural, social e econômica. Hoje o principal problema enfrentado pela juventude é a falta de estudo ou ensino inadequado, sem acesso a uma educação eficiente ela sofre com a escassez de oportunidades no mercado de trabalho, levando-os a caminhos marginais. Os efeitos desta falta de qualificação atingem de modo emblemático os jovens residentes em áreas rurais e/ou periféricas do nosso país.
Descrição
O Projeto Midiacom vem quebrando paradigmas com a capacitação avançada de jovens vindos da escola pública e sua organização produtiva que gera oportunidades e renda. Por conta da metodologia de formação que vem sendo implementada com êxito junto aos adolescentes engajados ao projeto, desde março de 2004. Qualificamos estudantes de escolas públicas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com ênfase em Comunicação Digital. Os cursos ofertados acontecem em parceria com as escolas públicas do município, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e Organizações da Sociedade Civil - OSCs da região, e divulgados em toda cidade. Para ingressar, o adolescente deve ter entre 13 e 17 anos e estudar no ensino formal público, eles fazem uma prova de conhecimentos gerais, raciocínio lógico, atualidades e português, entrevista e dinâmicas de grupo. Os jovens selecionados têm uma capacitação inicial e quando vão para avançada têm que retribuir pela oportunidade e pelo conhecimento adquirido, prestando serviços voluntários como monitores dos cursos iniciais. Esta ação multiplica a abrangência do projeto a um custo muito baixo e com grandes benefícios para os jovens que absorvem importantes lições de cidadania. O curso acontece com aulas presenciais, on-line, palestras, videoaulas. Com aulas de powerpoint, word, excel, access, coreldraw, photoshop, premiere, after effects, 3d, flash, web master, sound forge e hardware,artes digitais, desenvolvimento de projetos gráficos,tratamento de imagens e fotografias, técnicas de composição, perspectiva e harmonia de cores e no desenho vetorial de ilustrações, entendimento e estruturação de mídias, gestão da informação, controle de produção, gestão empreendedora com aulas sobre planejamento estratégico, avaliação de desempenho, liderança e motivação, estratégias de marketing, gestão orçamentária, fluxo de caixa, matemática financeira, saúde e segurança no trabalho, processos para abertura de um negócio, reforço escolar com aulas de matemática, português. Os alunos também participam, ensinando aos demais companheiros quando aprendem ou desenvolve algo novo, democratizando e multiplicando o conhecimento. Também é incentivado pelos educadores a aprender cada vez mais, dando liberdade para que explorem os “labirintos” dos softwares utilizados. Durante as atividades são analisadas as atitudes comportamentais e a evolução técnica de cada aluno, a fim de potencializar suas vocações e habilidades. Assim, o integrante tem sua aprendizagem intensificada e direcionada em função de sua aptidão. Ao adquirir um nível preestabelecido de conhecimento, o aluno é convidado a desenvolver alguns trabalhos laborais remunerados, obtendo práticas adequadas para o mercado de trabalho. Esta ação é amparada pela Lei 8.069/90, em seu Art. 68 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas o estudo continua a ser o principal foco, pois acreditamos que não basta apenas capacitar, é preciso criar mecanismos para que os adolescentes e jovens após o período formativo possa buscar sua colocação no mercado de trabalho, montar seu próprio negócio ou ser integrante do instituto. Essa ação vem propiciando ao longo dos anos, resultados transformadores na vida dos beneficiários. Hoje, os profissionais formados pelo Projeto Midicom, numa evidente demonstração de competência técnica, produzem serviços de comunicação digital para clientes como: Gerdau, Coca-Cola, Allianz, Telefônica, Senac, Sebrae, Tetra Pak, Natura, entre outros. Os recursos obtidos através da prestação de serviços a estas empresas geram renda aos adolescentes e jovens, além de alcançarem a experiência adequada ao mercado de trabalho. Essa ação é controlada para que o número de horas de atividade laboral não se aproxime do número de horas de estudo e está amparada pela Lei 8.069/90, em seu Art. 68.O processo de qualificação avançada segue um roteiro predefinido, mas não é igual para todos. Durante o treinamento são analisadas as características de cada aluno com o objetivo de potencializar as vocações e habilidades de cada um. Assim, forma-se uma rede de trabalho onde um complementa os conhecimentos e habilidades do outro. Um estudo totalmente sustentado no coletivo e não em ações isoladas e individuais.
Recursos Necessários
Computador 2Gb RAM, HD 500GB e monitor 15" com estabilizador, mouse, teclado e fone de ouvido 6
Softwares: Sistema Operacional Microsoft Windows (a partir do seven), Microsoft Office 2010 e Adobe Master Collection 6
Cadeira para alunos 6
Cadeira professor 1
Bancada para computadores 4
TV mínimo 32" 1
Quadro branco 1
Material de escritório (verba mensal para marcadores de quadro branco, canetas, lápis, papel A4, toner para impressão) 12
Impressora laser monocromática 1
Os materiais descritos acima referem-se a uma unidade atendendo um mínimo de 20 beneficiários, no entanto, recomendamos atendimento a partir de 40 beneficiários, pois há um melhor custo/benefício, devido o investimento aumentar pouco em função do impacto social que duplica.
Resultados Alcançados
Atuamos como peça fundamental na formação profissional dos adolescentes e jovens nas comunidades em atuamos. Não basta apenas capacitar, é preciso desenvolver competências e criar mecanismos para que os jovens possam se inserir no mercado de trabalho, através de empregos, ou na sua organização cooperada, ou ainda na estruturação de nano e microempresas. Ações que permitam a redução das diferenças sociais. Para este fim contamos com apoio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDT que agendam entrevistas e dão orientação sobre marketing pessoal e como se portar em processos seletivos. Os jovens notadamente empreendedores são encaminhados ao Sebrae - CE que os qualifica em gestão e acesso a crédito. A qualificação associada ao desenvolvimento de competência e a prática profissional, impacta diretamente na melhoria das notas no ensino regular, na assiduidade no projeto, ingresso no ensino superior, na ampliação da renda familiar com o acesso ao mercado de trabalho. Nota-se em suas famílias o rompimento do ciclo de ignorância e pobreza em que viviam a partir do momento que adquirem conhecimento atrelado a renda, assim, inevitavelmente os filhos destes jovens terão uma perspectiva de vida diferente da dos pais, tanto financeira quanto cultural. Também é minimizado o êxodo em direção aos grandes centros e o consequente “inchaço” dos bolsões de miséria.
2840 adolescentes e jovens qualificados no curso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com ênfase em comunicação digital. Replicação do Projeto em três OSCs, duas em Aquiraz, uma em Fortaleza no Ceará e outra em São Paulo. 405 adolescentes beneficiados com a sistematização da metodologia Midiacom pelo Iteva implantada em 2016, em três Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), do Ceará, como projeto piloto com o nome de Curso Técnico em Multimídia, com ênfase em Comunicação Digital certificado pelo MEC. O Projeto Midiacom, como negócio social, foi o estudo de caso em 2013, 2015, 2018 da tese de mestrado em Administração de: Carolina Herrera da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013 - Bruno de Souza Lessa da Universidade Federal do Ceará, 2015 - Diana Maria Goiana Alves - 2018. Caso de sucesso da 4ª Conferência Internacional BAWB - Business as Agent of World Benefit (Negócios como Agentes para um Mundo Melhor), relatado no livro do SEBRAE–CE: “Histórias de Sucesso - Experiências Empreendedoras 2008”. Prêmio
Fazer a Diferença (2010), vídeo produzido pelo Grupo ENDESA premiando projetos de resultado que lidam com adolescentes e jovens.
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