Objetivo
Objetivo Geral:
- Proporcionar as crianças e estudantes surdos o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, sua primeira língua.
Objetivos Específicos:
- Ofertar aula de LIBRAS nas turmas regulares para crianças e estudantes surdos e ouvintes para comunicação, interação, participação e aprendizagem de todos.
- Orientar os educadores sobre possibilidades de mediações didáticas para melhor desenvolvimento, aprendizagem, desempenho e autonomia da criança e estudante surdo.
- Contribuir em proposições de estratégias e recursos de acessibilidade a aprendizagem dos conteúdos curriculares estudantes surdos.
- Colaborar em ações formativas na perspectiva da Educação Inclusiva nas unidades de ensino atendidas pelo programa em ação colaborativa com professores do Atendimento Educacional Especializado ( AEE), supervisoras pedagógicas e interpretes de LIBRAS;
Problema Solucionado
A Secretaria Municipal de Educação diante de um número considerável de matrículas de crianças e estudantes surdos na Rede Municipal de Ensino criou e implantou em 2008 o Programa LIBRAS nas Escolas. O programa surgiu diante da necessidade oportunizar o acesso a criança e estudante surdo a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, sua primeira língua. O programa visa garantir o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais nas unidades de ensino, nas quais, tenham matriculados em suas turmas crianças e estudantes com surdos de modo a fortalecer o aprendizado da primeira língua do surdo respeitando suas singularidades e especificidades.
Descrição
O Programa LIBRAS nas Escolas teve no início em 2008 com a atuação da professora Vera Lúcia Silva de França que desenvolveu o trabalho nas turmas de 23 estudantes surdos, sendo 03 crianças da Educação Infantil e 20 estudantes do Ensino fundamental, 13 estudantes de 1º ao 5º ano e 07 estuantes de 6º ao 9º ano. As aulas foram realizadas com o uso de recursos visuais, histórias e materiais diversos de forma interativa e dinâmicas buscando ampliar o vocabulário na língua de sinais e a comunicação dos estudantes surdos ouvintes. Nos anos seguintes foram ampliadas as ações com mais 5 professoras de LIBRAS.
O Programa LIBRAS nas Escola também ofertou curso de LIBRAS para os educadores na Rede Municipal de Ensino nos anos de 2011 e 2014. O curso de LIBRAS abordava o aprendizado da língua e também a construção de práticas pedagógicas que garantissem o desenvolvimento e a acessibilidade a aprendizagem a criança e estudante surdo.
Em 2018, em comemoração aos 10 anos de programa foi realizado o encontro “Família e Escola celebrando os 10 anos de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais nas escolas”. O encontro contou com a participação das crianças e estudantes atendidos pelo programa e suas famílias, estudantes ouvintes, professores de sala de aula, supervisores pedagógicos, gestores escolares, representantes do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência e comunidade.
Em 2025, O Programa LIBRAS nas Escolas atenderá a 09 estudantes surdos matriculados em 7 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do município de Mossoró/RN.
São atribuições dos professores que atuam no Programa LIBRAS nas Escolas:
I-Ministrar aula de LIBRAS nas turmas regulares que tenham matriculados estudantes surdos;
II-Observar o processo de aprendizagem do estudante surdo no espaço escolar, sua interação com a turma, professor e demais profissionais da unidade educacional;
III-Orientar o professor e supervisor das possibilidades de mediações didáticas para melhor desenvolvimento, aprendizagem, desempenho e autonomia da criança e estudante surdo;
IV-Acompanhar sistematicamente o estudante surdo em seu aprendizado de LIBRAS, informando as Unidades de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental e família o seu desenvolvimento;
V- Contribuir junto aos professores quanto a sugestões de acessibilidade nas práticas pedagógicas em sala de aula;
VI- Orientar o professor de 1º ao 9º ano, professor de Língua Portuguesa e supervisores pedagógicos com relação as práticas pedagógicas para o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita;
VII-Realizar as competências acima de forma itinerante, cumprindo a carga horária de trabalho diária;
As professoras ministram aulas semanalmente nas unidades educacionais atendidas pelo Programa LIBRAS.
Os professores do programa desenvolvem ações como:
-Contribuição no planejamento e execução dos projetos científicos e culturais desenvolvidos nas unidades educacionais, colaboram nas produções culturais (peças teatrais, coreografias e coral em LIBRAS);
- Participação do momento cívico, no qual, toda a escola está reunida e assim os alunos presentes podem aprender LIBRAS.
-Orientação aos professores de sala de aula e estudantes surdos e ouvintes em projetos na escola temáticos na escola.
A Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria de Educação Especial realiza visitas de acompanhamento ao programa as escolas com o objetivo de orientar as ações desenvolvidas pelas professoras de LIBRAS. As professoras do programa participam de encontros específicos para estudos e planejamento . As professoras do programa também participam do curso de formação continuada ofertada a todos os profissionais da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino pela Coordenadoria de Educação Especial.
Recursos Necessários
Em 2025, o Programa LIBRAS nas Escolas atende a 9 (nove) estudantes surdos matriculados em sete escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. As professoras do programa desenvolvem as aulas de LIBRAS em colaboração com os interpretes de LIBRAS e os professores de sala de aula.
De acordo com o planejamento apresentado pelas professoras de LIBRAS, a escola disponibiliza recursos materiais necessários para o desenvolvimento das aulas de LIBRAS. As escolas disponibilizam recursos materiais como; papel, cola, tesouras, lápis coloridos, cartolinas e equipamentos (projetor multimídia, TV, aparelho DVD e som).
As professoras do programa constroem recursos de acessibilidade como slides, calendários, maquetes, jogos bilíngues, cartazes, sequências visuais, fichas, jogos matemáticos e outros recursos visuais.
A Coordenadoria de Educação Especial colabora com recursos como cópias de materiais em LIBRAS para o desenvolvimento das aulas.
Resultados Alcançados
O Programa LIBRAS nas Escolas foi implantado no ano de 2008 pela Secretaria Muncipal de Educação de Mossoró/RN. Em 2025, o Programa LIBRAS nas Escolas atende a 9 (nove) estudantes surdos matriculados em sete escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. As professoras do programa desenvolvem as aulas de LIBRAS em colaboração com os interpretes de LIBRAS e os professores de sala de aula. No ano de 2025, o programa completa 17 anos de atuação na Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Nesses 17 anos , podemos destacar como principais resultados do programa:
- Aproximadamente 5.630 estudantes surdos e ouvintes aprenderam a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.
- As professoras do programa ofertaram curso de LIBRAS em 2011 para 40 educadores (professores de sala de aula e supervisores pedagógicos) e
- Em 2014 para mais 40 educadores da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.
Nos encontros para avaliar as ações do programa a cada ano, as professoras de LIBRAS destacam em seus depoimentos e relatórios finais os seguintes resultados:
- O avanço no nível de conhecimento da LIBRAS pelos estudantes surdos;
- A maior visualização do estudante surdo na escola;
- Ressignificação das práticas pedagógicas pelo professor de sala de aula;
- O acesso aos conteúdos curriculares e a aprendizagem dos estudantes surdos;
- O acesso a Língua Brasileira de Sinais pela comunidade escolar;
- A interação com os professores de sala regular da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 1º ano ao 9º ano;
- O maior interesse dos educadores em participar de cursos de formação para aprender LIBRAS;
- A participação dos estudantes surdos em todas as atividades, projetos científicos e eventos culturais desenvolvidos pela escola;
- A participação dos estudantes surdos nos projetos e feiras científicas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação;
- O envolvimento e participação das famílias dos estudantes surdos no seu processo de escolarização;
- O trabalho colaborativo entre professores de LIBRAS, intérpretes de LIBRAS, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de sala de aula, supervisores pedagógicos, para a construção de práticas pedagógicas inclusivas;
- A reflexão dos educadores sobre o processo de aprendizagem e avaliação do estudante surdo considerando sua singularidade na escrita;
- A valorização do conhecimento dos estudantes surdos;
- O avanço dos estudantes surdos atendidos no nível de conhecimento de LIBRAS e também na Língua Portuguesa na modalidade escrita;
- Tematização das práticas pedagógicas para avançar no fortalecimento da escola inclusiva;
- O avanço do uso das tecnologias nas aulas principalmente de 6º ao 9º anos em todas as disciplinas;
Todos esses resultados devem-se ao grande envolvimento, compromisso e muito estudo das professoras do programa. As professoras do programa são acompanhadas e orientadas pela Coordenadoria de Educação Especial nas visitas de acompanhamento às unidades de ensino atendidas , nas quais, são avaliados pela equipe pedagógica para a ampliação e planejamento de novas ações.
Público atendido
Alunos do Ensino Fundamental
Professores do Ensino Fundamental
Surdos
Comentários