Problema Solucionado
Diante de um número considerável de alunos surdos matriculados na rede municipal. em 2008 foi implantado o Programa LIBRAS nas Escolas . O programa nasceu da necessidade oportunizar o acesso ao estudante surdo a sua primeira língua, A LIBRAS. O programa visava garantir a existência do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais nas unidades escolares, nas quais, tinham matriculados em suas turmas estudantes com surdez de modo a fortalecer o aprendizado da primeira língua do surdo, a LIBRAS. O programa foi criado para que a criança/aluno surdo pudesse ter a cesso a sua primeira língua, considerando e respeitando sua singularidade.
Descrição
O programa teve no início em 2008 com a atuação da professora Vera Lúcia Silva de França que desenvolveu o trabalho nas turmas de 23 estudantes surdos, sendo 03 crianças da Educação Infantil e 20 estudantes do Ensino fundamental, 13 estudantes de 1º ao 5º ano e 07 estuantes de 6º ao 9º ano. As aulas foram realizadas com o uso de recursos visuais, histórias e materiais diversos de forma interativa e dinâmica buscando ampliar o vocabulário na língua de sinais e a comunicação dos estudantes surdos ouvintes. No anos seguintes foram ampliadas as ações com mais 5 professoras de LIBRAS.
O Programa LIBRAS nas escola também ofertou curso de LIBRAS para os educadores na rede municipal nos anos de 2011 e 2014. O curso de LIBRAS abordavam o aprendizado da língua e também a construção de práticas pedagógicas que garantissem a acessibilidade do aluno surdo a aprendizagem.
Em 2018, em comemoração aos 10 anos de programa foi realizado o encontro “Família e Escola celebrando os 10 anos de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais nas escolas”. O encontro contou com a participação dos estudantes atendidos pelo programa e suas famílias, alunos ouvintes, professores,supervisores pedagógicos, gestores, com representantes do conselho municipal das pessoas com deficiência, da Associação de Surdos de Mossoró e comunidade.Durante esse período de 10 anos aproximadamente 5.400 estudantes inseridos nas turmas que tinham alunos surdos matriculado aprenderam a LIBRAS, nas Unidades de Educação Infantil e escolas atendidas pelo Programa LIBRAS nas Escolas.
Em 2019, O Programa LIBRAS nas Escolas atenderá a 17 estudantes surdos matriculados na rede municipal de ensino do município de Mossoró.
Atribuições dos professores que atuam no Programa LIBRAS nas Escolas.Serão atendidas em 2019, 12 unidades de ensino, sendo 10 escolas da zona urbana, 1 escola do campo e 1 unidades de Educação Infantil. Para atender a esse público o programa contará no 2019 com 3 professoras de LIBRAS e 1 intérprete.São atribuições dos profissionais do programa
1-Professoras de LIBRAS
I-Ministrar aula de LIBRAS nas turmas regulares que tenham matriculados estudantes surdos;
II-Observar o processo de aprendizagem do estudante surdo no espaço escolar, sua interação com a turma, professor e demais profissionais da unidade educacional;
III-Orientar o professor e supervisor das possibilidades de mediações didáticas para melhor aprendizagem, desempenho e autonomia do estudante surdo;
IV-Acompanhar sistematicamente o estudante surdo em seu aprendizado de LIBRAS, informando as Unidades de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental e família o seu desenvolvimento;
V- Contribuir junto aos professores quanto a sugestões de acessibilidade nas práticas pedagógicas em sala de aula;
VI- Orientar o professor de 1º ao 9º ano, professor de Língua Portuguesa e supervisores pedagógicos com relação as práticas pedagógicas para o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita;
VII-Realizar as competências acima de forma itinerante, cumprindo a carga horária de trabalho diária;
As professoras ministram aulas semanalmente nas unidades educacionais atendidas pelo Programa LIBRAS.
4- Atribuições dos Tradutores/intérpretes de LIBRAS:
I- Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas na instituição de ensino;
II- Realizar a tradução do conteúdo ministrado pelos professores de sala regular;
III-Mediar a comunicação entre professores, alunos, comunidade escolar nos espaços educativos nas unidades educacionais;
IV- Contribuir junto aos professores quanto a sugestões de acessibilidade nas práticas pedagógicas em sala de aula;
V- Desempenhar o papel de corresponsabilidade no processo de avaliação do estudante surdo;
serão realizados encontros de formação para estudo, discussão e reflexão de temas relevantes para ampliação das ações dos profissionais que atuam no programa.
Os profissionais deste programa contribuem no planejamento e execução dos projetos científicos e culturais desenvolvidos nas unidades educacionais, colaboram nas produções culturais( peças teatrais, coreografias e coral em LIBRAS), participam do momento cívico, no qual, toda a escola está reunida e assim os alunos presentes podem aprender LIBRAS. Orientam professores e alunos em projetos. Acompanham os alunos atendidos em eventos culturais e feiras de projetos científicos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação.Nos encontros de extrarregências os profissionais ministram oficinas de LIBRAS para os educadores. e também para as famílias dos estudantes atendidos pelo programa.
A Divisão de Educação Especial realiza acompanhamento aos programa realizando visitas as escolas. Os profissionais do programa participam de encontros específicos para planejamento e formação. Os profissionais também participam do curso de Formação de todos os profissionais da Educação Especial da rede municipal promovido pela Divisão de Educação Especial.
Recursos Necessários
Em 2019, o programa contará com atuação de 5 profissionais sendo especificamente 3 professoras de LIBRAS e 2 intérpretes.
As três professoras de LIBRAS são efetivas, pois, ingressaram na rede municipal via concurso público. Duas professoras possuem carga horária de 30 horas e recebem por mês aproximadamente mil reais cada uma. A terceira professora possui carga horária de 40 horas, recebendo por mês aproximadamente 4 mil reais.
Os dois interpretes de LIBRAS também ingressaram na rede municipal via concurso público tem uma média salarial de 1.900 reais mensais.
Quanto aos recursos materiais(papel, cola, tesouras, lápis coloridos, cartolinas e outros) e equipamentos(projetor multimídia, TV, aparelho DVD e som) as unidades atendidas pelo programa apoiam nesse sentido. De acordo com o planejamento apresentado pela professora de LIBRAS, a escola fornece o material necessário e também a Divisão de Educação Especial colabora com alguns recursos como cópias de materiais em LIBRAS.
Os profissionais do programa constroem muitos materiais de acessibilidade como jogos bilíngues, cartazes, sequências visuais, fichas, jogos matemáticos e outros recursos visuais.
Resultados Alcançados
O Programa LIBRAS nas Escolas foi implantado no ano de 2008. Em 2018 fez 10 anos de atuação do programa na rede municipal de Ensino de Mossoró. Neste 10 anos de programa podemos destacar como principais resultados:
- Aproximadamente 5.400 alunos inseridos nas turmas que tinham alunos surdos aprenderam a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.
- As professoras do programa ofertaram curso de LIBRAS em 2011 para 40 educadores( professores e supervisores pedagógicos) e em 2014 para 40 profissionais da educação da rede municipal de ensino de Mossoró.
Nos encontros para avaliar as ações do programa a cada ano, os profissionais destacam em seus depoimentos e relatórios finais os seguintes resultados:
- A maior visualização do estudante surdo na escola;
- O novo olhar do professor diante da reflexão das praticas pedagógicas;
- O acesso aos conteúdos e a aprendizagem dos estudantes surdos;
- O acesso a Língua Brasileira de Sinais pela comunidade escolar;
- A interação com os professores de sala regular da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 1º ano ao 9º ano;
- O maior interesse dos educadores em participar de cursos de formação para aprender LIBRAS;
- A participação dos estudantes surdos em todas as atividades, projetos e eventos culturais desenvolvidos pela escola;
- A participação dos estudantes surdos nos projetos e feiras científicas promovidas pela Secretaria de Educação;
- O envolvimento e participação das famílias dos estudantes no seu processo educacional;
- A parcerias com os professores e supervisores pedagógicos para a construção de práticas pedagógicas inclusivas;
- A reflexão dos educadores sobre o processo de aprendizagem e avaliação do estudante surdo considerando sua singularidade na escrita;
- A valorização do conhecimento dos estudantes surdos;
- O avanço dos alunos atendidos no nível de conhecimento de LIBRAS e também na Língua Portuguesa na modalidade escrita;
- Tematização das práticas pedagógicas para avançar no fortalecimento da escola inclusiva;
- O avanço do uso das tecnologias nas aulas principalmente de 6º ao 9º anos em todas as disciplinas;
Todos esses resultados devem-se ao grande envolvimento. compromisso e muita dedicação dos profissionais do programa. Estes são acompanhados e orientados pela Divisão de Educação Especial nas visitas de acompanhamento às escolas atendidas , nas quais os profissionais são avaliados pela equipe pedagógica e também nos encontros para planejamento e formação.
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