Objetivo
O Programa Germinar é uma formação que proporciona caminhos de desenvolvimento individual com base na Ecologia Social e abordagem Antroposófica, proporcionando a transformação dos indivíduos e a construção de relações saudáveis para assim transformar a sociedade. O Programa oferece uma visão integrada das pessoas e
das organizações, impactando positivamente o ambiente em que vivem. Oferece ferramentas práticas para lidar com tomadas de decisões, mudanças e conflitos.
O programa tem os seguintes objetivos específicos:
Objetivo específico 1: Habilitar as pessoas participantes para facilitar processos de desenvolvimento de indivíduos, grupos, organizações e territórios.
Objetivo específico 2 : Estimular diálogos saudáveis e eficazes:
Objetivo específico 3 : Promover a qualificação contínua dos facilitadores do Programa
Problema Solucionado
Atualmente, o mundo vive um momento de transição para uma nova consciência e o que se busca são profundas mudanças. À medida que estas mudanças ocorrem, cada vez mais aceleradamente, aumenta a complexidade da sociedade. Torna-se então maior a necessidade de desenvolvimento do indivíduo e, por sua vez, das organizações e dos seus antigos modelos de gestão, visando à substituição da visão mecanicista por uma visão orgânica, que considera a organização como um organismo vivo, semelhante ao próprio ser humano, construindo com isso as bases necessárias para que o ser humano torne – se efetivamente um ser colaborativo.
Para que as organizações sobrevivam e se desenvolvam neste ambiente de mudança, é necessário contar com líderes que promovam o desenvolvimento de outros indivíduos fortalecendo assim o seu protagonismo e uma nova visão do ser humano e das organizações.
Descrição
A formação do Programa Germinar está estruturada em cinco módulos de 4 dias cada (30h), totalizando 150h, com intervalo aproximado de dois meses entre cada módulo.
O conteúdo de cada módulo é o seguinte:
Módulo 1 - Entendendo a Facilitação de Processos: Compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.
Módulo 2 - Conhecendo as Organizações: Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional.
Módulo 3 - Entendendo a Dinâmica dos Conflitos: Trabalha o fenômeno conflito, identificando suas características,
possíveis consequências e como atuar nessas situações.
Módulo 4 - Fazendo Acontecer: Aplica os conceitos aprendidos para atendimento e elaboração de planos de ação para projetos externos, a partir de situações reais trazidas pelos clientes.
Módulo 5 - Biografia do Ser Humano: Com a análise da biografia como ferramenta de autoconhecimento, o
participante elabora um plano de ação para os próximos 04 anos.
Nos períodos entre os módulos os participantes devem realizar trabalhos com o objetivo de colocar em prática o aprendizado.
A metodologia do Programa enfatiza o “aprender fazendo”, equilibrando a apresentação de conteúdos com exercícios, trabalhos em grupos, atividades artísticas, movimentos corporais e exemplos reais trazidos pelos participantes. A vivência consiste um elemento chave para o aprendizado.
O diferencial do Programa encontra-se na análise real das práticas de liderança às quais os participantes estão habituados, respeitando as características culturais de cada turma e seus participantes.
Durante os cinco módulos, a assimilação dos conteúdos é trabalhada em três níveis: compreensão (pensar), vivência (sentir) e prática (querer), através das seguintes formas:
- Movimentos – atividade de estimulação, integração e contato não intelectual com o conteúdo.
- Palestra – Estímulo intelectual para percepção de arquétipos e compartilhamento de conceitos.
- Dinâmica – Vivência, auto-reflexão e percepção compartilhada do conteúdo.
- Atividade Artística – Atividade que utiliza elementos de arte, visando a auto-percepção e o seu compartilhamento nos grupos.
- Trabalhos de grupo – Atividades baseadas na realidade dos participantes, com o objetivo de exercitar os novos conceitos na prática.
- Plenária – Resgate, compartilhamento e complemento dos aprendizados do dia.
- Trabalhos intermódulos – prática dos conceitos e estímulos oferecidos nos módulos.
A montagem de uma turma do Programa Germinar envolve aspectos estruturais (recursos financeiros, local, logística...), aspectos processuais (equipe de coordenação com dois facilitadores e 2 ajudantes de facilitação, material didático...), aspectos relacionais (divulgação para captação de interessados, busca de financiadores...) e aspectos conceituais e de princípios (metodologia, valores e práticas). A comunidade deve estar diretamente envolvida nos aspectos estruturais, processuais e relacionais. De forma rotineira a criação de cada nova turma no Programa se inicia a partir da iniciativa do assistente de facilitação, que são pessoas que passaram pelo processo de formação e que gostariam de levar as vivências e conhecimentos adquiridos a outros grupos ou localidade onde atuam.
As equipes formadas pelos facilitadores e assistentes (geralmente 1 facilitador senior, 1 em formação e 2 assistentes) se responsabilizam pela montagem da turma, definição do local, planilha financeira, busca de financiadores e outros aspectos logísticos. Além de vivenciarem o processo de formação para se tornarem facilitadores do Programa Germinar. Os assistentes são o elo condutor entre uma turma e outra, divulgando e organizando a realização de novos grupos.
O investimento financeiro que cada participante aportado à turma se baseia no conceito do Ponto de Equilíbrio.
Provocamos um novo olhar econômico a partir da prática da fraternidade econômica. Baseado em uma relação de confiança mútua o participante é quem diz o quanto vai pagar, pois entendemos que uns podem mais e outros menos. Individualmente cada um contribui com o que pode, e coletivamente usam seus talentos para encontrar soluções que viabilizem o programa.
A gestão financeira da turma é realizada pelos próprios participantes possibilitando que cada qual contribua dentro de suas condições tendo como marcos orientadores as suas possibilidades e as necessidades do grupo. Todos são responsáveis pela sustentabilidade do grupo portanto todos devem participar da vida econômica da turma contribuindo financeiramente com doações (alimentos, artesanato, bazar) e/ou ações (limpeza, cozinha, etc.). Muitas turmas do Programa Germinar tem conseguido aporte financeiro de diversos parceiros. Estimula-se que as turmas procurem viabilizar a sua autonomia financeira.
Além da formação, outras atividades são constantemente desenvolvidas para a garantia da continuidade e da qualidade do Programa Germinar e a sua expansão e consolidação através da Rede Germinar.
A Rede Germinar visa ser reconhecida como um processo de transformação social em âmbito nacional e internacional, que desenvolve por meio de seus programas e atividades, uma nova consciência dos indivíduos e diálogos entre diversos públicos.
Recursos Necessários
- Local para realização dos módulos. O local deve ter acomodações para pernoite; refeitório; oferecer alimentação, ou condições para preparo por uma pessoa contratada; salão para atividades de todo o grupo; salas para atividades de pequenos grupos; comportar até 40 pessoas.
- Material (gráfica, papelaria, artístico, movimento) para cada módulo
- Apostila individual por módulo
- Transporte e remuneração para a equipe de facilitação
Resultados Alcançados
Em 22 anos de atuação o Programa Germinar já realizou mais de 300 turmas, tendo concluído a formação de aproximadamente 5600 pessoas, em 40 cidades de 14 estados brasileiros e Distrito Federal, além de turmas na Argentina, no Chile, México, Colombia e Portugal. Ao longo desses anos o Germinar vem contribuindo com o desenvolvimento de diversas organizações de todos os setores.
Temos diversas etapas de avaliação do programa que inclui indicadores de satisfação, eficiência e qualidade, para cada objetivo específico do Programa. Em cada módulo, registramos a avaliação da percepção dos participantes em relação a mudanças pessoais, eficiência dos processos de tomada de decisão, satisfação das pessoas clientes atendidas, capacidade de resolução de conflitos e de qualidade de escuta e expressão.
A turma 273, realizada em Chapada dos Guimarães em 2024 teve os seguintes resultados nos indicadores:
Objetivo específico 1: Habilitar as pessoas participantes para facilitar processos de desenvolvimento de indivíduos, grupos, organizações e territórios:
100% d@s participantes perceberam mudanças pessoais e 93% relataram que outras pessoas perceberam mudanças nel@s.
Todas as pessoas participantes relataram melhorias na eficiência dos processos de tomada de decisão coletiva em que atuam, entre o início e o final do curso, que seja melhorias na qualidade do planejamento (37%), na possibilidade de todos os presentes se manifestarem (9%), na garantia do foco nos objetivos (14%), na implementação das ações definidas (14%) e na realização da avaliação do processo (39%).
Objetivo específico 2 : Estimular diálogos saudáveis e eficazes:
100% melhoraram a sua capacidade de resolver conflitos, sendo que 80% relatam mudanças relevantes e 20% mudanças sutis.
Em termos de qualidade de escuta e expressão, 80% relatam que julgam menos, 93% dizem se expressar mais assertivamente, e 80% afirmam melhoria na capacidade de escuta.
Ao final do programa, cada participante saí com um pequeno plano de desenvolvimento individual para os próximos anos.
Além disso, o Programa Germinar aporta 16 habilidades das 23 mapeadas pela iniciativa Inner Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Interno, innerdevelopmentgoals.org) que desenhou as competências necessárias para lidar com o ambiente e desafios cada vez mais complexos.
Uma das premissas do Programa Germinar é o respeito à diversidade; com base nisso, o público atendido pelo Programa Germinar é constituído de lideres de ONGs, líderes de movimentos sociais, professores e educadores, pequenos empresários locais, agricultores familiares, assentados do MST, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, caiçaras, membros e dirigentes de empreendimentos econômicos solidários, membros da comunidade universitária, ambientalistas, profissionais de responsabilidade social de empresas e gestores públicos.
O Programa Germinar vem apoiando o fortalecimento das redes locais a partir da atuação de líderes que participaram do curso.
Além disso, tem promovido a melhoria da gestão e do desenvolvimento de processos das organizações pelo protagonismo dos participantes do Programa que nelas atuam e pela disseminação da metodologia atingindo outras pessoas destas instituições tendo como exemplos a rede pública de ensino do município de Ubá/MG, de várias escolas na Bahia e da Incubadora de Tecnologia Social e Economia Solidária da UFMT.
Através do aprimoramento da competência como líder na atuação junto ao público atendido por essas instituições, as pessoas que passam pelo Programa atuam de forma mais consciente utilizando melhor o seu potencial.
Nos Encontros Internacionais e na Formação de Facilitadores a consciência das redes locais se expande para uma percepção das possibilidades de uma rede internacional que integra ações praticadas nos diversos estados e diferentes países que se consolidam na Rede Germinar de Transformação Social
Público atendido
Adulto
Agricultores Familiares
Analfabetos
Catadores de Material Reciclável
Desempregados
Gestores Públicos
Povos Tradicionais
População em Geral
Lideranças Comunitárias
Trabalhadores Autônomos
Comentários