Problema Solucionado
A escassez de instrumentos eficientes para a aprendizagem de conceitos-chave de Ciências de forma lúdica, a falta de cultura digital no ambiente escolar, além da deficiência na formação dos docentes, especialmente para o ensino dos conceitos científicos e o desenvolvimento da postura científica nas crianças dos anos iniciais, condiciona o Brasil a sofrer com a falta de qualidade na alfabetização científica e tecnológica de alunos do Ensino Fundamental na rede pública. Esse distanciamento entre o ensino de Ciências e o Ensino Fundamental representa um problema que leva o país a enfrentar baixa produção científica e baixos níveis de desempenho nos exames nacionais e internacionais dos estudantes, o que significa um empecilho para o seu crescimento, tendo em vista que o conhecimento é o capital mais importante que um país tem para se desenvolver.
Descrição
Desde a implantação do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), em 2001, as redes escolares atendidas contam com duas ações essenciais:
1. Ao aluno:
A revista Ciência Hoje das Crianças, única publicação brasileira de divulgação científica para o público infantojuvenil, é editada pelo Instituto Ciência Hoje há mais de 30 anos. Sua qualidade é reconhecida pelo MEC, com a distribuição da revista em milhares de escolas públicas de todo o país. A revista é detentora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, o mais importante do Brasil na categoria.
Ciência Hoje das Crianças, tanta na versão impressa como digital, tem se mostrado um instrumento valioso quando se trata de criar as condições necessárias para produzir um desempenho positivo no ensino fundamental, já que tem consolidado - por meio de suas seções de experimentos e curiosidades - a utilização prática da ciência, instigando o leitor à busca da aprendizagem e do saber.
Utilizando a revista como material de consulta e pesquisa, os alunos desmistificam e aprendem conhecimentos de todas as áreas da ciência com entusiasmo, fator essencial à assimilação de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências.
2. Ao professor:
Aliados à utilização da revista Ciência Hoje das Crianças como referência, os cursos de Formação Docente do PCHAE atuam como meios facilitadores do planejamento das atividades escolares e do desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
Os cursos são presenciais e, desde 2018, passaram a ser ofertados também na modalidade semipresencial e a distância, numa plataforma digital desenvolvida especialmente para atender a tecnologia social. São cursos desenvolvidos por profissionais capacitados pelo Instituto Ciência Hoje, e atualmente encontram-se estruturados de acordo com os princípios, fundamentos e aprendizagens essenciais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e apresentam um caráter prático com propostas de atividades, projetos ou sequências didáticas, sugerindo ou ilustrando como os docentes podem trabalhar determinadas competências ou habilidades. Com a formação ofertada no PCHAE o docente enriquece sua formação e cria novos caminhos para desenvolver projetos com seus estudantes, em consonância com a BNCC.
Recursos Necessários
Para os alunos, o material de desenvolvimento do programa é a revista Ciência Hoje das Crianças (impressa ou digital), e para os professores o material didático da formação (apostilas, kits de estudo de campo, vídeos, textos de referência etc.), além da revista. Na versão digital do projeto, implementa-se a plataforma educacional como recurso para possibilitar o acesso às edições digitais da revista, ao ambiente de EAD e ao sistema de gestão que, ao gestor das redes educacionais, permite acompanhar a evolução dos alunos e professores no processo.
Resultados Alcançados
Desde sua criação e implantação, em 2001, o PCHAE já atendeu a 20 redes de ensino do Brasil, ultrapassando 640 mil alunos e 8 mil professores atendidos. Avaliando-se as produções nestes municípios, pode-se apresentar uma média dos seguintes resultados:
• Iniciativa dos alunos em atividades de leitura e escrita
Início do Programa: 17% - Término do Programa: 68%
• Alunos que realizavam experiências na escola
Início do Programa: 9% - Término do Programa: 17%
• Alunos participantes de ações para o benefício da comunidade
Início do Programa: 2% - Término do Programa: 30%
• Envolvimento dos pais com a escola
Início do Programa: 22% - Término do Programa: 38%
• Utilização de equipamentos eletrônicos (celular, máquina fotográfica, computador etc.) e instrumentos de pesquisa (lupa, termômetro, bússola etc.) pelos alunos
Início do Programa: 3% - Término do Programa: 27%
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