Problema Solucionado
Para o desenvolvimento nacional, a educação é o eixo estruturante da ação do Estado de forma a potencializar seus efeitos. Reduzir desigualdades sociais e regionais se traduz na equalização das oportunidades de acesso à educação de qualidade. O Brasil é apontado como um dos países com menor nível de escolarização do mundo. Exclusão social e dificuldades de acesso a escola de qualidade perpetuam uma realidade em que mais de 48% da população é considerada pobre ou miserável (IPEA, 2005). Há um círculo vicioso: a miséria leva ao trabalho, visto como oportunidade de melhorar de vida, mas tira a criança da escola.
Torna-se visível o desperdício irreparável de talentos no Brasil. Cria uma lacuna no desenvolvimento do país, que necessita de cidadãos aptos a assumir postos de trabalho cada vez mais exigentes em termos qualitativos. Portanto, para ajudar o Brasil a crescer é preciso interferir nos problemas que acarretam a falta de qualificação profissional, sendo este o contexto de atuação do programa, que visa dar oportunidade, um futuro promissor pelo estudo de qualidade e sem interrupções, às crianças e jovens de baixa renda com bom rendimento escolar, aliado a competência e vontade.
Descrição
Disponibilizar condições de estudo de qualidade e sem interrupções a alunos carentes oriundos da rede pública de ensino, bem como disponibilizar demais recursos materiais e financeiros necessários (inglês, oratória, informática, etc.) e apoio e envolvimento da família e do aluno no Programa.
Os alunos beneficiários ingressam no Programa no 6º ano do Ensino Fundamental, recebendo o investimento até a universidade, incluindo a pós-graduação. O Programa desenvolve as crianças e os adolescentes por intermédio de cursos complementares ministrados no contraturno da escola, além de serem estimulados pela equipe técnica a zelar pelo rendimento escolar. Estes cursos estão ligados à formação humana e cidadã, aquisição de idiomas, apoio e desenvolvimento acadêmico e carreira profissional, e são ministrados por profissionais ligados ao IBAB (psicólogos, pedagogos e professores de Português e Matemática) ou por voluntários.
O público alvo do Programa Bom Aluno são estudantes de escolas públicas, cujo perfil de bom aluno se caracteriza por médias escolares mínimas iguais a 7,0 em todas as matérias, bom comportamento escolar e serem oriundos de famílias com histórico de carência financeira, compromissadas com o apoio necessário para o desenvolvimento de seus filhos.
As famílias dos bolsistas caracterizam-se por apresentar nível socioeconômico baixo, cuja renda máxima é de um salário mínimo per capita. Muitas delas dependem da assistência do Programa Bolsa Família e de auxílio comunitário, como associações e igrejas. A escolaridade dos membros das famílias chega até o Ensino Médio completo, com boa parte apenas com Ensino Fundamental incompleto, demonstrando que o ingresso no Ensino Superior é uma possibilidade alcançada pela primeira vez pelo filho participante do Programa Bom Aluno.
Recursos Necessários
Espaço de trabalho com os alunos e famílias:
4 salas de aula, onde são ministrados os cursos complementares;
2 banheiros/ vestiários;
1 biblioteca;
2 salas de atendimento para pais e alunos;
1 cozinha;
1 Refeitório
1 sala de preparação de materiais dos profissionais;
1 laboratório de informática para os alunos.
1 auditório com 60 lugares.
Espaço de trabalho dos profissionais:
1 Biblioteca.
2 Salas de reuniões.
1 Sala da Gerência.
2 Salas para Área Técnica.
1 Almoxarifado.
2 Banheiros.
Resultados Alcançados
Desde a primeira turma de vestibulandos (1998), 100% de aprovação.
Média de 50% de calouros na Universidade Federal do Paraná.
Média de 67% de primeiros, segundos e terceiros lugares nos vestibulares.
Em 2000, 1º lugar geral da UFPR. Em 2001, 1º lugar geral da PUC/PR
Em 2009, o mais novo vestibulando da história do Brasil em universidade pública, com 13 anos de idade, 1º lugar no curso de Química da UFPR.
Em 2010, aprovação de aluno no 1º PROUNI Internacional com uma das maiores notas do Brasil, com nota máxima em redação. Foi escolhido pelo MEC para fazer curso de Farmácia em Salamanca, Espanha. Embarcou em abril deste ano e o seu resultado no vestibular selectividade da UNED de Junho foi 7,738.
2009 - Profissional formado pelo PBA, 24 anos, em Administração Internacional de Negócios pela UFPR, conquistou bolsa de estudos para mestrado em Marketing Management em uma das melhores universidades na área, a Università Commerciale Luigi Bocconi em Milão, Itália.
2010 - Aluna do 3º ano do ensino médio selecionada para intercâmbio pelo Rotary Club no Projeto Jovem Destaque. Foi para a Alemanha, onde permanecerá por um ano.
2010 - Ex-aluno do PBA, professor de inglês e estudante de Ciências Sociais, recebeu prêmio “Voluntariado Transformador”, do Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV). Engajado em projetos sociais, atribui esta missão à sua vivência no Programa Bom Aluno.
Universitários integrantes do Programa se voluntariam na correção de redação dos colégios onde estudaram.
101 alunos cursando inglês, sendo que 338 já concluíram o curso.
Profissionais formados pelo Programa Bom Aluno já contribuem patrocinando alunos no Programa. São ex-alunos cooperando com a ”corrente do bem” como retribuição ao que conquistaram.
Destaque do PBA é a vivência internacional: muitos alunos participam de estágios, cursos de aperfeiçoamento e trabalho temporário fora do Brasil, o que viabiliza acesso ao mundo do trabalho já no início da vida universitária, não raras vezes com sucesso e nos locais onde exercem sua atividade laboral.
2010 - Aprovação de aluno na 1ª etapa do exame da AFA – Academia da Força Aérea - com 20 mil candidatos e 1.142 aprovados.
2010- Aprovação de aluno do exame do ESPCEX – Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que permite acesso à Academia Militar de Agulhas Negras, na lista de Majorados.
274 alunos com nível superior de ensino de qualidade inseridos no mercado de trabalho; comprometimento com a ação social por parte dos participantes
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