Problema Solucionado
Os territórios de atuação da FV possuem grande diversidade regional e econômica, representando grande desafio em relação às ações de desenvolvimento local. O contexto do programa é marcado pela construção de alternativas efetivas que contribuam com a inclusão produtiva, e consequentemente, o enfrentamento da pobreza, apontando para a necessidade de construção de ações articuladas e integradas às políticas públicas estruturantes de fomento à qualificação profissional e constituição de negócios sociais geradores de trabalho e renda. Muitas das iniciativas são realizadas no próprio domicílio, sobretudo por mulheres e são atividades permanentes que dependem de recursos próprios, devido às dificuldades no acesso ao crédito. O rendimento médio é inferior ao do trabalhador assalariado, apesar da jornada de trabalho ser mais extensa. No caso dos empreendimentos coletivos percebem-se dificuldades em diversos níveis, principalmente em relação à gestão, sustentabilidade econômica e social. São iniciativas frágeis que necessitam de apoio para sua consolidação, considerando seu potencial na inclusão produtiva de públicos vulneráveis.
Descrição
O AGIR é concebido a partir do conceito de incubação e/ou aceleração de negócios sociais. Trata-se de uma metodologia e tecnologia social que integra um conjunto de serviços ligados a: formações, capacitações, assessorias, consultorias, treinamentos e investimentos realizados de forma integrada que constituem um processo, formado por etapas bem definidas, que garantem um acompanhamento contínuo do grupo de geração de renda nascente ou em fase de ampliação que necessita de assessoria técnica e investimento para que se estruture e sobreviva no mercado.
O AGIR é operado por organizações parceiras que tem expertise com trabalhos sociais, estudos, incubação e aceleração de negócios sociais, e que viabilizam o Programa através de: Identificação de melhores oportunidades de Investimento em negócios sociais; Redução dos custos de transação; Agilidade e flexibilidade das operações financeiras de fomento aos Negócios Sociais; Sinergia com investimentos de programas públicos municipais, estaduais e federais; Construção e aplicação de metodologias e indicadores para monitoramento e avaliação do programa; e Sistematização de todo o programa, sua metodologia e resultados.
A incubação busca reduzir a ¨mortalidade infantil¨ de Negócios Inclusivos formados por pessoas que não apresentam, ainda, grande prática na gestão de atividades econômicas de forma organizada e sistematizada, e se faz necessário que o processo de aprendizagem seja calcado nos princípios da educação popular, que leve em conta a realidade dos educandos e envolva-os no processo de construção dos conteúdos.
É nesse processo que se constrói essa Tecnologia Social, uma proposta orientada para a transformação social e empoderamento do público do projeto, alinhada com o tema de desenvolvimento da economia solidária, que tem como pilares básicos: autogestão, autonomia e articulação de Negócios Inclusivos em redes de cooperação.
Fases do AGIR:
1. Prospecção e Seleção de Negócios Sociais: em até 6 meses
São realizados levantamentos de dados primários e secundários para identificação dos potenciais negócios, empreendedores e arranjos produtivos com capacidade de receberem investimentos para alavancar suas atividades de geração de trabalho e renda. Além disso, são identificadas lideranças comunitárias, organizações sociais e programas de governo que possam apoiar o AGIR. A partir desse estudo e de indicadores socioeconômicos e ambientais, é realizado um ranqueamento das melhores opções que serão convidados a participar da capacitação preliminar, onde serão abordados aspectos macros do empreendedorismo social, Redes Colaborativas, Economia Solidária, Autogestão, Comércio Justo, Sustentabilidade, Empreendedorismo Social e outros. A partir daí são elaborados os Planos de Negócios simplificados. São selecionados no mínimo 3 Planos de Negócios para Incubação e 3 para a Aceleração. O restante dos capacitados poderão fazer parte da Rede Produtiva Mapeada.
2. FOMENTO: etapas de incubação e/ou aceleração – em até 24 meses
Cada projeto selecionado para a segunda fase recebe um aporte chamado de Capital Semente com valores de referência de até R$ 20.000,00 para negócios individuais e até R$ 80.000,00 para negócios coletivos. São realizadas atividades de aprofundamento e readequação dos Planos de Negócios selecionados, e elaboração de planejamento de alocação deste Capital Semente que orientarão as aquisições e as atividades de incubação. Os investimentos serão gerenciados pelos parceiros que realizam as aquisições, segundo as demandas de cada negócio social contemplado. São realizadas ações de acompanhamento, monitoria, assessoria técnica, compras, treinamentos e incentivo a formação de redes de empreendedorismo social que deixe um ambiente fértil para negócios.
3. ARTICULAÇÃO: fortalecer a sinergia com politicas públicas – permanente
Com o objetivo de aproveitar as crescentes oportunidades que o governo oferece para alavancar os Negócios Sociais, propomos a oferta de um conjunto de serviços com esse objetivo, como: formação da rede de negócios sociais AGIR; fortalecimento de sinergias com políticas públicas; promoção do encadeamento produtivo; identificar oportunidades dos Negócios Sociais apoiados venderem seus produtos e serviços para o governo; e suporte no processo de negociação, contratação e cobrança e suporte para que os beneficiários e gestores públicos locais prospectem e abordem governos Estaduais e Federal para a realização de convênios e termos de parceria para realizarem investimentos nos Negócios Sociais que participam do Programa AGIR.
Recursos Necessários
Uma unidade de tecnologia social do AGIR compreende de 6 a 10 negócios sociais em um território de atuação. E compreende 30 meses para todo o seu processo de inicio, incubação/aceleração e articulação dos negócios sociais. O plano de negócios indica quais são os mateias e infraestrutura necessários, que podem ser desde maquinário, utensílios, computadores, software, até reformas estruturais, obras físicas, mobiliário, carro, etc.
Resultados Alcançados
Iniciado em 2013, o AGIR está Implantado em 10 municípios nos estados do Pará, Maranhão, MG, ES e RJ e já selecionou 300 pessoas para a capacitação, possibilitou a elaboração de aproximadamente 150 planos de negócios, e encerra o primeiro semestre de 2015, com 28 negócios sociais em processo de incubação e mais 10 em processo de formação.
Os Indicadores do AGIR são instrumentos para mensurar o alcance de objetivos, inferindo tendências e impactos. São um meio e não um fim em sim e são construídos e analisados como um sistema integrado. Trabalhamos com indicadores de Processo e de Impacto. Em 2013 foram utilizados 30 Indicadores de Processo nos tema: Estrutura de Abastecimento; Gestão da Produção; Marketing e Vendas; Gestão Financeira; Governança e Autogestão; Seguridade Social; Condições de Trabalho; Envolvimento Comunitário. E 4 macroindicadores de Impacto ligados a: Renda Gerada; Postos de Trabalho; Compras Locais; Impostos pagos. Em 2014 avançamos com os indicadores com novos conceitos chave como o PDCA e Balanced Score Card, a integração com sistematização do Programa em Matriz Lógica e a Sistematização dos Produtos oferecidos pelo processo de incubação/aceleração; e a ampliação da base de indicadores de 30 para 60.
O marco zero dos indicadores foi coletado na etapa de Diagnóstico e Prospecção do Programa AGIR, realizado em outubro de 2013. Para coletar os dados do T1, durante o mês de novembro de 2014 foram realizadas visitas de campo para a coleta de dados, com o objetivo de realizar o monitoramento e avaliação do Programa AGIR. Foram 6 dias de atividades intensivas de campo, visitando os 13 negócios sociais que participam do Programa AGIR nos territórios do BARI e Canaã dos Carajás. A partir dessas atividades de coleta de dados, foram sistematizadas as trajetórias de evolução dos negócios sociais participantes do Programa AGIR.
INDICADORES DE IMPACTO em 5 municípios: Baixo Guandu, Aimores, Resplendor, Itueta e Canaã:
INDICADORES DE RENDA
- FATURAMENTO TOTAL GERADO 2014 R$ 533 mil
- AUMENTO DO FATURAMENTO (EM RELAÇÃO À 2013) 24,62%
- RENDA MÉDIA - R$ 598
- AUMENTO DE RENDA MÉDIA (EM RELAÇÃO À 2013) 36,64%
- PICO DE AUMENTO DE RENDA 79,9%
INDICADORES DE INCLUSÃO PRODUTIVA
- NÚMERO DE EMPREENDEDORES ATENDIDOS 158
- GERAÇÃO DE NOVOS POSTOS DE TRABALHO 51 postos de trabalho
- AUMENTO DOS POSTOS DE TRABALHO 68%
- NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS INDIRETOS 145
INDICADORES DESENVOLVIMENTO LOCAL
- COMPRAS LOCAIS REALIZADAS R$ 190 Mil
- VOLUME DE IMPOSTOS
Comentários