A Tecnologia de manejo de dejetos de suínos deve visar a sustentabilidade ambiental da propriedade rural, desde as unidades de criação, passando pelo tratamento, até a sua correta utilização, como biofertilizante na agricultura e como combustível (biogás) na geração de energia. A tecnologia deve adequar a propriedade à legislação ambiental, além de gerar economia financeira para o produtor rural e sua família. As etapas constituintes desse sistema são: coleta dos dejetos suínos na unidade de produção, biodigestor, lagoa de armazenamento de efluentes (biofertilizante), lagoa de lemnas, motogerador (à biogás) e, lavoura agrícola.
‘O Nosso Jeito’, a Metodologia de Desenvolvimento Social do Litro de Luz Brasil, condensa a forma como se dá a busca, seleção, relacionamento e ação dentro das diversas comunidades atendidas com as soluções de iluminação a base solar. Apesar do Litro de Luz atuar desde 2014, a metodologia foi implementada entre 2016 e 2017,após inúmeros testes empíricos, com contribuições principalmente dos voluntários - que possuem diversas vivências pessoais e profissionais - e de representantes das comunidades.
O conceito por trás do ‘Nosso Jeito’ é uma base modular, que permite que o Litro de Luz trabalhe com várias fases,onde o resultado de uma etapa é o insumo para a fase seguinte.