Cooperativa Mista de Trabalho Casa do Cerrado
Os Kits Bomba Solar Energia das Mulheres da Terra são sistemas completos de abastecimento de água com bombas solares (movidas a energia solar fotovoltaica), que garantem “água na caixa d'água” de uma forma descomplicada, para grupos de mulheres agricultoras, em projetos individuais ou coletivos. A tecnologia está inserida em um processo de Gestão Comunitária, que empodera as mulheres participantes, fortalece o grupo e as organizações envolvidas, promove a formação técnica de articuladoras locais e a autoconstrução dos sistemas em mutirões.
O Kit Bomba Solar pode ser instalado em regiões remotas, de difícil acesso, com fontes de água diversas, como nascentes, córregos, represas, poços, cisternas e outras, e com parte dos materiais adaptados do próprio local. Pela simplicidade na instalação, pelo resultado direto no curto prazo e pelo processo de Gestão Comunitária, protagonizado por mulheres do campo, se constitui em uma tecnologia mobilizadora, capaz de reforçar processos mais amplos de Assistência Técnica e de implementação de políticas públicas.
De 2019 em diante, foram construídos e testados 30 kits beneficiando mulheres agricultoras, e 3 kits coletivos beneficiando organizações de mulheres, a partir do projeto Energia das Mulheres da Terra. O projeto Energia é uma rede solidária, que atua na qualificação dos processos de produção de grupos de mulheres agricultoras familiares do estado de Goiás, por meio da implantação de projetos de energia renovável e recursos hídricos. Seu objetivo é contribuir para fortalecer sistemas de produção sustentáveis, geridos por mulheres agricultoras; apoiar a produção e disponibilidade de alimentos saudáveis nos mercados locais; promover a melhoria na qualidade de vida e saúde de comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental; promover o desenvolvimento rural sustentável e contribuir para a transformação da matriz energética da Agricultura Familiar no estado de Goiás. Surgiu da articulação de organizações da Agricultura Familiar, a partir do programa de Territórios Rurais, e hoje envolve 42 organizações em 27 municípios do estado de Goiás. Recebeu financiamento do Fundo Socioambiental Caixa, no edital nº 2/2017, através de projeto elaborado pela empresa Gepaaf Assessoria Rural, em parceria com a Cooperativa de Trabalho Casa do Cerrado, o Instituto Cooruja, a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (UFG) e diversas outras colaboradoras e colaboradores. Com este financiamento, beneficiou 92 mulheres agricultoras e 9 organizações de mulheres, entre 2019 e 2023, com a implantação de um conjunto de tecnologias sociais: biodigestor sertanejo em ferrocimento, sistema de abastecimento de água com bomba solar, sistema de captação e armazenamento de água de chuva, tanque de peixe agroecológico e o sistema de energia solar fotovoltaica.
O Kit Bomba Solar foi a tecnologia escolhida pelo maior número de mulheres agricultoras participantes, e com ótimos resultados. Por isso, e pela experiência do projeto Energia das Mulheres da Terra, entendemos que é uma tecnologia viável, transformadora, que deve ser difundida. Buscamos recursos para aprofundar a sua sistematização e a avaliação de impacto dos kits já implantados, construir um projeto de formação de jovens assessoras técnicas, e avaliar arranjos de crédito que possam garantir a difusão da tecnologia no futuro.
Temas:
Energia
Recursos Hídricos
Ver mais