Problema Solucionado
O diagnóstico social das 750 famílias atendidas e distribuídas nos programas de atenção à primeira infância, crianças e adolescentes, juventude e comunitários, aponta que 72% residem no município de São Paulo (Campo Limpo, zona sul) e 28% no município de Taboão da Serra (Parque Pinheiros).Com baixa escolaridade, 47% não possuem o ensino fundamental completo, 9% estão estudando; em relação às mulheres, 43% encontram-se no emprego doméstico, a maioria sem vínculo empregatício. Observa-se que o alto nível de desemprego, a baixa escolaridade e formação profissional precária, refletem a baixa renda familiar.O diagnóstico revelou a necessidade de desenvolver a educação e realizar atividades de formação profissional, o incentivo ao estudo, orientação de competências básicas para o trabalho, além de formação p/ o empreendedorismo e geração de renda. As participantes desenvolvem com suas habilidades uma relação de produção cooperada, onde os produtos tornam-se agentes de ligação com o mercado e a sociedade que outrora as excluiu, proporcionando a reinserção das mesmas. O design diferenciado torna o produto competitivo e envolvente, potencializando características e minimizando dificuldades.
Descrição
O Clube de Mães (semente do Núcleo de Moda), que deu origem ao Núcleo de Moda e, posteriormente, ao Núcleo de Moda e Design, pertence à estrutura formadora e, consequentemente, à identidade da ONG Projeto Arrastão. O que iniciou como uma reunião de diálogo e terapia, se tornou parte da representação cultural dos moradores da região do Campo Limpo na feitura do artesanato, e evoluiu para a complementação de renda dos participantes na comercialização de suas peças.
Ao longo dos três últimos anos, o Núcleo de Moda e Design vem desenvolvendo em parceria com a ONG Design Possível e o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, um processo de formação continuada e atualização dos participantes, técnicas e produtos. Para garantir a geração de oportunidades e o desenvolvimento de todas as ações necessárias ao núcleo de moda e design, existe um núcleo administrativo que conta com membros do Projeto Arrastão e agentes do Design Possível; esse núcleo, com o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, possui como parte de sua força de ação estagiários vindos da Universidade e jovens da comunidade identificados ao longo das ações do projeto, que foram estimulados a prestar vestibular, entraram na Universidade e hoje auxiliam no processo de transformação local. Combatendo o problema de formação, capacitação e inclusão no mercado, foi desenvolvida uma estrutura formativa que conta com capacitação técnica, empreendedora e incubação.
A formação técnica oferece à comunidade a oportunidade de cursos de curta e média duração com conhecimentos específicos que complementam as habilidades já existentes, e que facilitam o acesso ao mercado e elevam a qualidade dos produtos ou serviços desenvolvidos. O conteúdo técnico possui frequência variável e está constantemente cruzando necessidades e aptidões, propiciando aos membros da comunidade a oportunidade de serem agentes multiplicadores. A formação empreendedora, dividida em 6 módulos seleciona dentro dos cursos técnicos membros da comunidade que tenham perfil empreendedor, para que possam formar um grupo produtivo. Os módulos tratam de formação de grupo, consolidação técnica, dinâmicas de mercado, desenvolvimento de produto, gestão produtiva e plano de negócio.
Durante a formação, os parceiros captam oportunidades de produção e venda que são sistematizadas e organizadas pela coordenação do Núcleo de Moda e Design, e tornam-se experiências práticas para cada etapa do processo de formação empreendedora. Após um ano de formação, o grupo conclui o processo com sua linha de produtos, catálogo, marca, material de comunicação, papéis definidos e já tendo vivido experiências produtivas, sendo então encaminhados para uma etapa de incubação.
Nesta etapa, o grupo já possui seus próprios clientes e desenvolve ações conjuntas com o Arrastão, o Design Possível e individuais, consolidando sua independência decisória e econômica. Um exemplo desse resultado é o grupo Cardume de Mães. Os grupos formados, como é o caso do Cardume de Mães, realizam encontros com o Design Possível uma vez por semana, onde têm a oportunidade de encontrar outros grupos, verificar novas necessidades do mercado e solicitar auxílio no crescimento coletivo. Existem horários disponíveis para que os grupos utilizem as estruturas e equipamentos disponíveis no Arrastão, e que são contabilizados e trocados por produtos ou serviços em prol da própria comunidade, como camisetas ou mochilas para as crianças da creche.
Mais de 75% do material de consumo utilizado na confecção dos produtos, seja dos grupos seja nas oficinas, é oriundo da recuperação ou reaproveitamento de doações, entre as quais os retalhos de tecido, produtos têxteis com defeitos provenientes de indústrias, e banners e lonas vinílicas provenientes de ações de comunicação. O material é selecionado, transformado e dá origem aos produtos comercializados. Grande parte das empresas doadoras dos resíduos (matérias-primas) compra novamente os mesmos na forma de produtos.
Recursos Necessários
Manutenção máquinas R$ 1.200,00
Material de escritório R$ 2.000,00
Matéria-prima oficinas R$ 24.000,00
Soma parcial dos valores: R$ 27.200,00
Resultados Alcançados
Os números compreendem o intervalo de janeiro a setembro do ano de 2010:
Resultados quantitativos:
- Número de atendidos: 70
- Atendimentos técnicos: 347
- Atendimentos empreendedores: 646
- Grupos Incubados: 1 grupo com 5 integrantes - Cardume de Mães
- Produtos novos desenvolvidos: 53
Resultados qualitativos:
- Realização conjunta de 1 encontro de grupos produtivos e membros da comunidade vindos
de diferentes regiões da grande São Paulo - participação de aproximadamente 80 pessoas.
- Participação em 26 ações de venda de produtos (bazares, feiras etc.), sendo algumas delas: Feira CraftDesign, Balcão da Cidadania (Shopping Iguatemi – SP), Bazar do Bem Possível (Clube Pinheiros), Bazar Loja Quinta Reverência, Bazar Semana Meio Ambiente Banco Real/Santander, Bazar Semana Meio Ambiente/Editora Abril, Bazar Semana Meio Ambiente - Senac Santo Amaro, Bazar Semana Meio Ambiente Fundação Telefônica.
- Prêmio Milton Santos 2010; Menção Honrosa, Câmara Municipal de São Paulo, Categoria I: mobilização e ampliação de direitos territoriais e culturais.
- Média de renda gerada pelo núcleo no ano de 2010:
Vendas diretas: R$ 48.050,00
Vendas em feiras e bazares: R$ 12.595,27
- Produtos produzidos no ano de 2010: 2.712
Comentários