Problema Solucionado
O motivo para criação da METODOLOGIA SER+ foram as estatísticas relacionadas a juventude. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Atlas da Violência, em 2018:
-4 a cada 10 jovens não concluíram o ensino médio. Entre eles, 62% não frequentam mais a escola e 55% pararam de estudar ainda no ensino fundamental;
-33.590 mortes violentas de jovens em 2016.
Tivemos uma experiência, em 2017/2018, na E.E.Dr.Genésio de Almeida Moura, na comunidade do Jardim Damasceno, onde implementamos a METODOLOGOGIA SER+ junto a um grupo de 35 estudantes vulneráveis do ensino médio.
-Trabalho com a Autoestima permitiu que 100% dos alunos permaneceram na escola, melhoraram seu desempenho e contribuiu para apoio na revitalização do laboratório de informática;
-Pilar do Autoconhecimento incentivou a elaboração de 100% dos Projetos de Vida, e a ação social organizada pelos jovens: o Mutirão de Reforma da Escola junto à comunidade;
-Pilar da Descoberta do Talento motivou o planejamento para início da carreira profissional, onde todos engajaram-se nos processos seletivos para vagas de aprendiz e 70% foram aprovados.
Descrição
A concepção da tecnologia se deu diante da realidade das comunidades e números alarmantes relacionados à juventude. Baseia-se num processo de educação para a vida, que trabalha de forma transdisciplinar o autoconhecimento, a autoestima e a descoberta do talento. As atividades fomentam os quatro pilares da educação para o desenvolvimento humano fundamental na relação ensino-aprendizagem, ou seja, aprender a aprender, a ser, a fazer e a conviver, fundamentados pelas dimensões que permeiam o equilíbrio da vida e o sucesso profissional. Em 2017, a METODOLOGIA SER + foi aplicada na comunidade do Jardim Damasceno, em um grupo de 70 jovens do ensino médio da E.E.Dr.Genésio de Almeida Moura.
PASSO 1:Capacitação da Equipe Multiplicadora
Capacitar:1 coordenador pedagógico, 1 assistente social, 2 educadores e 1 assistente técnico social, diante da realidade das comunidades e jovens vulneráveis, e também prepará-los para prática da METODOLOGIA SER +. (Obs: equipe mista: educadores da escola + profissionais do Ser +).
PASSO 2:Aproximação com a Comunidade, Capacitacão da Equipe da Institutição e Divulgação
Nos reunimos com a área pedagógica da escola, a fim de entender os principais desafios educacionais e sociais do Genésio e da comunidade do Jardim Damasceno. Explicamos para essa equipe: o que é a METODOLOGIA SER +, seu propósito e como seria sua implementação (através do Projeto Conexões Digitais Brasilândia).Fizemos a divulgação do Projeto para os jovens da escola, por meio de folderes e apresentação em sala de aula. Realizamos uma reunião na escola, com os jovens e responsáveis, apresentando nossa instituição e o trabalho que seria desenvolvido após o horário das aulas, bem como abrindo o diálogo para sanar eventuais dúvidas.
PASSO 3:Entrevistas Sociais e Formação do Grupo
A assistente social se reuniu, em particular, com jovens e responsáveis, a fim de entender o contexto de cada família e avaliar a necessidade de acompanhamento social e visita domiciliar.Após as entrevistas, foram realizadas as matrículas e formamos o grupo de jovens.
PASSO 4:Formação do Coletivo & Implementação da metodologia
Apresentamos o Cronograma de Atividades:datas de entrega de Projetos de Vida, Ações Sociais e/ou de Desenvolvimento Local, Visitas a empresas e espaços culturais, bem como demais atividades que seriam realizados ao longo do semestre. O tempo mínimo para implementar a METODOLOGIA SER + em uma instituição é de 6 meses, pois é o tempo necessário para formar um primeiro grupo diante do acompanhamento da equipe pedagógica da instituição, para que esses colaboradores possam aplicar em novos grupos. A metodologia se baseia em dois eixos: cidadania e empreendedorismo. No primeiro, trabalhamos o autoconhecimento e a autoestima, a fim de o jovem vulnerável possa entender quem é e qual é sua posição como cidadão. Nesse eixo, trabalhamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio de oficinas, dinâmicas e atividades lúdicas, para que conheçam seus direitos e deveres diante da sociedade. Já no eixo de empreendedorismo, também por meio de atividades interativas, explicamos o que é empreendedorismo, e o que é necessário para empreender, incentivando-os a desenvolverem projetos próprios.
PASSO 6:Cultura, Vivência e Comunidade
2 visitas a empresas ou espaços culturais, e reuniões com a comunidade: impactos nas famílias.
PASSO 7:Desenvolvimento do Projeto de Vida/ Ações Sociais e/ou de Desenvolvimento Local
Parte 1:Compreendendo a minha história
Quem sou eu?Como as pessoas me veem?Quem são meus familiares?Revendo minha vida pessoal.
Parte 2:De onde vim?
História da família (Arvore genealógica),Qual é a identidade cultural da minha família?Quais são os acontecimentos mais importantes da minha vida?
Parte 3:Realização pessoal e Profissional – Meu talento
Quais são os meus sonhos?Metas/Objetivos?O que estou sentindo em relação à minha família e ao curso?Quais são as minhas maiores habilidades?O que preciso desenvolver?Qual profissão escolher para traçar minha carreira profissional?
Parte 4:Prospecção de Futuro - Para onde vou?
Currículo,Prospecção em curto prazo (término do curso),Prospecção prazo de 5 anos.
PASSO 8:Empregabilidade
Preparação para processos seletivos e encaminhamento para o mundo do trabalho (vagas disponibilizadas por empresas parceiras do Ser +).
PASSO 9:Desenvolvimento Local/Interação Social
Diante da realidade de infraestrutura da escola e com a perspectiva de realização de atender mais jovens em 2018, realizamos um Mutirão de Reforma para revitalizar a escola, a fim de garantir um espaço com mais recursos para os estudantes, que também foram envolvidos na ação, junto a suas famílias que vivem na comunidade entorno da escola. Quando não há possibilidade de ação direta, realizamos um evento de formatura, junto à família, na escola, com certificação.Após esse ciclo, a equipe da escola - que acompanhou a implementação - está capacitada para replicar a metodologia com outros jovens da instituição.
Recursos Necessários
- Local: uma instituição parceria que tenha seu atendimento focado em jovens vulneráveis;
- Equipe Pedagógica - quantidade de pessoas vai variar de acordo com o número de jovens atendidos. Temos um cálculo de 2 educadores (um trabalhando soft skills e um educador técnico) para cada 70 jovens, que formariam uma turma. É possível aplicar a METODOLOGIA SER + em uma ou mais turmas, em uma mesma instituição, ou instituições diferentes. Além dos educadores, a equipe pedagógica conta com: coordenador e assistente social.
- Material de apoio: cada jovem irá receber um kit (Caderno, lápis e borracha);
- Material Pedagógico: Passaporte para o Futuro (Para realização do Projeto de Vida e Carreira);
- Apostila: Guia Metodologia Ser + (Impressão para capacitação de multiplicadores).
Resultados Alcançados
- 98% dos jovens permaneceram na escola, o que contribuiu para diminuição da evasão escolar;
- 93% dos jovens com Projeto de Vida e Carreira concluídos;
- 88% dos jovens participaram da ação de desenvolvimento local (Mutirão de Reforma);
- 92% participaram dos processos seletivos
- 85% foram inseridos no mercado de trabalho como aprendizes administrativos.
No primeiro contato, tanto os jovens quanto os familiares foram reticentes quanto a aproximação do Ser + e a aplicação da metodologia. Os jovens, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, apresentam insegurança e baixa autoestima, o que dificulta o engajamento e a crença em novas perspectivas e oportunidades. A partir da primeira reunião com os pais e o acompanhamento social, estabelecemos um vínculo com os jovens e com a comunidade do Jardim Damasceno, onde estava localizada a escola que aplicamos a metodologia.
Durante a implantação, após o trabalho diante da cidadania, do autoconhecimento e autoestima, os jovens passam a se enxergar de outra forma e transformam seu olhar sobre si e a comunidade aonde vivem. As relações socais e familiares são melhoradas, de modo que a estrutura familiar passa por uma reestruturação, o que garante que, mesmo após o projeto, o jovem tenha o apoio dos familiares para colocar em prática seu Projeto de Vida e Carreira. Esse cenário se estreita ainda mais após a conquista do primeiro emprego, que permite ao jovem contribuir financeiramente com a família e conquistar sua independência.
A mobilização diante do Mutirão de Reforma também representa um marco diante da efetividade da metodologia. Os participantes se empenharam em contribuir, pois desejavam que outros jovens também tivessem a oportunidade de conhecer a METODOLOGIA SER +. Eles mobilizaram amigos, familiares e moradores de toda a comunidade, que se reuniram na escola, em um sábado, para realização da reforma com materiais angariados pelo Ser +, por meio da doação de parceiros e voluntários.
O acompanhamento da empregabilidade foi realizado pelo Assistente Técnico Social, previsto na equipe pedagógica de implementação da metodologia, que convocava os jovens para participar dos processos seletivos disponíveis, bem como faz o acompanhamento estatístico desses dados. Tal assessoria é mantida por 1 ano. Após a finalização do primeiro ciclo, a equipe pedagógica da instituição irá replicar o processo, incluindo seus colaboradores capacitados, a fim de manter a METODOLOGIA SER + em prá
Comentários