Problema Solucionado
A comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói tem em torno de 6.000 moradores. Embora não tenham títulos de posse e as edificações sejam desreguladas, a administração pública não classifica a localidade como favela, mas eles sofrem os problemas comuns a regiões com esse perfil: falta de serviços públicos básicos e de bens de consumo coletivo. Seus jovens sempre estiveram em situação de vulnerabilidade social, pois vivem todos os dramas inerentes à ausência dos direitos sociais básicos: baixa escolaridade, exposição à violência do narcotráfico e intrafamiliar, condições precárias de habitação e saúde, falta de perspectiva de vida e profissional.
Para o enfrentamento destas questões, foram criadas condições para empoderamento dos jovens, compreendendo o desenvolvimento: 1. cognitivo - conscientização sobre a realidade que os envolve; 2. psicológico - autoestima e autoconfiança, com apresentações em teatros e salas de concertos; 3. econômico – geração de renda como músicos e como instrutores; 4. político – atuação na comunidade, formando conjuntos musicais – Negros&Vozes, Non Stop, Niterói Strings, Musical Beggining, Batida Clássica, entre outros – e realizando eventos anuais como o Soul Grota, que envolve diversas expressões artísticas da comunidade.
Descrição
Um trabalho social foi iniciado por D.Otávia Selles na década de 80, na Grota do Surucucu, com uma horta comunitária e reforço escolar. Em 1995 a “horta”, mais tarde Espaço Cultural da Grota, tomou um novo rumo com atividades musicais iniciadas pelo filho de D.Otávia, Márcio Selles, que juntamente com sua esposa Lenora Mendes introduziram ali o ensino de música erudita com flautas doce e violino para um grupo que mais tarde cresceria e se constituiria na “Orquestra de Cordas da Grota”.
Em 2001, o grupo foi convidado a realizar apresentações em Portugal. Em 2002 foi criada a RECICLARTE com personalidade jurídica para dar suporte institucional aos projetos e, desde então, passou a contar com parceiros que possibilitaram a construção do que é hoje o “Espaço Cultural da Grota” aonde se reúnem mais de 250 alunos. E nessa trajetória, a partir de 2004, vem conquistando prêmios e reconhecimentos como Utilidade Pública Municipal (2008), Utilidade Pública Federal, Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói (2010) e Patrimônio imaterial do Estado do Rio (2018).
As crianças da comunidade mobilizadas para música têm, então, um período de musicalização e iniciação através da flauta doce, canto coral e percussão (Mobilizando Talentos). Depois passam a Iniciação Musical quando se desenvolviam na leitura de partituras, familiarizando-se com a música erudita. Passam, então, para a iniciação em outros instrumentos como o violino, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta transversa, clarinete se aperfeiçoando no instrumento, tendo a opção de tocar na Orquestra de Cordas da Grota, começando no D, mirando chegar à Orquestra A, de acordo com o que consegue executar, considerando o grau crescente de complexidade do repertório da OCG. Ao entrar para a orquestra ele pode frequentar também as aulas de Teoria Musical que vai capacitar o aluno para mais tarde se tornar instrutor de música.
Em 2005 começou um processo de formação técnica dos integrantes da OCG, com apoio do Instituto Cooperforte, no Programa Passaporte do Futuro, durante 5 anos. Esse curso tem a duração de 3 anos e ao final o aluno está capacitado a se tornar um instrutor de música.
Em 2007, a convite da SMAS da Prefeitura de Niterói assume o Programa Integração AABB-Comunidade, passando, a partir do ano seguinte, a RECICLARTE ser o parceiro local da FBB. Isso ampliou as opções oferecidas às crianças e adolescentes da comunidade, com atividades esportivas, meio ambiente e cultural, além da música, o que determinou a fusão: AABB-Comunidade, Mobilizando Talentos.
Nesses vinte e quatro anos de existência desenvolveu-se uma metodologia própria de musicalização, iniciação musical através da flauta e violino que passou também a ser implantada em núcleos de multiplicação que se formaram para atender a demanda de entidades com atuação em locais com crianças e adolescentes também em situação de vulnerabilidade social. Essas entidades fizeram parcerias reconhecendo o diferencial da nossa tecnologia social que, aliás, recebeu dois prêmios: Cultura Nota10 (SEC.RJ-2006) e Empreendedor Social (Rio Sociocultural-2011).
Em 2009, em concorrência pública da SEC-RJ-MinC, foi conquistado o reconhecimento como Ponto de Cultura, recebendo o patrocínio para formação técnica de 2010 a 2013. Após essa formação técnica em música que se completa em 3 anos, os adolescentes que ingressam com 15 anos, ao final, com 18 anos, se constituem como MEI-Micro Empreendedor Individual, atuando no mercado de trabalho seja como músico, seja como instrutor de música como pessoa jurídica, podendo emitir notas fiscais por serviços prestados, deixando a informalidade de lado. Daí eles entram no mercado de eventos, constituem grupos musicais e normalmente dão seguimento aos estudos, buscando a formação no 3º grau, o que já é uma realidade para mais de 60 jovens que passaram pelo Espaço Cultural da Grota.
Dessa forma, a criança que inicia no Programa mobilizando Talentos do Espaço Cultural da grota ou nos núcleos de multiplicação passa ter a perspectiva de chegar a Orquestra de Cordas da Grota, como um profissional qualificado. Alguns núcleos já se possuem sua própria orquestra de cordas.
Recursos Necessários
Flautas Doces soprano, contralto, tenor e baixo
Estantes de música
Livros método de flauta 2 volumes
Violinos
Violas
violoncelos
contrabaixos
fautas transversais
clarinetas
instrumentos de percussão
Espaleiras, cordas, afinadores
Cadernos de música
quadro branco
mesas e cadeiras
Resultados Alcançados
Começaram no Mobilizando Talentos, chegaram à formação técnica em música (Ponto de Cultura) e, na maioria, deram continuidade aos estudos no 3º grau, passando a atuar como professores de música:
Resultados dos 24 anos de trabalho junto as crianças e jovens da Grota do Surucucu
Situação em 2019
Alunos e ex-alunos formados em nível superior na área de música:
1. Alexandra Seabra – Formada em Licenciatura em música pelo CBM em 2011. Professora de música no Colégio Salesianos, Alecrim
2. Anderson Pereira da Silva – Formado em Licenciatura em música pelo CBM em 2011. Professora de música no Colégio Plínio Leite, Pensi Niterói, Escola Pequenos Passos, Projeto Aprendiz
3. Felipe de Oliveira caldas – Formado em Licenciatura em música em 2011. Professor de música no Colégio Assunção, Pluz, Projeto Aprendiz.
4. Mayara Feitosa – Formada em Licenciatura em música pelo CBM em 2011. Ordenou-se Freira
5. Simone Carvalho– Formada em Licenciatura em música pelo CBM em 2011. Regente e professora de violino em Maputo, Moçambique.
6. Rafael dos Prazeres– Formado em Licenciatura em música pelo CBM em 2012. Professor de música no Colégio Cata Ventos e no projeto Aprendiz
7. Raquel Terra dos Santos - Formada em Licenciatura em Música no CBM 2014. Professora de música na Creche Comunitária da Igreja Bethânia
8. Jefferson Almeida - Formado em Música e Tecnologia no CBM em 2014. Trabalha com sonorização de diversos musicais no Rio e em São Paulo
9. Wagner Gadelha – Formado em Licenciatura em Música pela UFRJ em 2014. Professor de música no Núcleo de Mury em Friburgo
10. Tiago Cosmo – Formado em Licenciatura em Música pelo CBM
11. Lauro Lira –Formado em Violoncelo na Unirio em 2014. Faz mestrado em Portugal
12. Thalyta Azevedo – Formada em Musicoterapia no CBM em 2015. Musicoterapeuta.
13. Thiago Monteiro – Formado em Licenciatura em Música pela UNIRIO em 2016. Professor de música no Município do Rio
14. Carina Leandro Maia – Formada em Licenciatura em Música pelo CBM em 2017. Professora de Música na Escola Especial Solange Dreux, Colégio Colabore.
15. Alex Cadilho – Formado em Licenciatura em Música pela UFRJ 2018. Professor no Projeto Social Ação pela Música
16. Igor Siqueira – Formado Formada em Pedagogia pela UNIRIO 2017. Professor de música no Município do Rio
17. Taynara Sales - Formada Licenciatura em música na UFRJ 2018. Professora de música no Projeto Aprendiz, Som +Eu
18. Izabella Cardozo – Formada em Licenciatura em Música pela UNIRIO em 2019
Alunos e ex-alunos formados em outras áreas.
1. Monique Seabra – Formada em Serviço Social na UFF em 2016
2. Mariana Ferreira – Formada Geografia na UERJ em 2015
3. Thais Araujo – Formada em Direito na UERJ 2014
4. Elisa Pimentel de Abreu – Formada em Pedagogia na Unilasalle 2013
5. Diego Monteiro – Formado em Educação Física na UFRJ 2014
6. Karine Passos – Formada em Educação Física na UFRJ 2014
7. Luanna Barbosa – Formada em Pedagogia pela UFF em 2017
8. Jamilly Wallace – Formada em Gestão de Recursos Humanos na Anhanguera 2015
9. Taliane Silva – Formada em Direito pela Cândido Mendes
10. Michelle Pinheiro Silva – Formada em Administração pela Estácio de Sá 2017
11. Caroline Oliveira – Formada em Enfermagem pela Anhanguera 2017
12. Marivani Cordeiro – Formada em Pedagogia pela UFF 2017. Professora no Colégio Gaylussac em Niterói
13. Diana Pazzini - Formada em Pedagogia pela UFF 2017. Professora no município de Niterói.
14. Camille Batista – formada em Letras na Rural 2018
Alunos e ex-alunos cursando nível superior:
1. Walter de Oliveira Caldas – Universidade de Iwoa EUA. Formou, junto com o irmão um grupo musical chamado Brazilian 2wins
2. Wagner de Oliveira Caldas - Universidade de Iwoa EUA. Formou, junto com o irmão um grupo musical chamado Brazilian 2wins
3. Nathan Feitosa – cursando Licenciatura em Música na Unirio. Violinista do Grupo Bloody Mary
4. Manuel Ferreira - cursando Licenciatura em Música na UFRJ
5. Ricardo Werneck - cursando Licenciatura em Música na Unirio
6. Graziele Bragança - cursando Licenciatura em Música na UFRJ
7. Marcos José Vieira - cursando Bacharelado em Viola na Unirio. Violista do grupo Camerata de Esquina
8. Priscila de Fátima - cursando Licenciatura em Música no CBM.
9. Soraya Vieira - cursando Licenciatura em Música no CBM.
10. Daniely Barros - cursando Letras na UFF.
11. Osmário Bispo – cursando Engenharia de Produção na Faculdade Anhanguera
12. Welton César – cursando Licenciatura em Física na UFF
13. Nick Coutinho – cursando Licenciatura em Música no CBM
14. Francine Drak – cursando Licenciatura em Música na UFRJ
15. Joyce Barcelos – cursando Enfermagem na UFF
16. Rebeca Oliveira– cursando Química na UFF
17. Douglas Martins – cursando Biologia na UFF
18. Tiago Gomes – cursando Engenharia de produção na Universo
19. Tayane Gomes – cursando Direito na Universo
20. Talles Silva – cursando Administração na Anhanguera
21. Pablo Barreto – cursando Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro
22. Rômulo Gonçalves – cursando Enfermagem na UFF
23. Vanessa Rodrigues – cursando Engenharia na UERJ
24. Gabriela Rodrigues – cursando Artes na UFF
25. Thiago Freitas – cursando Licenciatura em Música em Blumenau
26. Kely Cristina Conceição – cursando composição na Berklee University EUA
27. Rodrigo Soares - cursando Licenciatura em música na Unirio
28. Ivson Gouveia - cursando Licenciatura em música na Unirio
29. Amanda Mateus - cursando Licenciatura em música na Unirio
30. Carlos Rodrigues - cursando Licenciatura em música na Unirio
31. Luiza Mesquita - cursando Licenciatura em música na UFRJ
32. Giovanna Pelliccione – cursando Filosofia na UFF
33. Anderson Reis – cursando Computação na UFF
34. Bruno Aguiar – cursando Geografia na UFF
Até 2007, ninguém da Grota ainda havia entrado na universidade!
Curso de Capacitação em música do Espaço Cultural da Grota.
Alunos formados desde o início (2005):
1. Wagner Caldas
2. Walter Caldas
3. Tiago Cosmo
4. Leandro Justino
5. José Carlos Vidal
6. Luiz Ricardo Vidal
7. Rafael Amaro
8. Igor Siqueira
9. Anderson Pereira da Silva
10. Carlos Alberto Azevedo
11. Elaine Rangel
12. Felipe Caldas
13. Marivani Cordeiro
14. Luanna Barbosa
15. Alexandra Seabra
16. Manuel Ferreira
17. Marcos Vieira
18. Nathan Feitosa
19. Osmário Bispo
20. Nick Coutinho
21. Michelle Pinheiro
22. Mayara Feitosa
23. Simone Carvalho
24. Soraya Vieira
25. Jairo Lemos
26. Welton César
27. Raquel Terra
28. Thiago Monteiro
29. Graziele Bragança
30. Taynara Sales
31. Carina Leandro Maia
32. Priscila de Fátima Almeida
33. Daniely Barros
34. Jefferson Almeida
35. Wagner Gadelha
36. Izabella Cardozo
37. Ricardo Werneck
38. Ianny Araujo
39. Ivson Gouveia
40. Kely Pinheiro
41. Daniella Anatalicio
42. Ricardo Alves
43. Fernando Brasil
44. Vinicius Santana
45. Mylena Souza
46. Caroline Oliveira
47. Diana Pazzini
48. Carlos Rodrigues
49. Amanda Mateus
50. Albert Duarte
51. Leonardo Pinheiro
52. Luiz Carlos Justino
53. Francisco Teixeira
54. Giovanna Pelliccione
55. Anderson Reis
56. Bruno Aguiar
57. Roberto Henrique
58. Camila Costa
59. Jonathan Rodrigues
60. Kalolayne Silva
Comentários