Problema Solucionado
A falta de oportunidade e as dificuldades de acesso ao mercado são problemas que vem se tornando cada vez mais comuns. A busca por alternativas que diminuam a dependência das pessoas com bolsas do Governo ou que se submetam a trabalhos semi-escravos é uma constante. A realidade das comunidades urbanas e rurais é um cenário de muita dificuldade, as pessoas não tem oportunidade de inserção no mercado e quando às oportunidades chegam as pessoas não estão qualificadas. As mães não tem com quem deixar os seus filhos e isso também limita a participação das mulheres em algumas atividades que precise a presença em tempo integral. Além disso, boa parte das pessoas sobrevivem do bolsa-família ou de algum "bico", as famílias não tem renda certa e acabam adquirindo dívidas e comprometendo, muitas vezes, até a alimentação da família, com a diminuição da renda por causa dos empréstimos com agiotas e por causa do consumo, hoje há uma facilidade de acesso à linhas de financiamento para aquisição de eletrodomésticos e utensílios e o consumo não planejado. Algumas pessoas conseguem montar o seu pequeno negócio mas, manter esse negócio é um desafio diário. Elas não tem orientação e capacitação.
Descrição
Em 2009, representantes da Visão Mundial visitaram a Índia e conheceram algumas experiências que visavam a diminuição da pobreza e aumento da renda; a partir daí, inspirada na experiência da índia, deu-se inicio à metodologia GOL.D + - Grupo de oportunidade Local e desenvolvimento, uma metodologia focada para o despertar, onde cada participante consegue se ver como parte do processo e onde cada um é responsável pelo seu processo de mudança. A metodologia incentiva a poupança, o crédito e a geração de pequenos negócios; além de motivar as pessoas a identificar quais são as suas habilidades ou desejos e a partir daí, trilhar caminhos para conseguir alcançar o que se deseja. Promove a integração Social e o empoderamento dos participantes, trabalha com princípios de confiança, respeito e solidariedade. Estimula as verdadeiras lideranças, dá oportunidade para todas as pessoas de forma igualitária, todos podem participar do processo de forma ativa e todos podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento do grupo. A metodologia mostra que a melhoria da vida das famílias não depende do dinheiro que vem de fora, depende de como as famílias lidam com a sua realidade, com a renda que possuem. A partir daí, vem as orientações para a poupança, empréstimo e consumo.
Alguns benefícios da metodologia GOL.D+:
Empoderamento do Grupo: Por ser um processo autogerido, onde as decisões e os rumos do grupo são tomados no seio das discussões de seus membros que se organizam para gerir seus próprios recursos e a vida do grupo, os participantes acabam descobrindo que possuem uma capacidade e recursos maiores do que imaginavam e essa descoberta faz elevar o poder do grupo, bem como sua autoestima e, em consequência, sua capacidade de incidir, influenciar. (Mais de 80% dos participantes dos Grupos são Mulheres).
Aumento de renda: Ao fazer parte de um Gol.d+, as mães podem melhorar as condições de vida das crianças, pois, com o aumento das entradas de recursos financeiros as famílias podem prover mais comida para seus filhos, fortalecendo as condições de saúde; melhoria das condições sanitárias e da qualidade de vida.
Orçamento doméstico: Os GOL.Ds+ capacitam as famílias para melhorar o gerenciamento de seus orçamentos domésticos aprendendo a utilizar o dinheiro para investir na educação dos filhos e na geração e gerenciamento de pequenos negócios.
Inclusão dos jovens: Os jovens também podem ser encorajados para fazerem parte dos Gol.ds+ promovendo oportunidades para esse setor, através dos cursos de capacitação que são promovidos durante as sessões de treinamento.
Crianças cuidadas e protegidas: Ao fazer parte de um Gol.d, os pais terão mais oportunidades e não precisarão fazer uso do trabalho infantil para melhoria de renda.
Fortalecimento de pequenos negócios: Além de estimular o empreendedorismo individual e/ou coletivo através da criação de novos negócios, os Gol.ds+ também fortalecem os pequenos negócios já existentes através de capital de giro.
Recursos Necessários
Os recursos materiais necessários para a implementação do GOL.D+ são as cartilhas com a orientação sobre a metodologia, o KIT GOL.D que compôe as cadernetas individuais de cada membro do grupo, um carimbo, uma almofada para o carimbo, uma calculadora, duas bacias de plástico, moedas simbólicas, que podem ser de papel ou plástico, duas canetas, uma azul e uma vermelha e dois sacos com cores diferentes. Também é necessário uma caixa que serve como cofre, essa caixa é fechada com três cadeados (Que na maioria das vezes é contrapartida do grupo).
Os demais materiais necessários são as cartilhas com os temas de Educação Financeira(Poupança, empréstimo, como administrar dívidas, planejamento e organização familiar), Empreendedorismo (Cardápio de Negócios, Plano de Negócios e Gestão de Pequenos Negócios), Conhecendo um verdadeiro Líder, Associativismo e Cooperativismo.
Esses materiais já foram testados e validados.
Resultados Alcançados
Em 04 anos de atuação a metodologia beneficiou mais de 35.000 pessoas em 2500 grupos; O resultado disso é que os grupos pouparam quase R$500.000,00, mais de 2000 novos negócios foram iniciados e mais de 10.000 pessoas foram capacitadas em alguma atividade de gestão ou de qualificação profissional. A metodologia é uma alternativa de diminuição da pobreza através do hábito da poupança, práticas de empréstimos planejados, planejamento familiar e empreendedorismo.
Além dos resultados financeiros, podemos apontar como resultado o empoderamento das mulheres, o desenvolvimento de centenas de pessoas que a partir da participação no grupo tiveram as suas vidas transformadas. Pessoas, principalmente mulheres que não acreditam em si, pessoas que não tinha mais sonhos e que hoje são testemunhas de que é possível mudar. Que todos nós somos capazes de sonhar e de tornar esse sonho em realidade. Temos muitos depoimentos onde as pessoas mostram que a participação num grupo GOL.D inspiram-nas a buscar melhores condições e relações. Mulheres que conseguiram melhorar a relação com o Marido e com os Filhos. Temos exemplos de comunidades que foram transformadas e que essa transformação veio através de um GOL.D. No Norte de Minas Gerais (Montes Claros) já há uma discussão para que a metodologia se torne política pública.
Outro grande ponto conseguido foi ver que os membros dos grupos perceberam que juntos poderiam ajudar famílias mais carentes. Atos de solidariedade, de cidadania, onde as pessoas ajudam umas as outras sem intensão política ou partidária. A exemplo disso, temos uma ação feita por um grupo da zona rural do Rio Grande do Norte onde os participantes do GOL.D se uniram e entregaram às famílias mais pobres da comunidade uma cesta básica. O melhor de tudo foi perceber o quanto as pessoas estão motivadas e o quanto elas acreditam que juntas podem mudar muitas realidades.
Não só são os números do projeto que são significativos, as histórias das comunidades, a história de vida das famílias beneficiadas, isso sim, faz muita diferença.
Comentários