Problema Solucionado
A Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho atende da Ed. Infantil ao Ensino Fundamental compreendendo 1080 aluno . Possui uma clientela carente e constituída por um grande número de famílias atendidas pelos programas Bolsa Família ou pelo Programa Vale Renda. Essas famílias agregam todas as limitações e problemas próprios da sociedade atual, tais como: violência, drogas, falta de qualificação profissional acarretando desestruturação familiar, dificuldades de aprendizagem e alterações determinantes nas práticas pedagógicas. Nossa equipe tem buscado trilhar novos caminhos para inovar a escola de Ed. Básica de forma a fomentar a transformação social. É sabido que a comunidade enfrenta problemas concretos, por isso queremos encontrar soluções que:Promovam a cooperação entre educandos, professores e comunidade;Tenham compromisso efetivo com a transformação social;Tenham como ponto de partida as reais necessidades da comunidade;Tragam aprendizados para todos os envolvidos;Gerem diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico.
Descrição
A Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho desenvolve o processo de implantação do seu novo Projeto Político Pedagógico (PPP) desde o ano letivo de 2007. Alicerçados em pressupostos básicos e princípios que apontam para um processo de implementação do PPP, de forma participativa e democrática, realizando um trabalho fortemente articulado e integrado com toda a comunidade escolar. Participam desse processo: professores, equipe técnica, alunos e seus familiares, equipe administrativa, representantes de organismos (associação de moradores, clube de mães, associação de pais e mestres, instituições de diversos setores, tanto governamentais como não governamentais) que articulam com a comunidade nas áreas de: saúde, trabalho, meio ambiente, segurança, cultura - entre outros.
Sala de aula viva
A Horta Escolar é considerada como a sala de aula viva da escola, onde alunos e professores interagem com o meio e estabelecem vínculos com o conteúdo desenvolvido em sala de aula, tornando a aprendizagem significativa. A partir do planejamento conjunto entre professores de sala de aula e o corpo técnico da Horta Escolar, é traçado o Plano de Aula com estratégias inovadoras, articuladas com o conteúdo em desenvolvimento e que estimulem o interesse, a curiosidade e o senso crítico dos alunos, contextualizando através da horta e seus elementos os conceitos estudados. Alunos da educação infantil e da educação básica são responsáveis, sob supervisão e orientação de professor, por todo o processo de plantio, preparação da terra até a colheita dos vegetais. Além disso, outros aspectos como os animais que vivem na horta e aspectos físicos do meio também são abordados, entre muitos outros assuntos.
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida
A Com-Vida é composta de alunos do5º, 6º e 7º ano que se reunem quinzenalmente na Horta Escolar durante o contraturno para o desenvolvimento de atividade ligadas ao meio ambiente escolar, de modo voluntário. Inicialmente os alunos fizeram um levantamento e a avaliação das questões ambientais da escola, com aplicação de questionários e entrevistas. Posteriormente, propuseram ações de melhoria na escola, como novos espaços verdes, a fiscalização da limpeza dopátio durante os intervalos e melhorias da captação de água da chuva. A cada encontro os alunos reavaliam suas ações e propõem novas ações.Destaca-se o enorme interesse dos alunos pelo ambiente da Horta Escolar, com encontros envolvendo entre 40 e 50 estudantes.
Também tem sido recorrente a solicitação para participar de atividades na horta em horário diferente do estudo formal, reflexo do entusiasmo dos alunos e alunas para ajudar na melhoria deste espaço pedagógico. Outro exemplo do crescente interesse dos alunos pelo ambiente da horta, assim como pelas plantas alimentícias, é observado durante os intervalos da aula, momento em que os alunos entram na horta para observar as plantas e em busca de verduras e/ou frutas para adicionar à refeição.
Ao longo dos encontros,observamos uma mudança significativa no comportamento desses alunos,que tornam-se muito mais próativos, cuidadosos com a escola e seus colegas, assim como mais participativos nas atividades da Horta Escolar.
Horta Comunitária
No segundo semestre de 2018, surgiu a necessidade de atender a comunidade escolar dentro da instituição e teve início o projeto “Adote Seu Canteiro”, de modo que aquelas famílias sem espaço disponível para cultivo tenham a oportunidade de cultivar nas dependências da escola, de modo agroecológico, e de aproximarem-se de outras famílias através do compartilhamento de saberes.
Os participantes da horta comunitária recebem auxilio para iniciar o cultivo em seu canteiro através das orientações técnicas no manejo do solo e nutricionais dos alimentos, fornecimento de mudas e insumos, assim como auxilio dutrante os trabalhos manuais.
Ao todo são 30 canteiros de tamanhos que variam entre 20 e 40 metros e as inscrições foram divulgadas através das redes sociais e do banco de dados da escola. Logo na primeira reunião foraminscritas 20 famílias interessadas em cultivar alimentos saudáveis dentro da escola. Entusiasmados e impactados com a proposta, no mesmo dia, os participantes iniciaram a preparação dos canteiros com adubação orgânica, cobertura vegetal e plantio das mudas. Nenhum tipo de agrotóxico ou insumo químico é permitido.
Os trabalhos na Horta Comunitária do Fauze também permitem o envolvimento de toda comunidade escolar, inclusive pais e responsáveis pelos estudantes, com atividades de preparo do espaço da horta, manejo do solo, modelação dos canteiros, plantio, irrigação, cuidado com limpeza, controle de possíveis espécies invasoras e trabalho de colheita. Em última análise, tais atividades fazem com que a comunidade escolar e sobretudo os alunos, valorizem as atividades e práticas campesinas e da agricultura familiar, que são responsáveis por cerca de 75% da comida presente nos lares das famílias brasileiras.
Doação de mudas e insumos
Como forma de estimular a expansão de canteiros verdes na comunidade, o projeto Horta Escolar é responsável pela produção e doação de mudas de hortaliças de forma gratuita. Mais de 120 familias já foram atendidas, em sua maioria famílias de alunos residentes no entorno da E.M. Fauze Scaff Gattass Filho. Nosso viveiro de mudas produz variedades de plantas alimentícias de alto valor nutricional, garantindo maior qualidade na alimentação dos participantes do projeto. Estima-se que o projeto realize a distribuição de aproximadamente 80 mil mudas por ano, gerando melhorias na qualidade nutricional e alimentar dos nossos alunos e seus familiares, além de transformar terrenos ociósos em canteiros agroecológicos e fomentar novas habilidades, que poderão se tornar fonte de renda para muitos familiares participantes.
Para garantir maior sucesso dos novos canteiros verdes agroecológicos, o projeto também oferece auxilio técnico para seus participantes,com instruções de preparo e manuntenção dos canteiros, assim como o fornecimento de insumos como adubo orgânico e calcário (quando disponível), tendo em vista que a falta de conhecimento técnico para produção segura de alimentos e a falta de insumos são as maiores dificuldades encontradas em nosso público. Como resultado, temos cultivado entre todos os envolvidos a cooperação e a solidariedade.
O projeto também fornece auxilio para implantação de hortas em instituições públicas e privadas. Aproximadamente 14 escolas (11 municipais e 3 estaduais, além de escola particular) de Campo Grande são beneficiadas com a doação de mudas do Projeto. Além de mudas, a Horta Escolar recebe frequentemente a visitação de alunos e professores destas escolas em nossa Horta para o compartilhamento das experiências e aprimoramento das habilidades e conteúdos de interesse.
Outras organizações não governamentais sem fins lucrativos também foram favorecidas pela doação de mudas do viveiro, como a Unidade Básica de Saúde do Tarumã, onde os funcionários da UBS se mobilizaram para a construção do espaço alternativo de tratamento aos pacientes, quatro Centros de Educação Infantil - Ceinfs, um Centro de Convivência do Idoso, ONGs, Hortas Comunitárias, Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, entre outras instituições. Em alguns casos também houve empréstimo de ferramentas, assim como a participação na formação dos canteiros e plantio, dando maior auxilio e incentivo ao sucesso das atividades.
interessadas em criar seus próprios canteiros verdes.
Oficinas
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento e trocar saberes entre os participantes do Projeto e demais interessados, a E.M. Fauze tem promovido oficinas de capacitação referentes a temática da Agricultura Urbana para a comunidade. Algumas oficinas ministradas até o momento foram: Compostagem, Vaso Auto irrigável, Produção de Mudas, Plantas Medicinais, Plantas Alimentícias Não Convencionais, Implementação de Canteiros Agroecológicos e Agrofloresta.
Em busca de parceiras dentro das escolas que possam promover melhoria da qualidade na alimentação oferecida à comunidade escolar, o Projeto também promoveu a oficina de canteiros verdes destinada a aproximadamente 350 merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande em 2016.
Em 2018 iniciamos formações para professores, merendeiras de nossa escola e nutricionistas da SEMED/MS que, por sua vez, desencadearam ações subsequentes como oficinas para merendeiras de outras escolas municipais, com o objetivo de implementar a introdução das PANC (plantas alimentícias não convencionais) no cardápio da merenda escolar.
Mídia
Em 2018 fomos convidados a fazer parte do Programa Rota Gastronômica, no quadro “Plante em Casa” da TV Guanandi, onde são dadas orientações de cultivo e dicas para se ter um canteiro de hortaliças em casa com a participação de professores e alunos do Fauze. Foram 10 programas exibidos todos os sábados nos meses de junho, julho e agosto.
Também foram produzidos videos sobre a temática da alimentação saudável com alunos e professores da escola, sendo compartilhados em redes sociais e chegando a atingir mais de 2 mil visualizações em menos de 24h no ar.
Eventos e Publicações
Compartilhando essas práticas, o Projeto tem levado seus resultados em eventos ao redor do município de Campo Grande desde o ano de 2015 como: feiras, exposições, participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016 e 2017.
Em 2018, destaca-se a participação nos seguintes eventos:
• V Conferência Estadual InfantoJuvenil para o Meio Ambiente.
• Agroecol 2018com a publicação de dois artigosna revista Caderno de Agroecologia com os títulos:"Comida de verdade: estímulo ao consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC – na alimentação escolar" e”Horta Escolar e Expansão de Canteiros Verdes na Comunidade”.
• I Feira de Troca de Sementes Crioulas de Campo Grandee região
• II Feira de Troca de Sementes Crioulas de Sidrolândia com palestra sobre a importância das sementes crioulas.
• EducAnvisa com apresentação dos trabalhos realizados pela Horta Escolar
• III Encontro Estadual de Atenção Básica a Saúde com a publicação de relato de experiência sobre o projeto “Adote Seu Canteiro”.
• Jornada de Educação Nutricional e Alimentar 2018, com a seleção do trabalho entitulado “Nossa Merenda é PANC” entre os cinco melhores do Brasil e da qual será publicado em 2019 pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação - FNDE do Ministério da Educação – MEC.
Recursos Necessários
01 computador; 01 impressora; 01 projetor multimídia, 01 caixa amplificadora multimídia; 01 bebedor pequeno; material de escritório para subsidiar oficinas, formações e elaboração de apostilas( papel sulfite, cartuchos de tinta, clips, grampeador, canetas); impressão gráfica; confecção de banners; aquisição de sementes e insumos(adubo, calcário,substrato, fertilizantes); aquisição de berço para mudas descartáveis; aquisição de berço para mudas em isopor; aquisição de saquinhos para mudas; aquisição de bacias plásticas; confecção de uma caixa de alvenaria para implantação de minhocário; aquisição de enxadas, kit de jardinagem; mudas, locação de auditório para realização do Segundo Seminário de Tecnologias Sociais com a participação de educadores e Universidades ; adquirir 300 kits contendo caneta, papel e pasta elástica para subsidiar o seminário; aquisição de passagem e estadia para palestrante - Brasília Campo Grande/Campo Grande Brasília; aquisição de reparos para irrigação(aspersores e tubos);04 Decks de madeira de 60cm por 4mt; 01 mesa em madeira; locação de ônibus para transporte de passageiros em eventos; locação de vans para transporte de professores e alunos protagonistas para realização de 06 oficinas de plantio para a comunidade em Campo Grande.
Resultados Alcançados
Essas ações foram compartilhadas com outras escolas, instituições públicas e privadas, educadores, pais e comunidade do entorno. O projeto colaborou e influenciou a comunidade e sociedade como um todo a partir de sua visão e prática próprias de educação.
Temos recebido vários pedidos de agendamentos para visitas de professores que querem replicar a experiência com hortas em suas unidades além de visitas com seus alunos. Pessoas da comunidade sem experiência em plantio de canteiros de hortaliças também nos procuram para solicitar apoio com mudas e orientações básicas. Ao final de cada visita, é fornecida gratuitamente mudas produzidas por nossos alunos.
Foram implantadas entre 2015 a 2019 aproximadamente, 100 canteiros verdes na comunidade. 25 Instituições entre ONGS, Centros de Educação Infantil (CEINFS), Escolas e Asilos para idosos foram atendidas pelo projeto com distribuição de mudas, orientações e trocas de experiências. Aproximadamente 10 mil pessoas foram sensibilizadas pelo projeto. Também foram alvos do processo de reflexão/ação a realização de seminários, simpósios, rodas de conversas, cursos de qualificação profissional, reuniões técnicas sempre com o propósito de manutenção da teoria/prática. Inúmeras publicações circularam pelas Redes Sociais, sites de notícias e Redes de Tv.
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