Problema Solucionado
O Fundo Solidário Jovens que empreendem, foi criado a partir das necessidades das(os) participantes (os) do Projeto Juventude Empreendedora – Escola de Culinária Pimenta do Reino, começarem seus empreendimentos, trabalhamos o empreendedorismos nas modalidades individuais e coletivos, no segmento de produtos serviços alimentícios. As(os) alunas(os) participantes ao término dos cursos profissionalizantes promovidos na área especifica, precisam de incentivo para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, proporcionando a geração de trabalho e renda. A comunidade onde é desenvolvido o Projeto é permeada de problemáticas os(as) moradores(as) são pessoas com baixa renda e baixa escolaridade na maioria mães solteiras e em processo de violência domestica dificultando o acesso ao trabalho formal, diante dessa realidade imposta o Fundo Rotativo Solidário é uma forma de viabilizar o acesso ao mundo do trabalho, iniciar seu próprio negocio fomentando uma renda através do seu trabalho tornado-os sujeitas da sua própria historia. Junto ao fundo vem o acompanhamento técnico que da o suporte para tornarem empreendedores conscientes.
Descrição
É um Fundo de Recursos financeiro comunitária gerida coletivamente para fomentar as iniciativas empreendedora urbanas. É formada e fortalecida por meio da doação voluntária de recursos por cada membro participante do Fundo, além de ser constituída também a partir de ações e recursos externos, destinado à comunidade. Os fundos possuem seu valor aumentado a partir de mobilizações de feiras solidárias, onde quem já foi beneficiado é convidado a doar um produto “prato” para ser vendido tendo como objetivo destinar ao fundo o lucro da venda.
Esses Fundos apoiam a projetos de grupos de produção, empreendimentos coletivos ou individuais de bens e serviços e necessidades básicas dos grupos envolvidos. Por meio dos Fundos Rotativos Solidários, investem-se recursos monetários na comunidade, esse recurso possui uma política e prazo de devolução, esses prazos são mais flexíveis e mais adaptados às condições das famílias. O acesso facilita a democratização do crédito e estimular o desenvolvimento local.
A experiência do Fundo Rotativo Solidário iniciou com a captação de recursos junto a entidades apoiadoras através de mobilizações para iniciar o fundo. É rotativo e solidário porque o empreendedor recebe através de um empréstimo o recurso para iniciar seu empreendimento com base em um plano de negócio, após recebimento do fundo o empreendedor também é acompanhado e orientado para desenvolvimento do seu empreendimento.
O recurso volta para o fundo através do pagamento sem juros e parcelado do valor recebido. Essa metodologia permite que o recurso seja disponibilizado para a construção de empreendimentos futuros, por isso ele se torna rotativo e solidário.
Recursos Necessários
Material de escritório: caneta, papeis, grampeadores
Material de treinamento: Apostilas, quadro acrílico
Equipamentos tecnológicos: notbook, datashow, impressoras, internet
Espaço físico: Sala, cadeiras
Resultados Alcançados
* Qualitativo
Empoderamento das empreendedoras (os), geração de renda, inclusão social, qualidade de vida, bem como o desenvolvimento econômico em todo território circunvizinho.
* Quantitativo
46 empreendimentos individuais
3 empreendimentos coletivos com o envolvimento de 13 pessoas no total.
Comentários